Ricardo Voltolini

TEMAS


Ricardo Voltolini



Um dos primeiros e mais requisitados consultores de sustentabilidade empresarial do país, considerado referência nacional no tema, já atendeu mais de 90 empresas, entre as quais ABB, AES Brasil, Alcoa, Algar, Banco Real, Banco do Brasil, BASF, Bayer, Braskem, Caixa Econômica Federal, Cielo, Claro, Copel, Duratex, Embraer, Even, FIESP, FIEPE, FIEC, FIBA, FIERGS, Fundação Bradesco, Fibria, Instituto Avon, Lojas Renner, Natura, Santander, Tetra Pak, Triunfo, Ultragaz, Unimed Brasil, Vale, Volvo, Votorantim, Sanepar, SENAC, SESC, SESI, Sebrae, Sete Brasil, Schneider Electric e Whirlpool.

Escritor e Jornalista com MBA pela FIA (Fundação Instituto de Administração), é autor de Conversas com Líderes Sustentáveis – O que aprender com quem fez ou está fazendo a mudança para a sustentabilidade (Editora Senac-SP/2011), Escolas de Líderes Sustentáveis – Como empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade (Editora Campus Elsevier/2013) e Sustentabilidade no Coração do Negócio – Como as empresas estão inserindo o conceito na estratégia (Ideia Sustentável/2015) e organizador de Líderes Sustentáveis com a Mão na Massa – O que Aprender com a Experiência dos Principais Executivos de Sustentabilidade do Brasil (Ideia Sustentável/2014) e Terceiro Setor: Planejamento & Gestão (Editora Senac-SP/2004).

Criador da Plataforma Liderança Sustentável, movimento nacional que reúne 60 importantes líderes empresariais em torno do desafio de inspirar e educar jovens líderes e que já impactou, em cinco anos, cerca de 70 mil líderes no Brasil e no exterior.

Professor de sustentabilidade empresarial na Fundação Dom Cabral, FIA, FGV e Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE);

Realizou em torno de 750 seminários, workshops e cursos relacionados à sustentabilidade, com ênfase em gestão, cultura, desafios, liderança, inovação e comunicação.

Correalizador e palestrante do curso internacional Journées d'études à la Sorbonne 2014: Liderança Sustentável para uma Nova Economia, na Sorbonne, em Paris, ministrado por alguns dos principais pensadores da atualidade, como Edgar Morin, Michel Maffesoli, George Blanc, Michel Puech, Stéphane Hugon e Massimo Di Felice.

Conferencista no Seminário de Ecosofia da Sorbonne, em Paris, ao lado dos principais pensadores e educadores deste tema na atualidade, como Michel Maffesoli.

Conferencista no Congresso Nacional do Meio Ambiente (CONAMA 2012), em Madrid, na Espanha.

Conferencista no fórum anual AmCham Sustainability Challenge de 2012, em Buenos Aires.

Consultor do SENAC-SP para os temas de Gestão de Terceiro Setor e Investimento Social Privado, entre 1993 e 2004.

Entre 1997 e 2004, coordenou o Fórum Permanente do Terceiro Setor (120 encontros temáticos mensais com um público de mais de 24 mil participantes) e o Fórum Brasileiro de Imprensa, Terceiro Setor e Cidadania Empresarial, que idealizou para o SENAC-SP.

É membro do Conselho da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, da Virada Sustentável e do Carbon Disclosure Project.

É idealizador e coordenador do Observatório de Tendências em Sustentabilidade, que já produziu importantes estudos sobre Selos e Certificações, Consumo Consciente, Comunicação para a Sustentabilidade, Liderança, Megatendências, Relatórios de Sustentabilidade, Greenwashing, Sustentabilidade e Recursos Humanos, Sustentabilidade e PME, Sustentabilidade na Saúde, Ferramentas de Gestão de Sustentabilidade, Eficiência Energética e Construções Sustentáveis.

Editou no Brasil o livro Plano B 4.0, de Lester Brown.

Temas de Palestras

- Caráter Como Um Valor de Negócio
- 10 Passos Para o RH Criar Uma Cultura de Sustentabilidade Nas Empresas
- Sustentabilidade Em Tempos de Crise