Homero Luís Santos

São Paulo/SP


Homero Luís Santos

É graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, SP.




É graduado (1961) e pós-graduado (1978) em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, SP. Mais recentemente, fez especialização nas áreas de Ecologia Profunda (2001) e Teoria do Desenvolvimento (2008) no Schumacher College, em Dartington, Totnes, UK. Atuou durante três décadas em várias corporações de porte, tais como COPEL/PR, Grupo Bunge/SP e Sadia/SP, no campo da educação executiva e da estratégia empresarial.

Deixando a vida corporativa em 1993, passou a atuar em tempo integral como professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral - FDC, até 2001. Ali, dirigiu o Centro de Tecnologia Empresarial e o Top Management Summit, evento anual para empresários, presidentes e conselheiros. Introduziu na instituição a temática da Responsabilidade Social Empresarial e do Desenvolvimento Sustentável.

No campo das pesquisas, conduziu na FDC o levantamento do estado-da-arte da prática de Unidades Estratégicas de Negócio no Brasil, focalizando as 500 maiores empresas da publicação "Maiores e Melhores" da Revista Exame, de 1992. Conduziu também, em 2000, um levantamento da gestão das práticas de gestão da Responsabilidade Social Corporativa junto a 20 das maiores empresas atuantes no Brasil.

Em 2002, passou a atuar através da Fractalis - Renovação Empresarial, da qual é Diretor, constituída para prestar consultoria nas áreas de Governança Corporativa, Gestão Estratégica, Responsabilidade Social Corporativa e Desenvolvimento Sustentável.

Exerceu a função Diretor Técnico do UniEthos, SP - braço educacional do Instituto Ethos - na sua fase de criação durante 2004, quando conduziu o desenvolvimento da temática acadêmica da instituição.

Permanece vinculado ao UniEthos, em São Paulo, como professor e consultor em Gestão Empresarial para a Sustentabilidade e continua atuando na Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte, como professor convidado e consultor para projetos especiais.

É Vice-presidente do Conselho Deliberativo do NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, da PUC-SP, e membro do Conselho Editorial do Mercado Ético, portal na internet sobre sustentabilidade.

Destaques Profissionais

- Estratégia Empresarial.

Na Sadia, coordenou o Projeto de Administração Estratégica, que culminou com a introdução de um novo modelo de gestão e de uma nova cultura gerencial no empreendimento.

Como consultor da Akros (atual Amanco), em Joinville, coordenou o desenvolvimento e a implantação de modelos gestão estratégica, e na AxialPar - Negócios Sustentáveis, em São Paulo, implantou indicadores de gestão da sustentabilidade.

Na Medial Saúde, em São Paulo, desenvolveu um conjunto de indicadores de gestão estratégica para o Conselho de Acionistas.

- Governança Corporativa.

Ainda na Fundação Dom Cabral, conduziu a constituição do Conselho de Administração da holding do Grupo Algar, de Uberlândia/MG, e assessorou a PDA - Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas, da própria FDC, na capacitação nessa temática, durante sua fase de implantação.

Elaborou modelo de governança para a Federação das Indústrias do Paraná - FIEP, baseado nas melhores práticas de entidades do Sistema Confederativo de representação sindical brasileiro.

Conduziu na Samarco Mineração, em 2006 e 2007, programa de capacitação da diretoria e do quadro executivo em conceitos e práticas de Governança Corporativa, dentro do projeto Novo Ciclo da Cultura, realizado pela FDC.

- Desenvolvimento Sustentável.

Tem realizado regularmente palestras em empresas, instituições de ensino e organizações do terceiro setor, desenvolvendo as temáticas de Ética e Princípios de Negócios e Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial.

Coordena no IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em São Paulo, o Grupo de Estudos de Sustentabilidade Empresarial, de cuja atividade resultou o Caderno de Governança Corporativa "Guia de Sustentabilidade para as Empresas" (2007), do qual é co-autor.

Atualmente, é consultor do Instituto Ethos no Grupo Referencial de Empresas para a Sustentabilidade - GRES, atendendo diretamente as parceiras Alcoa-SP, Samarco-ES e Grupo André Maggi-MT.

Assessora, como consultor do NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, o SEBRAE-MT de Cuiabá na estruturação estratégica do Espaço do Conhecimento, centro regional transdisciplinar de inovação e de desenvolvimento sustentável, a ser inaugurado em novembro/2008.

- Consultoria e Capacitação.

Na sua carteira de clientes recentes, figuram a Câmara Americana de Comércio de São Paulo, AMCHAM - na qual presta desde 2005 assessoramento à realização do Prêmio ECO -, a Avina, a Amanco, a Brasilprev, a AxialPar, a Natura Cosméticos, a Medial Saúde, a Alcoa Alumínio, a Libra Terminais, a Gerdau, o Instituto Ethos, o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e a Câmara Americana de Comercio da Argentina AmCham-R.A.

Temas das Palestras

- Ética e Princípios de Negócios
- Responsabilidade Social
- Sustentabilidade Empresarial
- Gestão de Pessoas

AT 01-20
Mande-nos uma Mensagem