Waldez Ludwig

TEMAS


Waldez Ludwig



Waldez Luiz Ludwig é professor, consultor em gestão empresarial e palestrante.

É formado em Psicologia pela Universidade de Brasília e em Teatro pela Fundação Brasileira de Teatro.

Trabalhou como Analista de Sistemas durante vinte anos para órgãos e empresas públicas e privadas.

Há treze anos, como consultor independente, dedica-se à pesquisa da vanguarda em cenários e tendências da gestão das organizações, especialmente em temas ligados a estratégias competitivas, mercado de trabalho, perfil profissional, criatividade e inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual.

Mais de 620.000 pessoas já o assistiram ao vivo em mais de 1.500 eventos nos quais participou como professor, consultor ou palestrante nos últimos 13 anos. Algumas organizações que já contrataram suas palestras, entre muitas outras:

Abn Amro Bank, ABRH, Acesita, Anatel, At&t, Azaléia, Banco do Brasil, Basf, Bndes, Bosch, Boticário, Brasil Telecom, Br Distribuidora, Calçados Bibi, Câmara dos Deputados, CEF, Coca-Cola, CNI, CREA, CSN, CVRD, Duratex, Eletrobrás, Embratel, Esso, Fiat, Finep, Fininvest, Fras-le, Furnas, Gerdau, Gradiente, HP, IBM, INPI, Itaú, Kibon, Kraft Nabisco, Light, Localiza, Lojas Americanas, Leader Magazine, Mercedes-Benz, Multibrás, Nokia, Otis, Pão de Açúcar, Petrobrás, Pfizer, Skol, Sadia, Samarco, Sbt, Scania, Sebrae, Senac, Senai, Sesc, Shell, Siemens, Rede Globo, Telefonica, Telesp Celular, Ticket, TCU, Unilever, Usiminas, Unibanco, Unimed, Volkswagen, Votorantim.

 Temas das Palestras

- Cenários e tendências
- A transformação da economia e da administração contemporânea
- O cenário econômico baseado no conhecimento, na inovação e no talento
- O ser humano no centro do processo. O neo-renascimento
- A informação como bem econômico e o conhecimento como recurso competitivo
- Os princípios da nova economia e a civilização digital
- A globalização econômica e a mundialização cultural
- A evolução e a transformação do mercado consumidor. Novas exigências.
- O novo consumidor: necessidades, desejos, prazer e personalização.
- A economia das idéias, da grife, da marca, dos bits, dos sonhos e da cidadania.
- A preponderância da inovação, do marketing e da comunicação.

 Estratégia e gestão:

- A gestão contemporânea das organizações
- Principais fatores da competitividade: estratégia, excelência, inovação e talento.
- A empresa orgânica (não faz mal à saúde).
- A empresa bipolar (manter e mudar tudo ao mesmo tempo).
- A empresa varilux (multi-focal).
- A empresa bacana (responsabilidade social) e a gestão colaborativa.
- Estratégia é substantivo feminino: planejamento, visão, intuição e emoção.
- A estrutura de valor de uma organização baseada em talentos.
- A gestão do capital intelectual como diferencial competitivo.
- Capital humano, capital de mercado, capital de processos e capital inovador.
- A gestão da informação e do conhecimento.
- Aprendizagem como processo gerador de valor e a educação corporativa.
- Melhoria da produtividade: controle total das perdas e do desperdício.

 Excelência e qualidade:

- A excelência do modelo de gestão. A empresa inovativa.
- A evolução do conceito de qualidade.
- Além da satisfação do cliente: o sucesso do cliente.
- Além do sucesso do cliente: a fidelização do cliente.
- Além da fidelização: a evangelização do cliente.
- Além da evangelização: o respeito dos clientes.
- Colaborador é cliente. Fornecedor é cliente?
- Qualidade de fato e qualidade percebida.
- A economia do espetáculo: um show de atendimento.
- A economia dos serviços: a atitude espetacular como diferencial.
- A aura dos serviços e o comprometimento com os detalhes.
- Todo serviço é temático: as quatro dimensões do serviço espetacular.

 Inovação e criatividade:

- Inovação, criatividade e imaginação. Singularidades do ser humano.
- Inovação de métodos, processos, serviços e... produtos.
- A diferença entre criatividade e inovação.
- Modelos de gestão da inovação.
- Inovação estratégica: a exploração do futuro.
- Mantendo uma cultura inovadora.
- Principais obstáculos a uma cultura inovadora.
- Criando um ambiente favorável à inovação.
- Inovação aberta (idéias podem vir de fora).

 Talento e perfil:

- As causas da transformação do trabalho e do emprego.
- As causas da transformação do perfil profissional.
- Todo trabalho pode ser inovador e deve ser artístico.
- O trabalho, o prazer e o ócio. O amor ao trabalho.
- Como orientar os jovens em relação ao mercado de trabalho?
- A seleção de pessoas pelo talento.
- A definição de talento, competência e habilidade.
- Características do talento inovador.
- Desenvolvimento de "fortalezas" e gerenciamento das fraquezas.
- O empreendedor: características e atitudes.
- Valores da pessoa talentosa e características dos craques.
-Senso da urgência e competência essencial.
- A gestão de pessoas normalizada por resultados.
- Carreira baseada na autonomia da busca do conhecimento.
- Sistemas de avaliação da qualidade do trabalho.
- Quanto você vale no mercado?
- Saúde, segurança, qualidade de vida e estilo de vida.
- Cinco dimensões para a qualidade de vida no trabalho.
- Prevenção do desperdício de talentos.
- Marketing pessoal para a carreira profissional.

 Liderança e Equipes:

- A organização baseada em times (TBO).
- O trabalho em equipes: do desempenho individual para a realização coletiva.
- Características e qualidades de um grande time.
- Do corporativismo para o cooperativismo: a gestão é colaborativa.
- O perfil do líder contemporâneo. Crenças, valores e atitudes dos líderes.
- Gerentes preservam, líderes transformam.
- Transformando gerentes em líderes.
- Como liderar funções e pessoas inovadoras.

 Vários (ênfase em segmentos ou setores):

- Tendências globais da gestão de Recursos Humanos.
- A transformação do varejo e o novo perfil do profissional de vendas.
- Estratégia, qualidade, inovação e talento no serviço público.
- Estratégia, qualidade, inovação e talento nas empresas públicas
- Estratégia, qualidade, inovação e talento nas instituições de educação
- Estratégia, qualidade, inovação e talento nas instituições de saúde.