Ligia Fascioni

TEMAS


Ligia Fascioni



Lígia Fascioni é Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas com foco em Gestão Integrada do Design.

Atuou por 10 anos como engenheira de aplicações e desenvolvimento em empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de robótica, automação e aviônica, passando depois a trabalhar com marketing corporativo.

Publicou oito livros e atua como palestrante e consultora, além de ministrar cursos corporativos. Suas principais áreas de trabalho são gestão (marketing, identidade corporativa, planejamento estratégico, gestão de riscos), inovação (design, design thinking, ferramentas e melhores práticas) e liderança. Atitude profissional é um tema transversal, inserido implícita e explicitamente em todas as suas atividades.

Desde 2011 reside em Berlin, Alemanha, onde é sócia de uma start-up de tecnologia.

Além de colaborar como colunista em vários portais e oferecer workshops em português na Alemanha, viaja duas vezes por ano ao Brasil para palestrar e ministrar cursos. Ligia também tem um estúdio de ilustração, o Studio Ligia Fascioni.

Em janeiro de 2019 lançou, com amigos, o canal Berlim Tech Talks, com programas semanais que falam sobre tecnologia e inovação.

Cursos:

Workshop Atitude pro Inovação:

O curso tem por objetivo apresentar aos profissionais algumas das ferramentas disponíveis e os hábitos que devem ser desenvolvidos para preparar o cérebro para gerar ideias inovadoras.

Inovação em Serviços:

O curso tem por objetivo apresentar aos profissionais algumas das ferramentas disponíveis e os hábitos que devem ser desenvolvidos para que as boas idéias surjam, especialmente no setor de serviços.

O Papel do Lider:

O líder é a pessoa capaz de enxergar um cenário futuro como resultado direto de seu trabalho e inspirar outras pessoas a seguir o mesmo caminho para fazer com que a visão se realize. Para tanto, ele precisa saber quem é, sua missão, sua visão  e seus princípios, valores e crenças.

O Líder e Sua equipe:

Como sequência do curso “O papel do líder”, que priorizava a reflexão interna e o autoconhecimento dos participantes, esse encontro foca no trabalho em equipe, apresentando algumas ferramentas que podem potencializar os resultados obtidos no dia-a-dia dos participantes.

Mercado e Mudanças: A Empresa e seu contexto:

O curso busca fazer os colaboradores compreenderem a importância do marketing e os assuntos a ele relacionados: a identidade, a imagem, a reputação, a marca, o branding, as abordagens contemporâneas e as ferramentas disponíveis para sua gestão.

Marketing & Gestão do Varejo:

O curso apresenta os conceitos relacionados ao marketing e ao varejo com o objetivo de contextualizar a empresa nesse universo de maior concorrência e consumidores mais exigentes no varejo a fim de ajudá-la a desenhar estratégias de diferenciação.

Execelencia no Atendimento:

Os participantes irão ver na prática técnicas que podem fazer com que a interação cliente-empresa seja a mais memorável possível.

Design Desmodrômico:

O workshop Design Desmodrômico convida, na primeira parte, a refletir sobre atitude profissional dos designers e suas práticas. A segunda parte trata de inovação e design thinking.

Geração de Ideias para Inovação:

O curso tem por objetivo apresentar aos profissionais algumas das ferramentas disponíveis e os hábitos que devem ser desenvolvidos para que as boas idéias surjam.

Marketing & Identidade Corporativa:

O curso apresenta os conceitos principais relacionados à questão, contextualiza o marketing 3.0, sua importância no cenário atual e cita exemplos bem sucedidos de empresas que conseguem fazer o alinhamento com competência.

Pontos de contato: Interação com a Marca:

Neste encontro, o principal objetivo é compartilhar ferramentas que podem ser aplicadas no dia-a-dia dos profissionais de marketing, dando continuidade ao módulo Marketing & Identidade corporativa.  São apresentados instrumentos de auxílio à gestão da marca e à otimização da percepção do cliente.

Gestão de Riscos em Projetos:

Ao final do curso, os participantes alunos deverão  planilhar riscos de um projeto com todos os passos necessários para tornar o seu gerenciamento possível e com maior probabilidade de alcançar o sucesso na obtenção dos resultados desejados.

Marketing Design & Percepção:

Os participantes analisam a importância estratégica da percepção e sua relação com o marketing sensorial, bem como as ferramentas disponíveis para melhorar a experiência do cliente em sua interação com a empresa.

Relacionamentos: A Chave para a Conexão:

Ao final do curso, os participantes deverão desenhar um mapa de pontos contatos de um recorte dos serviços que prestam para avaliar a percepção do cliente e gerar alternativas de melhoria.

Temas de Palestra:

- Indústria 4.0:

A palestra explica os impactos da quarta revolução industrial e propõe formas de sobreviver e se adaptar a ela.

- Organizações e pessoas em tempos de Mudança:

A palestra apresenta o conceito de marketing 3.0 que foca a atenção para a geração de valor para o cliente; integra esse valor na atitude profissional e nas práticas diárias e, finalmente, enfatiza a importância da inovação nesse contexto.

- As Redes Sociais no Ambiente Corporativo:

Muitas pessoas expõem suas vidas particulares nas redes sociais, sendo cada vez mais difícil separar a vida profissional da pessoal. Como fazer para não afetar a imagem da empresa? Como usar corretamente essas ferramentas para entregar mais valor para as pessoas?

- A Visão do Lider:

A palestra desmistifica o conceito de líder e coloca a visão acima do ego, além de apresentar práticas úteis tanto no dia-a-dia quanto na rotina profissional.

- Atitude Profissional: Boas Praticas nos Negócios:

A palestra mostra como o mercado interpreta algumas atitudes comuns e que podem prejudicar definitivamente a carreira e os contatos, além de sugerir atitudes simples que podem encantar e fazer a diferença.

- Design & Percepção:

A palestra apresenta os conceitos fundamentais sobre design e o funcionamento da percepção no dia-a-dia. O objetivo é mostrar que os filtros pessoais impedem os profissionais de verem os eventos e objetos sob perspectivas diferentes, dificultando o trabalho criativo.

- Design Thinking & Design de Serviços:

A palestra apresenta os conceitos fundamentais sobre design, design thinking e sua relação com o design de serviços. São mostrados vários exemplos de como o setor de serviços pode se beneficiar dos métodos disponíveis para melhorar a experiência do cliente, incluindo cases de empresas de diversos setores.

- Design Thinking e Inovação:

A palestra apresenta dos conceitos usando sempre exemplos práticos sobre o que esperar do design thinking e como ele pode ser encaixar na gestão da empresa.

- Marketing e Design: Feitos um para o Outro:

A palestra apresenta os conceitos de marketing e design e mostra como os ganhos aumentam quando se trabalha com ambos alinhados. O foco do marketing é principalmente seduzir clientes e fidelizá-los. O design é uma ferramenta valiosa e imprescindível nessa conquista.

- Marketing Pessoal: Gerindo a Propria Marca:

A palestra esclarece, de uma vez por todas, o que é marketing, por que ele é necessário para todos os profissionais atualmente (inclusive para melhorar seu desempenho profissional dentro da empresa) e como utilizá-lo a seu favor.

- O Design do Designer:

Com uma linguagem coloquial, porém, sem “achismos”, a palestra provoca a percepção das pessoas, aguçando-as e tornando-as mais críticas. Indicado não só para quem é da área, mas também para interessados em geral e curiosos em particular

- Identidade corporativa como inteligencia estratégica:

A palestra apresenta os principais conceitos relacionados à identidade corporativa e apresenta o método GIIC® (Gestão Integrada da Identidade Corporativa), desenvolvido pela autora e aplicado em dezenas de empresas com o objetivo de ajudar a empresa a conhecer sua própria essência e alinhá-la com suas ações e interações.

- Atitude Profissional: Dicas para quem está começando:

Importante não apenas para quem está iniciando a vida profissional, como também quem já está nela há algum tempo, mas precisa de orientação.

 

 

AT 06-09