José Paulo Kupfer - O Globo

TEMAS


José Paulo Kupfer - O Globo



José Paulo Kupfer, 70 anos, é jornalista profissional há 50 anos, com passagens como repórter, redator e cargos de chefia pelos principais veículos de comunicação do País, atuando em todas as mídias. É atualmente colunista do jornal ”O Globo” e do “O Globo online”, do Portal Estadão e do Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, atuando também como comentarista da “TV Estadão”.

Foi eleito, em 2015, “Jornalista Econômico do Ano”, premiação promovida pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) e pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), e é TOP 10 da premiação “Mais admirados de Economia, negócios e finanças",  em votação do Jornalistas&Cia./MaxPress, em 2016 e 2017.  Desde 2003 é eleito um dos dez melhores jornalistas de economia do Pais, em eleição promovida pelo site Comuniquese.

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), integra o Grupo de Conjuntura da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da USP.

Realiza palestras sobre Economia/Política e participa de media trainings, como coordenador e/ou instrutor, há 30 anos.  Já trabalhou com executivos de mais de 50 empresas como Dow Química, Credicard, Visa, Arthur Andersen, Sabesp, Odebrecht, Mobitel, PrimeSys, Oracle, Pfizer, NovaDutra, Carbocloro, Avon, Renault, Embratel, Schneider Electric, Grupo VR, Ambev, Janssen-Cilag, Boehringer Ingelheim, Grupo Algar, MaxBlue, CPM, FEA-USP, United Distillers, Dupont, Aventis, Cervejaria Cintra, Danone, ABN Amro, Vivo, AngloGold Ashanti, Abiquim, Millenium, Schering-Plough, Coca-Cola, Unilever, Philips, ALL, Roche, Philip Morris, Ambev, Faber Castell, Danone, Kodak, Syngenta, CTC-Centro de Tecnologia Canavieira, Lojas Renner e Petrobras, MetLife, entre outros.

Acumula experiência também de mais de 25 anos na produção de textos e/ou edição e coordenação de relatórios anuais e publicações empresariais. Já coordenou a produção de revistas, folders, textos e relatórios anuais para Natura, Itaúsa, Unibanco, Banco América do Sul, Duratex, Itautec, Rhodia, Credicard, Dow Química, Dupont, Ambev, entre outros.

Pioneiro na Imprensa de Negócios, fez parte da equipe que reposicionou a revista “Exame”, a partir de 1973, então com periodicidade mensal, tendo atuado, já como editor-executivo, no projeto de sua transformação em publicação quinzenal, no ano de 1975. Foi redator-chefe da publicação entre 1983 e 1988.

Editor-executivo do jornal “O Estado de S. Paulo”, de maio de 1988 a janeiro de 1992, foi responsável, em 1988/89, pela concepção, projeto, viabilização editorial, configuração e implantação do “Caderno de Economia” do “Estado”, bem como por sua consolidação, nos quatro anos que se seguiram. Foi ainda o gerente-geral do projeto que introduziu a edição de segunda-feira do mesmo jornal, que passou a circular em 1990, e criador do seu “Caderno de Informática”.

Colunista de Economia e editor de Opinião do jornal “Gazeta Mercantil”, de novembro de 1999 a abril de 2002, foi também editor de Nacional e responsável pela coluna “Nomes e Notas”, no mesmo jornal, de abril de 2002 a janeiro de 2003. Entre abril e agosto de 2003, foi diretor editorial e colunista da revista “Forbes Brasil”.

Foi chefe de Redação do Jornalismo da Rede Gazeta, de 2006 a 2010, e comentarista de economia do “Jornal da Gazeta”, entre 2004 e 2010. Em 2005, chefiou a Redação da TV Cultura e, anteriormente, coordenou e ancorou, juntamente com a jornalista Sonia Racy, o programa BandEconomia, levado ao ar, semanalmente, pela Rede Bandeirantes.

Entre 1996 e 1999, dirigiu e apresentou o programa “Negócios CBN”, na Rádio CBN. Dirigiu e apresentou o programa “Negócios & Cia.”, exibido semanalmente, em 1997, pela Rede Bandeirantes de Televisão.

É frequentemente convidado para participar, como entrevistador, de programas de debates na televisão.

Outros Prêmios: Prêmio Abamec – Jornalista – 1975 ; Hors Concours do Prêmio Abril de Jornalismo; menção honrosa do Prêmio Esso ; Prêmios Abrasca, Aberje e Balanço Social em 2003 (Relatório Natura). Prêmios Abrasca e Balanço Social em 2004 e 2005 (Relatório Natura).
Bolsista do United States Information Service (USIS), em 1986, participou de projeto de estudos sobre Economia Internacional, nos Estados Unidos, em janeiro de 1986, ocasião em que participou de seminários em diversas cidades e instituições norte-americanas.

Tipos de Trabalhos:

- Moderador de Debates
- Economia
- Política
- Media Training

AT 8-8