Soraia Schutel

Soraia Schutel

Soraia Schutel

TEMAS


Soraia Schutel



Soraia Schutel teve ao longo de sua vida uma formação polivalente em diversas áreas, o que lhe possibilita transitar por diferentes campos do conhecimento, não apenas do ponto de vista teórico mas sobretudo prático.

  • Doutora em Administração pela UFRGS na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, e desenvolve pesquisas voltadas para educação e desenvolvimento sustentável no Brasil e exterior;
  • Mestre em Administração pela UFSM;
  • Graduada em Administração pela UFSC;
  • Especialista em Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia
  • Especialista em Gestão Educacional.
  • Concluiu o segundo grau no Institut de la Vallée Bailly – Braine l’Alleud, Bélgica
  • Estudou junto a Shanghai Dianji University onde frequentou o módulo internacional “China: Trade and Investment” em janeiro 2012
  • Poliglota, fluente em inglês, francês e italiano.
  • Visitou os 5 continentes, totalizando 25 países, seja a turismo, trabalho ou estudo: Brasil, Argentina, República Dominicana, EUA, Canadá, Bélgica, Portugal, França, Mônaco, Itália, Inglaterra, Luxemburgo, Suíça, Áustria, Polônia, República Tcheca, Alemanha, Letônia, Holanda, Rússia, China, Turquia, Austrália, África do Sul, Argélia

Suas principais áreas de atuação profissional são:
    Educação,
    Empreendedorismo,
    Empoderamento da Mulher,
    Desenvolvimento Sustentável.

Principais Experiências na Educação:

  • Participou da diretoria estratégia e executiva de aprovação junto ao Ministério da Educação e implementação de Instituição de Ensino Superior com cursos de Administração, Direito e Sistemas de Informação, onde atuou por cinco anos como Coordenadora Pedagógica dos cursos de graduação e pós, e desenvolveu projetos de pesquisa e extensão, auxiliando na construção de um projeto pedagógico sólido e interdisciplinar e na constituição de cursos inovadores na educação brasileira. Nos anos de docência foi escolhida sequencialmente como professora homenageada pelos formandos.
  • Soraia lecionou como professora convidada no curso de especialização “Creatività e Impresa” da Sapienza Università di Roma, uma das mais antigas universidades européias fundada em 1303.
  • Coordenou o Congresso Internacional “Responsabilidade e Reciprocidade”, que contou com a presença de palestrantes das Nações Unidas e importantes representantes do terceiro setor brasileiro.
  • Participou de eventos na sede das Nações Unidas e auxiliou na organização do evento “Una nuova pedagogia per la società futura” na sede da UNESCO, Paris.
  • Coordenou a elaboração de projetos educacionais e culturais voltados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que foram apresentados na sede do Conselho Econômico, Social e Ambiental da França.
  • Coordenou projetos sociais voltados para a educação cultural de crianças e adolescentes (ballet para meninas de regiões carentes, orquestra de violões, ensino de flauta doce em escolas municipais, apresentação de orquestra infantil no Theatro São Pedro), envolvendo-se desde a contratação de professores, a elaboração de conteúdos pedagógicos, planejamento e captação de recursos e aprovação de projetos junto ao Ministério da Cultura.
  • Assessora projetos pedagógicos de educação para o desenvolvimento sustentável voltados para crianças, inclusive em escola bilíngues.
  • Organizou viagens de estudos de turmas de MBA para a Itália, visitando empresas familiares e empresas de grande porte nos setores do agronegócio, tecnologia, indústria moveleira, moda entre outros.
  • Foi uma das coordenadoras do projeto Jovem & Tecnologia para jovens talentos do centro do estado do RS, com aulas de robótica, empreendedorismo e inglês voltado para TI.
  • Coordenadora do projeto de formação de professores de ciências do ensino fundamental na região central do estado do RS, visando a implementação de metodologias de ensino que aliassem conhecimentos da vida quotidiana dos alunos aos conhecimentos de física, química e biologia, de modo a ampliar o interesse dos discentes e sobretudo para que a sala de aula seja um espaço de aprendizagem para a vida e não apenas um espaço para obtenção de notas.

Principais Experiências na área do Empreendedorismo

  • Como docente, lecionou em disciplinas voltadas ao desenvolvimento da liderança e empreendedorismo e orientou Trabalhos de Conclusão de Curso, de graduação e MBA, que tornaram-se projetos concretos como Incubadora de empresas, uma fábrica sustentável de cosméticos, entre outros.
  • Como gestora, transitou por empresas de terceiro setor (fundação e associações sem fins lucrativos), bem como empresa de consultoria empresarial e empresa na área da moda.
  • Participou do conselho de empresas incubadas vinculado a Instituição de Ensino Superior
  • Experiência em consultoria empresarial há mais de 10 anos à empresas de pequeno, médio e grande porte dos mais variados setores da economia no Brasil.
  • Membro fundadora do conselho editorial da revista de circulação nacional Performance Líder, de 2008 a 2013, onde teve a oportunidade de entrevistar pessoalmente Fernando Henrique Cardoso, Norberto Odebrecht, o ex-presidente do México Vicent Fox, Edgar Morin, Cristovam Buarque, Salim Mattar, Hanifa Mezoui, Antonio Meneghetti e tantas personalidades que fizeram história no Brasil e mundo.

Principais Experiências na área do Emponderamento Feminino

  • Organizou eventos voltados a liderança e empreendedorismo feminino, destacando-se o evento “Mulher & Poder” com a presença de Luiza Trajano, Sonia Hess e Ana Paula Padrão.
  • Palestrante sobre o tema Mulher & Sustentabilidade, onde aborda as dimensões da vida da mulher sustentável bem como a importância da mulher para uma sociedade sustentável.
  • Docente no projeto “Escola de Você” capitaneado por Ana Paula Padrão e voltado para o empoderamento, a autoestima e a empregabilidade de mulheres do Brasil, que faz parte de um projeto internacional de pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Principais Experiências na área de Desenvolvimento Sustável

  • Formação acadêmica direcionada para a linha de pesquisa em Desenvolvimento Sustentável, seja na área da Psicologia, ao investigar as relações Homem & Ambiente, seja na área de Administração, ao investigar a relação entre Educação & Desenvolvimento Sustentável nas relações pessoa-organização-sociedade-planeta.
  • Em 2007 participou do evento Annual Ministerial Review Innovation Fair na sede das Nações Unidas em Genebra, onde representantes da sociedade civil expuseram suas iniciativas voltadas aos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com a presença do secretário geral da ONU, Ban Ki Moon.
  • Participou de diversos eventos na área de Desenvolvimento Sustentável, destacando-se a participação no evento oficial da ONU, Rio+ 20, em 2012 no Rio de Janeiro, onde estavam as principais personalidades mundiais relacionados ao tema, como Gro Brundtland, Jeffrey Sachs, Ignacy Sachs entre outros, além de chefes de estado.
  • Participou de eventos paralelos ao evento oficial da Rio+20, como o Accademic Impact, vinculado ao Global Compact da ONU, e o evento “La terre est inquiete” organizado pelo senador Cristóvão Buarque, com a presença de Edgar Morin.
  • Foi gestora do Distrito Recanto Maestro (RS), de 2005 a 2013, período em que trabalhou com importantes lideranças do Brasil e exterior, contribuindo com o desenvolvimento expressivo do local e iniciando muitos dos projetos que ali afloram, em especial aproximando e fomentando a tríplice hélice (empresas, academia e setor público) e colaborando com a perpetuidade do local pelas organizações e estruturas que auxiliou a constituir. Em 2012 o distrito Recanto Maestro recebe o prêmio Top de Marketing, da ADVB/RS, na categoria Sustentabilidade pelo modelo de gestão instituído nos últimos 20 anos.
  • Membro do comitê de elaboração do Arranjo Produtivo Local (APL) na área de TI e Comunicação no centro do estado do RS, e membro do comitê executivo (composto por representantes do setor privado, público e educacional) que firmou a parceria com a cia Azul para efetuar vôos para a região central do estado do RS.
  • Em 2011, recebeu o prêmio internacional da Fondazione di Ricerca Scientifica e Umanistica Antonio Meneghetti (Suíça) na sede das Nações Unidas em Genebra por seus estudos sobre Desenvolvimento Sustentável.
  • Em 2012, recebeu homenagem da FAJERS, a Federação das Associações de Jovens Empreendedores do RS.
  • Foi convidada em 2013 para colaborar com a mostra de decoração do centro do estado do RS com a temática sustentabilidade, onde coordenou o Movimento Sustentação que integrava um espaço de educação para a sustentabilidade, com palestras, apresentação de projetos relacionados ao tema, mostra de cinema, onde a sustentabilidade ia além da proposta arquitetônica, proporcionando ao evento uma inovação ao lidar com o tema. Mais informações na página do face Movimento Sustentação.
  • Avaliadora de prêmios na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Social em entidades como ADVB/RS (prêmio 2013), SINEPE/RS (prêmio 2013), Sinduscon/RS (prêmio 2014).

 Palestras

Com experiência de mais de 10 anos em palestras no Brasil e exterior para pequenos e grandes públicos de diversas idades e áreas de atuação (crianças, estudantes, universitários, empreendedores, professores etc), Soraia aborda temas sobre empreendedorismo, liderança feminina, educação e desenvolvimento sustentável.

Palestra 1: Aprendizagem Transformadora

Um novo olhar sobre o Desenvolvimento Sustentável a partir do Ser Humano
As dimensões da sustentabilidade e os desafios da educação
A formação integral do ser humano
Público: educadores, pais, crianças, adolescentes, jovens

Palestra 2: Super Mulheres

Mulher sustentável: auto realização, responsabilidade e protagonismo
Mulher e seu papel na sustentabilidade do planeta
Público: mulheres

Palestra 3: Qual conhecimento é importante para a autorrealização?

A arte de investir em si mesmo como maior ativo ao jovem e empreendedor
Gestão do conhecimento
O sistema educacional e a busca do diferencial competitivo
A escola da vida
Qual conhecimento é importante para a auto realização?
Público: estudantes de graduação, jovens empreendedores, educadores

Soraia Schutel é filiada ao Profissionais SA, uma das principais empresas brasileiras que agenciam palestrantes de renome do Brasil.

12/06/2018