Ricardo Carvalho

TEMAS


Ricardo Carvalho



O palestrante Ricardo Carvalho é jornalista especializado em meio ambiente e sustentabilidade.

Foi sócio-proprietário da produtora Argumento, fundada em 1985, onde dirigiu e produziu um sem número de documentários, programas de TV, vídeos ambientais e de resgate da memória nacional, como: “Impressões do Brasil – A Imprensa Brasileira através dos Tempos”, “História da Indústria no Brasil”, “História da Engenharia”, “Memória do Meio Ambiente”.

Ricardo Carvalho trabalhou na Folha de São Paulo como repórter de direitos humanos, na TV Cultura como diretor de jornalismo e na TV Globo, onde foi editor-chefe do Globo Repórter.

Ricardo Carvalho é, hoje, o primeiro comentarista da TV brasileira com coluna fixa sobre sustentabilidade em um telejornal diário (Jornal da Gazeta, em São Paulo).

Foi o coordenador-geral da cobertura, ao vivo, da Rio+20 pela TV Meio Ambiente.

É membro da Comissão de Educação e Comunicação da IUCN, a ONG mais antiga do mundo, com sede na Suíça. É também conselheiro do Instituto Akatu de consumo consciente e do Instituto Vladimir Herzog.

Produziu também uma longa lista de programas de caráter basicamente educativo para diferentes emissoras de TV: Canal Futura, Cultura, TVE, do Rio de Janeiro e programetes de diferentes matizes para a Rede Globo, SBT e Bandeirantes.

Ricardo Carvalho já realizou palestras, seminários, meetings e vídeos de comunicação & sustentabilidade na Tailândia, África do Sul (Durban, Cidade do Cabo e Joanesburgo), Jordânia, Emirados Árabes, Holanda, França, Hungria, Cuba, Argentina, Uruguai, Estados Unidos e, na Suíça, é membro da IUCN, a mais antiga ONG ambiental do Planeta, fundada em 1948 e da Comissão de Educação e Comunicação da entidade.

Foi articulista da Revista Imprensa sobre Sustentabilidade e escrevo para outras publicações e sites. Fez uma entrevista exclusiva com AL Gore e com James Cameron, diretor de Avatar.

Sou o primeiro comentarista de sustentabilidade com coluna semanal na TV aberta brasileira: Jornal da Gazeta, apresentado pela Maria Lydia.

Diretor de conteúdo da Fotossíntese, Criação, Produção e Oxigênio para Multimídia.

Fundador da Argumento em 1895, produtora que produziu mais de 2.000 trabalhos entre vídeos institucionais, independentes, documentários, programas de TV.

Foi se especializando em Meio Ambiente e Sustentabilidade a partir de 1995.

Fez dezenas de documentários, vídeos e várias séries de programas para TV. Alguns exemplos:

Cana Futura
- Terra Futura, série pioneira (1999) que explica em 21 vídeos de 3 minutos o que é sustentabilidade.
- A Lei de Crimes Ambientais (um quiz-show sobre a nova lei, de 1998).
- Muito Além do Verde, série de 23 programas.

Tv Cultura
- Série de 12 documentários sobre a Memória do Meio Ambiente Brasileiro.

TV Ideal (da Editora Abril)
- Empresas Sustentável? Série de 20 programas

Para a Onu
- Série de 12 vídeos sobre experiências sustentáveis brasileiras no âmbito da PNMA - Programa Nacional de Meio Ambiente, financiado pelas Nações Unidas.

Documentários
- O Chamado da Smaúma
- 21 Maneiras de Acreditar no Futuro
- Horizonte Amazônia

Vídeo Institucionais
- Lei das Águas
- PPG-7 - O Mundo Precisa Saber
- Amazônia 21 - Uma Agenda para um Mundo Sustentável
- Ecoturismo no Brasil

Palestrante

Como jornalista e vídeo-maker especializado em tratar o tem meio ambiente & sustentabilidade do ponto de vista da comunicação há 15 anos e com o ingresso de centenas de empresas no circuito da sustentabilidade, percebi que a palestra, que o contato presencial, é de fundamental importância para levar aos dirigentes e colaboradores das corporações as principais mensagens deste novo e complexo mundo da sustentabilidade, que rapidamente toma conta dos negócios e que twm tudo a ver com o nosso cotidiano.

Assim, criei um formato de palestra absolutamente diferenciado, que não tem powerpoints e tudo é comunivado por vídeos, reportagens e imagens, às vezes bem contundentes. Do jeito que está imaginada, a palestra permite uma interatividade total com o público.

Alguns amigos já a chamam de Palestra-Telejornal, porque as pessoas saem informadas, entendem os conceitos básicos com muita leveza e, aliadas, aprendem que podem, em seu cotidiano, fazer muito pelo planeta e pela humanidade. Aliás, o título da palestra é bem sugestivo: Afinal de contas, o que a sustentabilidade tem a ver com o nosso cotidiano?

Tema das Palestras

- Desenvolvimento Sustentável
- Meio Ambiente-
- Agronegócio - Agrobusiness
- Gestão de Pessoas
- Jornalistas
- Negociação
- Sustentabilidade / Meio Ambiente
- Biodiversidade
- Energias Renováveis