Paola Torres

Fortaleza/CE


Paola Torres

Professora Titular do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundadora do INSTITUTO RODA DA VIDA, uma ONG que oferece Medicina Integrativa a pacientes oncológicos, em parceria com o NUMI-UFC (Núcleo de Medicina Integrativa). Faz palestras e Saraus Literários com o seu grupo musical.




Professora Titular do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena a Disciplina de Hematologia e Professora Titular de Imunologia da UNIFOR – Universidade de Fortaleza, no Curso de Medicina e Pós-Graduação em Citologia e Onco-Hematologia. É também coordenadora do Comitê de Oncologia do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN). Possui Pós-Doutorado na UNICAMP, no Departamento de Saúde Coletiva em Medicina Integrativa e Pós Doutorado em Biologia Cultural no Instituto Matriztica de Santiago sob orientação de Humberto Maturana e Ximena Dávila.

Fellow em Medicina Integrativa pela Universidade do Arizona (EUA). Mestrado e Doutorado em Farmacologia no LAFICA-UFC (Laboratório da Inflamação e do Câncer), onde desenvolveu pesquisas em cardiotoxicidade de agentes quimioterápicos. Fez Residência Médica na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, em Hematologia e Hemoterapia e Especialização em Hematologia na PUC-RJ. Com graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (FCM-UPE/1989) é também especialista em Homeopatia pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil-RJ), Acupuntura e Ayurveda (ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda).

Fundadora do INSTITUTO RODA DA VIDA, uma ONG que oferece Medicina Integrativa a pacientes oncológicos, em parceria com o NUMI-UFC (Núcleo de Medicina Integrativa) um Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará, idealizou programas para beneficiar pacientes oncológicos como o PRINTAR (Programa Integrativo de Apoio e Revitalização) e para educar estudantes da área de saúde como o POEMI (Projeto de Orientação e Educação em Medicina Integrativa).
Realiza ainda pesquisas com interesse principal em qualidade de vida de pacientes portadores de neoplasias hematológicas, papel das Medicinas Tradicionais na educação médica e transdisciplinaridade em educação médica.

Além disso, pesquisa o papel das "narrativas de vida" e "autoetnografias" como elementos de ressignificação de vida, aprendizagem e cura e faz palestras e Saraus Literários com o seu grupo musical. É também membro do Comitê Harmony with Nature da Organização das Nações Unidas (ONU) como expert em Medicina Holística.

Temas das Palestras Online e Presenciais:

-Qualidade de Vida para pacientes portadores de neoplasias hematológicas
-O Papel das Medicinas Tradicionais na educação médica e transdisciplinaridade em educação médica

 

AT 07-20
Mande-nos uma Mensagem