Pedro Adachi

TEMAS


Pedro Adachi



Pedro Adachi presta assessoria e consultoria a diversas empresas familiares em projetos focados nas áreas de governança corporativa, governança familiar, planejamento sucessório, formação de sócios e herdeiros e planejamento estratégico ,além de ser membro do conselho de administração de algumas organizações.

Sua formação acadêmica inclui graduação em Direito pela USP, pós graduação em Administração de Empresas na EAESP-FGV e mestrado em administração (Master in Business Administration) pela Ohio University (EUA), além da participação em diversos cursos sobre empresas familiares, destacando-se o Leading the Family Busine ss no IMD (em Lausanne na Suíça).

Além do conhecimento teórico, vivenciou experiências como herdeiro, sucessor e membro da terceira geração de uma empresa família e já foi diretor de uma empresa familiar do agronegócio.

Como professor universitário, tem atuado em diversas instituições de ensino, sendo membro do Conselho Consultiv o da FEARP da USP, na qual já foi professor concursado, tendo ministrado disciplinas de Planejamento Estratégico e Gestão Empresarial; além de ser professor convidado e palestrante em cursos de family business em diversas faculdades, comoa ESPM, o Ibmec , a FDRP / USP e outras.

É o responsável e colaborador de diversas pesquisas focadas em empresas familiares realizadas no Brasil, sendo também associado a várias organizações como o FBN-Brasil, IBGC e outras.

Autor de livro e diversos artigos sobre empresas familiares, dentre os quais destacam-se o livro Família S.A. – Gestão de Empresa Familiar e Solução de Conflito, publicado pela Editora Atlas e o livro Tendências em Governança Corporativa e Compliance, publicado pela Editora LiberArs.

A experiência na área de empresa familiar é formada em diversas perspectivas: como herdeiro e sucessor, sendo membro da terceira geração de uma sociedade familiar; como executivo, tendo atuado como diretor de uma organização familiar; como consultor empresarial, atuando em programas de gestão, governança corporativa, planejamento estratégico e sucessóri o de diversas empresas familiares; como palestrante e professor, ministrando diversos cursos e palestras; como pesquisador e estudioso coordenando e realizando pesquisas envolvendo este tema e como autor de livro e artigos sobre empresas familiares.

Tema das Palestras

- A Importância do Planejamento Sucessório na Empresa Familiar

Metodologia e Conteudo da Palestra

A palestra não apresenta um formato puramente acadêmico, já que não existe preocupação com a divulgação de conceitos e teorias.

Por se tratar de um público que necessita de informações práticas e objetivas, o objetivo principal é transmitir, de forma condensada, apenas os principais conceitos e fundamentos relacionados com o cativante universo formado pelas empresas familiares, e focar, de forma mais intensiva, em casos práticos e soluções que permitam aos participantes aplicarem em seus próprios negócios.

O conteúdo da palestra A Importância do Planejamento Sucessório na Empresa Familiar é bastante amplo, podendo ser listado alguns dos assuntos mais relevantes, que são abordados, mesmo que alguns, de forma superficial.

- Gestão de Empresa Familiar e Solução de Conflitos.

Metodologia e Conteudo da Palestra:

É incontestável a importância das empresas familiares, tanto que a maioria das organizações no Mundo pode ser considerada como empresas familiares.

A relevância em aprofundar o conhecimento sobre este tema está relacionado com o elevado grau de mortalidade deste tipo de sociedade, já que pesquisas internacionais demonstram que apenas 1/3 das empresas familiares passam pela segunda geração, e destas somente 15% sobrevivem à terceira geração. São números assustadores e que levam a todos a se preocuparem cada vez mais em estudar as peculiaridades envolvendo as empresas familiares.

Dentro deste enfoque, a presente proposta contempla a realização da palestra

A Importância do Planejamento Sucessório na Empresa Familiar, com duração aproximada de uma hora e meia (noventa minutos).

O principal objetivo desta palestra é transmitir informações genéricas e práticas sobre assuntos relacionados com empresas familiares, tais como o momento de iniciar o planejamento sucessório e a profissionalização dos futuros sócios e, os erros e acertos envolvendo a sucessão.

A experiência do palestrante, Prof. Pedro Podboi Adachi, é fundamental para esta abordagem, visto ser membro da terceira geração de uma sociedade familiar, atuar como assessor e consultor em diversas organizações familiares, além de ser professor, pesquisador e palestrante deste tema.

Outros temas de palestras

- Curiosidades e peculiaridades
- Início dos conflitos na sociedade familiar
- Gerenciamento de conflitos
- Planejamento sucessório
- Governança corporativa nas empresas familiares
- Governança familiar ou governança invisível
- Profissionalização na empresa familiar
- Postura dos futuros sócios e herdeiros
- Equívocos na implantação do processo sucessório

 Note-se que apesar da sugestão de temas, o conteúdo poderá ser adaptado, procurando atender aos interesses e expectativas dos participantes e/ou dos organizadores do evento.

AT 07-08