Marcio Kumruian - Netshoes

TEMAS


Marcio Kumruian - Netshoes



Um dos primeiros empreendedores a investir no comércio eletrônico na América Latina. Kumruian fundou a Netshoes no ano 2000, no fundo de um estacionamento dos tios na cidade de São Paulo. 

Formado em Economia pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, Marcio participou de um programa de Inovação e Liderança na Stanford Graduate School of Business (EUA) e atuou no conselho de administração da Modnet.

Em 2009, com um quadro de cerca de 400 colaboradores e um faturamento de R$ 155 milhões, o executivo capitaneou a primeira rodada de investimento na companhia, com o fundo americano Tiger Global, levantando mais de US$ 35 milhões. Dois anos depois, partiu para a internalização da companhia e abriu operações no México e na Argentina. Nestes países, em pouco tempo também conquistou a liderança em vendas online no segmento de artigos esportivos, atingindo um faturamento das operações internacionais de R$ 267 milhões.

Em dezembro de 2014, com a consolidação da liderança no mercado online de artigos esportivos na América Latina, o executivo lançou a Zattini, adentrando ao mercado de moda e artigos de beleza. Em apenas 4 anos, a operação fashion do grupo alcançou mais de R$ 380 milhões em faturamento. De 2009 a 2014, a companhia saiu de um faturamento consolidado de R$ 155 milhões para atingir mais de R$1,5 bilhão, um crescimento de aproximadamente 1.000% em 5 anos.

Para dar suporte à evolução exponencial do negócio, Marcio liderou o desenvolvimento de uma estrutura própria de backoffice que se tornou referência no mercado brasileiro e internacional, levando a companhia ser apontada como o melhor índice NPS (Net Promoter Score – índice que mede a satisfação e recomendação do cliente para a marca) do Brasil.

Em logística, são 3 Centros de Distribuição próprios, somando uma infraestrutura com capacidade de armazenagem de mais de 112 mil estrategicamente distribuída pelo Brasil, com oferta de entrega até mesmo em até 24h nas principais regiões e uma média de mais de 45 mil envios por dia. Além disso, prezando pela excelência no relacionamento com o cliente, Kumruian optou por formar uma equipe própria de atendimento, análise de risco, catálogo e até mesmo uma infraestrutura de estúdios fotográficos próprios, visando levar um nível diferenciado de informações e detalhes de produtos ao consumidor.

Por trás de tudo isso, uma cultura e Mindset de uma empresa de tecnologia, com mais de 300 profissionais totalmente dedicados à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, inclusive com desenvolvimento de plataformas e sistemas próprios ao negócio. Ao longo dos anos, a companhia foi recorrentemente apontada como uma das mais inovadoras no Brasil e se tornou uma das primeiras do varejo a superar o share de mais de 50% de suas vendas por meio do Mobile.

Na trajetória crescimento acelerado da Netshoes, Marcio também conduziu rodadas de investimentos com os mais renomados fundos de private equity do mundo, como Temasek, GIC, IFC, Riverwood e Kaszek, e liderou o primeiro IPO brasileiro exclusivamente na Bolsa de Valores de Nova York – NYSE em 2017, levantando um capital total de aproximadamente US$ 700 milhões.

O executivo foi reconhecido como empreendedor de destaque em diversos prêmios, como o Empreendedor do Ano na categoria de Tecnologia pela IstoÉ Dinheiro e finalista do prêmio Empreendedor do Ano pela Ernst & Young Terco, além de ter realizado importantes participações como keynote speaker em eventos globais do varejo como a NRF em Nova York.

Em 2019, com mais de 2 mil colaboradores e um faturamento superior a R$ 2,6 bilhões, Marcio liderou o processo de venda do controle acionário da Netshoes ao Magazine Luiza, transação tida como a maior da história do varejo digital na América Latina, e hoje segue como CEO da Netshoes.

Temas de Palestra: 

- Varejo
- Cultura
- Gestão
- Gestão de Pessoas
- Gestão Pública
- Inovação em Tecnologia
- Inovação em Vendas
- Marketing / Comunicação
- Marketing Digital
- Planejamento Financeiro
- Propósitos
- Tecnologia
- Tecnologia - Transformação Digital
- Atendimento ao Cliente
- Empreendorismo
- Criatividade e inovação 
- Superação de Desafios / Mudanças 
- Treinamento e Desenvolvimento 
- Startup

AT 09-09