Gilberto Guimarães

TEMAS


Gilberto Guimarães



Gilberto Guimarães é palestrante e consultor, abordando temas como liderança positiva, gestão de pessoas, motivação, gestão de mudanças, comunicação e gestão de carreira.

Atuou como executivo em grandes empresas como Unisys, Grupo Saint Gobain e foi CEO na Paramount.

Como empresário foi sócio e CEO do Groupe BPI no Brasil, consultoria francesa especializada em reestruturações de empresas e mudanças.

Formado em engenharia pela Escola Politécnica da USP, também é Psicanalista, e tem Mestrado em filosofia e Doutoramento em hospitalidade, além de MBA pela FGV.

É Professor de pós-graduação em renomadas universidades brasileiras como FDC, FIA, BSP, UAM, HSM entre outras.

É autor dos livros “Liderança Positiva”, “Tempos de Grandes Mudanças; Reestruturando Vidas e Empresas” e “Esta Desabalada Carreira”.

Também foi membro do conselho da Câmara de Comercio Francesa e do Comitê de Responsabilidade Social da FIESP.

Desde 2012, assina a coluna “Divã executivo” no jornal Valor Econômico.

Temas de Palestras Presenciais e Online:

Liderança Positiva

A consultoria, Palestra ou Curso apresenta e implementa o novo conceito de liderança, a “liderança positiva” que é um modelo acessível e prático de estratégias que podem ajudar aos líderes a fazer com que suas equipes possam alcançar resultados espetaculares e performance muito além do esperado.

Liderança Positiva mostra como ir além do sucesso para alcançar a eficácia extraordinária, resultados espetaculares e desempenho muito acima do normal".

Baseado nos conceitos da psicologia positiva, em uma vasta gama de pesquisas em desenvolvimento, bem como exemplos do mundo real, o conceito de liderança positiva mostra que para obter resultados excepcionais, os líderes devem aprender a criar um ambiente extremamente positivo no trabalho.

Eles devem aproveitar os pontos fortes em vez de simplesmente concentrar-se sobre os pontos fracos; promover emoções positivas como a compaixão, otimismo, gratidão e perdão e incentivar as relações de apoio mútuo em todos os níveis, e fornecer aos funcionários um senso profundo de significado e propósito. O modelo prescreve quatro estratégias específicas de liderança positiva, que estabelece um processo para a sua execução, e inclui um instrumento de auto-avaliação para ajudar os líderes no processo de implantação.

- O Conceito sobre POSITIVO; Efeito heliotrópico
- Os desempenhos positivos muito acima do normal
- A orientação na direção das forças, do otimismo e do apoio
- O foco no virtuosismo, no eudemonismo, na busca da felicidade

Gestão de Carreira

A construção da própria carreira é um caminho que envolve ao mesmo tempo conhecimento das necessidades e demandas das empresas e o conhecimento das capacidades, conhecimentos e desejos individuais. A conciliação dessas duas esferas implica uma atitude constantemente crítica, reflexiva e real com relação àquilo que o mercado espera dos profissionais e àquilo que o próprio indivíduo espera de si mesmo.

Uma carreira profissional é construída a partir de um projeto estruturado sobre três diretrizes básicas: atendimento das necessidades das empresas (o que as empresas precisam), utilização das competências e habilidades (o que se sabe fazer) e satisfação das preferências pessoais de comportamento profissional (o que se gosta de fazer). Uma avaliação de adequação profissional se desenrola em três etapas; uma primeira, onde se faz um "balanço das competências", uma seguinte, a avaliação das "preferências", em que se agrega uma avaliação das preferências profissionais, das estratégias de comportamento (modos de atuação) e finalmente, uma estimativa da adequação entre os "comportamentos e conhecimentos" de cada pessoa e as necessidades de uma função, cargo, contexto, missão, equipe, etc. Após esta fase de avaliação pode-se estabelecer um plano de ação para a evolução da atuação e carreira.

 Esta palestra ampliará a visão dos participantes sobre como construir uma carreira de sucesso e que esteja efetivamente alinhada às suas preferências e à forma como pretende atuar e se realizar como ser humano.


As quatro estratégias:

Cultivar um clima positivo
Desenvolver Relacionamentos positivos
Ter uma comunicação positiva
Criar significados positivos

- Implementando as estratégias positivas
- Desenvolvendo a liderança positiva

Outros Temas das Palestras:

- Liderança
- Motivação
- Reestruturando Vidas e Empresas
- Técnicas de Negociação
- Comunicação
- Técnicas de Vendas
- Empreendedorismo
- Planejamento Estratégico

AT 03-20