Maurren Maggi

TEMAS


Maurren Maggi



Maurren Higa Magg, saltadora brasileira. Tornou-se o maior nome da história do atletismo feminino brasileiro ao ganhar a medalha de ouro na prova de salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, saltando 7,04m. Ela é recordista brasileira e sul-americana do salto em distância (7,26m) e bicampeã pan-americana em Winnipeg 1999 e Rio 2007 na mesma prova.

Poucos dias antes do Pan-americano de Santo Domingo, em 2003, foi suspensa da competição acusada de dopagem (dopping). A atleta alegou que não sabia da presença de clostebol, encontrado em seu organismo, na composição do creme cicatrizante Novaderm, que foi aplicado após uma sessão de depilação definitiva. A droga é a primeira na lista de proibições da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Em 2006 retornou aos treinamentos e conquistou novamente a medalha de ouro no Rio 2007 no salto em distância, com a marca de 6,84m. Ela ainda competiu no salto triplo, mas terminou a prova em quarto lugar. Na preparação olímpica no início de 2008, Maurren saltou 6,89m no Mundial de Atletismo Indoor, na Espanha, e conquistou a medalha de prata. No Troféu Brasil de Atletismo, em junho de 2008, Maurren conquistou a medalha de ouro com a marca de 6,99m, o segundo melhor salto do mundo do ano.

Maurren teve a sua primeira participação olímpica em Sydney 2000, ficando com o 25º lugar. Ficou de fora de Athenas 2004 devido a suspensão dada pela IAAF, retornou aos jogos olímpicos em Pequim 2008 , quando finalmente conquistou a primeira medalha de ouro para o atletismo feminino no Brasil, na mesma categoria que a vinha destacando (salto em distância): saltou 7,04m na final da prova, que aconteceu no dia 22 de Agosto de 2008.

A prova das Olimpíadas de Pequim 2008 marcou também a conquista da 2ª medalha de ouro da equipe brasileira nos jogos, fato que colaborou para a melhora ao 26º lugar, até então, no quadro de medalhas. Maggi fez seus 7,04m no primeiro dos seis saltos. Foram exatos 22 passos até o salto da atleta no Ninho do Pássaro, China.

Os três primeiros saltos eram classificatórios e eliminavam as quatro últimas de doze finalistas, dentre elas a brasileira Keila Costa, que demonstrou muito nervosismo na prova. Enfim, a competição continuou e Maurren mantinha sua marca inicial como a melhor, queimando todos os saltos seguintes. No quinto salto, Maurren fez 6,76m. A russa Tatiana Lebedeva, campeã olímpica em Atenas e grande rival, parecia tranquila no início da prova.

Fazia gestos irreverentes à câmera e mandou uma piscadela abaixo de seus óculos escuros. Com o salto de Maurren, a tranquilidade acabou. A atleta queimou muitos saltos e, em sua última chance, fez 7,03m, apenas um centímetro a menos que a brasileira, para a alegria de Maggi, da família, do técnico Nélio Moura e de todo o Brasil.

Maurren saiu para a volta olímpica com a bandeira brasileira e uma pequena bandeira chinesa. No pódio, foram necessários apenas alguns versos do hino nacional para ela chorar de emoção. Maurren Higa Maggi dedicou a vitória à filha, que assistiu a mãe do Brasil. "É pela Sophia que eu estou aqui. Tenho certeza de que Deus fez um caminho diferente, mas para dar tudo certo. E a minha preciosidade está em casa para me acompanhar nisso".

Ao final da prova, Maurren Maggi conversou ao vivo com a família através de um link da Rede Globo e se emocionou com a mensagem da filha que dizia amar bastante a mãe. Apesar do ouro, Sophia queria outra cor de medalha. "Mamãe, eu queria a de prata" - disse a menina.

Temas das Palestras

- Aprendizagem em grupo
- Capacitação técnica
- Comportamento
- Comprometimento
- Comunicação;
- Concentração e Foco
- Definição e alcance de metas
- Disciplina
- Liderança
- Motivação
- O poder da superação
- Organização e coordenação
- Perseverança
- Poder de decisão
- Sonho - Tenha o seu
- Trabalho em Equipe

Reforça nas palestras, a importância de conceitos como planejamento, o desafio da concorrência, a importância da superação e explica como lidar com as derrotas e como se comportar nos momentos das vitórias.

Trajetória, marcada por dedicação, conquistas e muito sacrifício, e treinamento mas sobretudo muita emoção, como tudo que a Maurren faz na sua vida.