Leo Paixão - Chef Mestre do Sabor

TEMAS


Leo Paixão - Chef Mestre do Sabor



Nascido em uma família de médicos e cientistas, o mineiro Leo Paixão até tentou seguir a tradição, formando-se, inicialmente, em Medicina. Mas o amor pela culinária sempre o acompanhou. Assim que conseguiu, reuniu recursos para investir em sua paixão e foi para Paris estudar gastronomia, onde fez estágios em restaurantes avaliados com três estrelas Michelin – a mais alta premiação da gastronomia mundial. Trabalhou com diversos chefs estrelados, como Joel Robuchon e Pierre Gagnaire, antes de regressar ao Brasil, onde chefiou o premiado Taste Vin

Quando voltou ao Brasil, abriu seu primeiro restaurante, em Belo Horizonte, e apostou na culinária francesa, ganhando vários prêmios. Com o tempo, foi alertado de que seu cardápio estava se transformando, já que começaram a fazer parte do menu pratos como frango com quiabo e rabada. "Era comida mineira contemporânea e eu não tinha percebido", conta Leo.

Desde os primeiros meses o Glouton ganhou os mais importantes prêmios regionais e nacionais como Chef do Ano nas Revistas Veja e Encontro, Restaurante Revelação e Melhor Restaurante Contemporâneo também pelas duas revistas entre 2013 e 2015. Ganhou Chef Revelação do Brasil pelo Guia 4 Rodas 2014 e Restaurante do Ano Região Sudeste 2016. O Glouton é o primeiro lugar no TripAdvisor em Belo Horizonte desde 2015. Leonardo faz uma gastronomia criativa e sensível, mineira e francesa, adulta e infantil, sempre preocupado, antes de tudo, em encantar o paladar, os olhos e a alma dos clientes.

Foi então que o chef resolveu assumir suas raízes e mesclar os truques da alta gastronomia francesa com a tradição da cozinha mineira. "Hoje eu pratico uma gastronomia mais afetiva, faço releituras das receitas da minha família. Ainda tenho o caderno de receitas da minha avó e bisavó, mas meu referencial na cozinha é o meu avô, que me ensinou a cozinhar quando ainda era menino", revela.

Sempre preocupado em oferecer a melhor experiência possível ao paladar, o chef deixa aflorar seu lado cientista na hora de criar as receitas e pratos elaborados e ricos em sabor – uma de suas marcas no reality culinário.

Hoje o chef conta com 3 restaurantes:

- Gloucon: a cozinha com técnicas francesas e ingredientes e sabores mineiros.
- Nicolau Bar da Esqueina: Gastro Bar na Zona Leste de BH, um lugar sem frescura, pra se comer com as mãos, rir alto, se divertir com pessoas queridas e comer uma comida de uma simplicidade complexa, muito sabor, com cara daquela feita pela vovó.
- Nico Lanches: Uma Sanduicheria fast-slow-food, um negócio mais enxuto, são oferecidos lanches rápidos, mas com produção artesanal. É uma comida rápida, mas feita por nós, do pão ao catchup”. Além disso, um dos segredos do Nico é a criatividade.

Palestras Presenciais e On Line

Em uma palestra marcada por desafios, Leo Paixão relata sua caminhada desde a renúncia da antiga profissão ao patamar de Chef de Cozinha reconhecido nacionalmente, fomentando motivação e desejo de mudança nos participantes.

- A História por trás da Glouton - Por que um médico abdicou de tudo para correr atrás de um sonho?
- A importância de processos eficientes e da gestão inteligente na cozinha e nos negócios.
- Criatividade
- Inovação
- Empreendedorismo
- Motivação
- Liderança

AT 04-20