Grace Gianoukas

TEMAS


Grace Gianoukas



A atriz tem ascendência grega, italiana e portuguesa. Se formou em Artes Cênicas na UFRGS, Porto Alegre, em 1981.

Em 1984, transfere-se para São Paulo, onde escreveu vários textos para teatro, como a comédia "Não Quero Droga Nenhuma", que ficou cinco anos em cartaz, além de produzir vários projetos culturais com a Cia. 

Harpias e Mansfield, que fundou com Ângela Dip e Marcelo Mansfield, levando o teatro de humor para bares e casas noturnas. 

Depois de atuar em diversos espetáculos, como "O Amigo da Onça", de Chico Caruso, com direção de Paulo Betti, e "O Pequeno Mago", do grupo XPTO, trabalho que lhe rendeu o Prêmio do Ministério da Cultura de Melhor Atriz, criou um dos projetos que renovou o humor de São Paulo no início dos anos 2000: "Terça Insana", que permanece em cartaz, no Estúdio Emme (antigo Avenida Club), em São Paulo, e também em turnê por diversas cidades do País.

Na década de 1980, após as participações em Acre vai à Rússia, (Élcio Rossini) e Dias Felizes (Samuel Beckett) Grace fundou junto à Ângela Dip, a Cia Harpas e Ogros, e nesta, criou, produziu e atuou em quatro espetáculos. 

Paralelamente, foi convidada para diversas montagens teatrais. No início dos anos 90 participou do programa infantil Rá-Tim-Bum da TV Cultura. 

Ao fim dos anos 90, trabalhou em dois espetáculos com o Grupo XPTO levando ao palco, artistas de áres variadas, como forma de incentino à formação dos novos talentos.

No início dos anos 2001, uma das suas criações foi Terça Insana, projeto teatral que incentiva novos atores e autores de humor. O projeto revolucionou o humor brasileiro.

Atuou também em Sobre Amor e a Amizade, baseado na obra de Caio Fernando Abreu.

Fez uma pequena participação em Cúmplices de um Resgate (2015), no SBT como Benedita.

Em 2016 , a atriz passou a interpretar Teodora Abdala na novela Haja Coração (uma nova versão de Sassaricando). Seu desempenho foi tão plausível que inicialmente levou a Rede Globo esticar seu papel na trama, que morreria logo nas primeiras semanas após a estreia.

Mais tarde, devido aos pedidos do público, o autor arrumou um jeito de Teodora não desaparecer completamente do folhetim: aparecendo nos sonhos de Aparício Varella, seu marido interesseiro.

No mesmo ano ,Grace voltou com seu projeto de humor, o Terça Insana. aonde vem sido comandado por ela até hoje.

Tipos de Trabalho: 

- Presença Vip 
- Mestre de Cêrimonias 
- Moderador de Debates

AT 07-09