Natercia Tiba

Natercia Tiba

Natercia Tiba

TEMAS


Natercia Tiba



Natércia Tiba é psicóloga clínica pela PUC/SP, psicodramatista pelo Instituto J.L.Moreno de São Paulo, psicoterapeuta familiar pelo "Sistemas Humanos: Núcleo de Estudos e Prática Sistêmica Família, Indivíduo, Grupo", coordenadora de grupo de "casais grávidos", psicoterapeuta de crianças e adolescentes.

É membro da I.A.G.P. (International Association of Group Psychotherapy) e da APTF (Associação Paulista de Terapia Familiar). Realiza palestras pelo Brasil sobre relacionamento pais e filhos, participa de programas de Tv, jornais, revistas e sites, colaboradora em diversos livros na área, entre eles "Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos" - Integrare Editora, "Seja Feliz Meu Filho!" - Integrare Editora ambos do psiquiatra Içami Tiba, Belíssima - Editora Codex da autora Carla Goes Sallet e Baby Guide -BBD Editora.

"A Família e a Criança de Hoje"

Dizem que as crianças são o futuro do mundo. Hoje, essas crianças estão sob nossa responsabilidade, portanto, o futuro do mundo está em nossas mãos. O mundo somos nós, pais e educadores. As crianças nos olham curiosas para conhecer tudo ao seu redor, ávidos por exemplos e referências. Será que estamos preparados? Sabemos aproveitar essa enorme oportunidade?

Nossos filhos são nosso maior legado para a humanidade. Nos preocupamos em prepará-los para se proteger de sofrimentos, violência, frustrações, mas será que sabemos ensiná-los a cuidar do mundo e dos outros como eles precisam e merecem? Nos primeiros anos da vida da criança, quando ocorre uma convivência familiar intensa e de qualidade, ensinamos, amamos, brincamos, educamos e aprendemos muitas coisas com nossos filhos.

As crianças de hoje certamente não são como as de antigamente. Da mesma maneira, somos pais diferentes e buscamos também orientações para podermos ser os melhores pais possíveis e despertarmos dentro de cada filho, o melhor que ele pode ser. As famílias não são mais as mesmas, estamos diante de diferentes configurações familiares que, ao mesmo tempo, confundem e ampliam o mundo dos relacionamentos.

Sou otimista por natureza e acredito que podemos aprender e ver um lado positivo em tudo ao nosso redor. Todas as crises, pessoais ou sociais podem nos ensinar. Acredito que o mundo de hoje pode ser um lugar para uma família saudável (seja ela tradicional ou redesenhada) e acredito hoje e sempre que podemos criar, educar e desenvolver pessoas éticas e saudáveis, basta aprendermos e treinarmos esse olhar.

Temas de Palestras

- Educação

- Relacionamento Pais e Filhos