Fabiano Brum

TEMAS


Fabiano Brum



Palestrante nas áreas de Motivação, Vendas, Atendimento ao Cliente, Empreendedorismo, Cooperativismo, Recursos Humanos e Qualidade na Educação.

Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Gestão Empresarial, suas palestras têm na música seu diferencial e marca registrada. Dos acordes de seu violão ele tira além de belos sons, analogias com o mundo dos negócios, levando-nos a refletir sobre nossa postura profissional e pessoal, com temas e conteúdos consistentes, práticos e atuais abordados de forma dinâmica, motivadora e participativa. É autor de diversos artigos para jornais e revistas especializadas e diretor da Brum Desenvolvimento Profissional.

Palestras

Conheça as palestras motivacionais de Fabiano Brum, que aliam seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos, tornando-os dinâmicos, motivadores e altamente participativos.

Temas de Palestras

Associativismo
Motivando Para o Associativismo – Juntos Somos Fortes
Há milhares de anos o homem descobriu a importância de viver em grupos. Para sobreviver, agrupou-se em pequenas tribos e, a partir daí, percebeu que ao fazer as coisas em conjunto conseguia melhores resultados pelos seus esforços.

O Associativismo é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne um grupo de pessoas ou empresas para representar e defender os interesses dos associados e estimular a melhoria técnica, profissional e social dos seus participantes. Ao atingirem suas metas, novos horizontes se estabelecem, impulsionando suas atividades.

A palavra associar, significa trabalhar junto com outras pessoas para realizar, com sucesso, um mesmo objetivo, através da união, confiança e solidariedade, as pessoas se organizam em defesa dos seus interesses.

Imagine uma banda tocando. Com vários músicos, cada um tocando o seu instrumento, mas se reunindo para trabalhar em conjunto e tendo os mesmos objetivos: tocar a mesma canção e encantar seu público. De uma forma simples poderíamos dizer que a banda musical é um associativismo.

Uma associação deve ser criada para alcançar os objetivos do grupo, mas os associados não podem esquecer que assim como eles têm direitos, têm deveres e uma associação não anda sozinha, ela depende de seus associados trabalhando em conjunto para que ela possa desenvolver. As associações que se organizam garantem um processo participativo, tendo como principal objetivo o permanente interesse do grupo, tendem a prosperar.

Esta palestra visa discutir de forma participativa e bem humorada como podemos nos motivar para praticar o associativismo de forma mais eficaz.

Cooperativismo

Motivação, Cooperação e Superação
Motivar é dar motivos para a ação, estar motivado é ter motivos para agir.

Sabemos que para atingir nossas metas pessoais e profissionais devemos ter muita persistência, entusiasmo e nos aperfeiçoarmos continuamente. No entanto vivemos em sociedade, e muitas vezes nosso bom desempenho de outras pessoas como: colegas de trabalho, clientes, forcenedores e também da nossa habilidade em trabalhar em equipe. Não existe sucesso sem cooperação!

A palavra cooperação significa trabalhar junto com outras pessoas para realizar, com sucesso, um mesmo objetivo, através da união, confiança e solidariedade, as pessoas se organizam em defesa dos seus interesses.

Se imaginarmos um time de futebol, uma banda musical ou uma empresa qualquer vamos perceber que o talento individual é importante, mas é necessário que todos estejam afinados com o mesmo objetivo!

Todos juntos, afinando para o sucesso!

A Palestra
De uma maneira dinâmica, alegre e participativa a palestra MOTIVAÇÃO, COOPERAÇÃO E SUPERAÇÃO, oferece dicas e conceitos práticos para nosso aperfeiçoamento. Utilizando a música como metodologia de comunicação ela aborda questões relacionadas a motivação, desenvolvimento pessoal/profissional, relacionamento interpessoal, atendimento, cooperação e superação, levando os participantes a uma reflexão sobre como podemos melhorar nosso desempenho na nossa vida pessoal e profissional.

Jovem Cooperativista - Dinamismo, Cooperação e Compromisso com o Sucesso
Em qualquer profissão que desejamos atuar precisamos estar afinados e preparados para as diversas exigências e mudanças constantes do mercado.

Atualmente o Cooperativismo Juvenil tem sido amplamente discutido em todas as organizações cooperativistas e inclusive visto como matéria obrigatória para o fortalecimento destas.

Porém, apesar de ser uma grande oportunidade, o assunto também passa ser um dos grandes desafios e um dos principais problemas do setor. Como por exemplo: No Agronegócio Familiar o fato de os jovens não quererem permanecer em suas propriedades rurais.

Os principais motivos apontados são:
- A falta de linhas de crédito para os jovens.

- Falta de estrutura nas propriedades.

- Pouca tecnologia e informação.

- Choque de idéias entre os membros mais velhos e os mais jovens no que se refere a administração da propriedade rural.

- O apelo da modernidade, lazer, novas oportunidades, e o consumismo, ditado pelas grandes cidades e que fazem com que os jovens imaginem que a vida na cidade é melhor do que a vida no campo.

- Com as mudanças da economia, a profissionalização do setor de agronegócios, fixar a mão-de-obra qualificada no meio rural passou a ser fator de sobrevivência para milhares de propriedades e cooperativas.

- Faz-se necessário que a força, a ousadia, o acesso à tecnologia e o empreendedorismo (natural da juventude), alie-se à capacidade e a experiência de seus familiares, e que juntos fortaleçam e dando continuidade e mais rentabilidade ao negócio.

- Para sermos Jovens Cooperativistas de sucesso é preciso estarmos afinados e bem ensaiados para apresentar um verdadeiro show de desempenho em nossa área.

A Mulher e o Cooperativismo
Percebe-se nos últimos anos uma crescente, benéfica e positiva participação da mulher nas entidades associativistas. Ela deixou de ser agente passivo das mudanças e transformações de nosso tempo, reivindicou, impôs-se e conquistou o direito de discutir, votar, criticar, propor, rejeitar, candidatar-se - enfim, participar das instituições ligadas direta ou diretamente à sua vida.

Os sindicatos, as cooperativas, os clubes, as escolas, as associações em geral - sejam de natureza econômica, laboral, cultural ou política - tornaram-se ambientes da presença atuante da mulher. Com especial vigor registra-se esse fenômeno nas instituições do universo cooperativo. Em assembléias de cooperativas ou de sindicatos de empregadores ou de trabalhadores festeja-se a onipresente participação da mulher.

A participação feminina é uma conquista muito valiosa, não só para elas, mas, principalmente, para o próprio cooperativismo. Ela simboliza, na prática, um dos princípios cooperativistas: o da igualdade. E as mulheres têm muito a contribuir com o sistema. Não vêm ocupar o espaço dos homens, mas agregar valor ao trabalho de todos. Juntos, é possível praticar a união, outro princípio que deve ser amplamente exercido com a chegada de mais mulheres ao cooperativismo.

Isto é animador porque comprova que as mulheres estão começando a perceber e a aproveitar as oportunidades que o sistema cooperativista oferece, traduzindo-se, em muitos casos, em uma atividade econômica que garante o sustento da família.

As cooperativas tornar-se-ão mais fortes economicamente e mais influentes politicamente enquanto as mulheres cooperativistas estiverem ativamente envolvidas.

Pensando nisto, criamos a palestra A Mulher e o Cooperativismo, um trabalho dinâmico estruturado através da utilização da música como metodologia, que faz com que as participantes interajam com facilidade e também proporcionando maior eficácia na fixação e entendimento do conteúdo.

Líder Cooperativista - A Música a Serviço da Liderança e do Trabalho em Equipe
A busca da qualidade musical exige concentração, atenção, memória, precisão, exatidão, responsabilidade, ética, força individual e, ao mesmo tempo, trabalho em equipe.

Para se falar em qualidade, trabalho de equipe e auto-superação é preciso ter um grupo de primeira linha.

Liderança e trabalho em equipe são itens fundamentais. A competitividade e a qualidade dependem de todos dentro de uma organização.

O talento individual é importante, mas é necessário que todos estejam afinados com o mesmo objetivo!

Educação

A Intervenção da Música nas Dificuldades de Aprendizagem
Fala-se de intervenção musical como uma interferência que um profissional , tanto o educador, um músico quanto o psicopedagogo realiza através da utilização da música, canções e elementos musicais sobre o processo de desenvolvimento ou aprendizagem de um aluno, o qual pode estar apresentando problemas de aprendizagem.

Entende-se que na intervenção musical o procedimento adotado interfere no processo, com o objetivo de compreendê-lo, explicitá-lo ou corrigi-lo. Introduzir novos elementos musicais para o bom aprendizado dos alunos, faz com que o professor e a instituição educacional (escola) esteja de acordo com a lei A Lei Nº 11.769, de 18 de Agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

Um Show de Motivação na Educação
Toda escola deve funcionar como uma orquestra, que através da união de pessoas e instrumentos constroem e executam músicas maravilhosas, que são ouvidas, sentidas e aplaudidas por diversos tipos de clientes e plateias (alunos, pais, comunidade, funcionários, etc).

Assim como em todos os setores, a profissão de professor está cada vez mais competitiva, dinâmica e exigente. O grande desafio para as pessoas que desejam atuar neste cenário, será a capacidade de entender estas mudanças, renovar-se a cada dia, e manter sua auto-motivação, procurando o aperfeiçoamento contínuo, afim de ser um profissional atraente para sua instituição de ensino e para seus alunos.

Eduque com Entusiasmo!
Um Show de Motivação na Educação, é um seminário que visa discutir com os participantes os aspectos relacionados ao sucesso pessoal e profissional do Professor e demais funcionários da área de educação, provocando um processo de mudança na forma de encarar o seu trabalho, a postura perante os seus alunos, comunidade e perante a vida. Tem como metodologia, a utilização da música como meio de comunicação, fixação de ideias e integração com os participantes. É um seminário moderno e prático permitindo uma fácil assimilação do conteúdo abordado.

Pais, Filhos e a Escola - Pais Atuantes na Educação
O convívio familiar é um dos ítens mais importantes na educação de uma criança, e isto passa pelo envolvimento dos pais no desenvolvimento intelectual dos seus filhos. A participação dos pais formação educacional dos seus filhos, seja apoiando o trabalho que é realizado pelos professores na escola, seja reforçando os conceitos aprendidos nela, eu mesmo participando ativamente como voluntários em programas comunitários, é por demais importante. Sabemos que não vivemos isolados em uma ilha e que devemos ter nossa parcela de colaboração na sociedade.

É preciso que os pais sejam atuantes e não meramente coadjuvantes nas questões que envolvem a escola e a educação dos seus filhos. Por isto o conhecido Slogan: Não basta ser Pai, é preciso participar, nunca foi tão verdadeiro.

Nesta palestra, você irá perceber que podemos ter mais qualidade no educação, sendo mais atuantes na vida escolar de nossos filhos.

A palestra: A palestra Pais, Filhos e a Escola – Pais Atuantes na Educação, através de seu conteúdo criativo e da utilização de músicas populares sistematicamente selecionadas, proporciona condições satisfatórias para uma auto-reflexão sobre nossas atitudes, responsabilidades e também como podemos ser mais felizes atuando ativamente no desenvolvimento de nossos filhos.

Profissão Educador - Desafios, Habilidades e Atitudes Para o Sucesso
Por que alguns docentes envolvem seus alunos na compreensão dos conteúdos, e outros não? O que caracteriza esse professor considerado bem-sucedido? De quais naturezas são os recursos internos de que dispõem os educadores e que desenham sua competência?


Educar pessoas não é uma tarefa fácil. Na realidade, a profissão de educador é uma das mais árduas e, ao mesmo tempo, compensadoras. A transformação de saberes e a internalização de valores educativos, apesar de presentes na nossa vida em sociedade, não é um elemento fácil de entender. Isso ocorre principalmente quando falamos na relação teoria e prática na educação infantil.

Ser educador hoje é conviver com a incerteza, agindo na urgência e fazendo novas escolhas, pois muitas vezes as informações, a didática, o perfil do aluno, o mercado de trabalho e outras variáveis estão mudando constantemente.

O saber dos educadores não é um conjunto de conteúdos cognitivos definidos de uma vez por todas, mas um processo em construção ao longo de uma carreira profissional, na qual ele aprende, progressivamente, a dominar seu ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em que se insere nele e o interioriza por meio de regras de ação, habilidades e comportamentos que se tornam parte integrante de sua consciência prática.

Mãe - Um Desenho de Deus
Ser mãe é educar, preparar aquele pequeno ser para uma vida, e que tarefa séria. Muitas vezes podem surgir perguntas como: Será que estou fazendo tudo certo? Como a educação que estou dando irá interferir na vida de meu filho? Será que eu sei ser mãe?

Nem sempre as respostas aparecem no momento que deveriam, deixando estas interrogações abertas e gerando novas dúvidas. Mas com certeza, aquele sentimento indescritível de segurar seu pequeno bebê, alimentá-lo, vê-lo crescer, enfim, estar com ele, dando amor, educação, amizade e cumplicidade, são muitas vezes um ponto final às tantas dúvidas e medos que sempre irão surgir no decorrer da vida.

O objetivo deste evento é além de homenagear todas as mães por este data tão maravilhosa, discutir ideias que melhorem a auto-estima, qualidade de vida, satisfação pessoal e profissional e relacionamento familiar das participantes.

Uma Mãe é como um Desenho de Deus, feito com pincéis de esperança e colorido com afeto, superação uma enorme pré-disposição para dar de si, antes de pensar em si.

A Palestra : A palestra Mãe – Um Desenho de Deus, através de seu conteúdo criativo e da utilização de músicas populares sistematicamente selecionadas, tem como objetivo trabalhar as a auto-estima e o relacionamento familiar, além de dicas valiosas sobre nossa vida pessoal e profissional.

Eu Posso + Educação (Podemos Fazer Mais e Melhor)
A palestra EU POSSO+ (Podemos Fazer Mais e Melhor) é um tema que trata da nossa capacidade de vencer barreiras, quebrar paradigmas, vencer a crise e trilhar nosso sucesso pessoal e profissional na área da educação.
A palestra foi montada pensando em discutir de forma prática sobre ações e atitudes para obter sucesso, vencer profissionalmente, produzir mais resultados, otimizar recursos, usar da criatividade, etc, e é representada pela expressão EU POSSO+ em forma de acróstico onde cada letra que compõe a palavra transforma-se em um tópico do evento.

Tópicos:
- Empatia e Entusiasmo (Que vez quando me vez?);
- Utilização e Otimização de Recursos (tempo, material, mão-de-obra, criatividade, etc);
- Produção do Espetáculo (preparação da aula, equipe, ensaio, afinação, dramatização, convencimento e encantamento);
- Organização (Harmonia, Melodia e Ritmo na Educação);
- Ser Educador;
- Ser Comprometido;
- O + Importante (educação de qualidade, pessoas felizes, família, resultados positivos, trabalho, fé e seguir em frente);

Objetivos:

Discutir com os participantes de forma organizada, os aspectos relacionados ao tema EU POSSO+ criando uma reflexão sobre como, quanto, quando e o que podemos fazer para sermos mais eficazes em nossa vida pessoal e profissional.

Trabalhar a filosofia do EU POSSO+ provocando ações que reflitam em resultados como: comprometimento, produtividade, eliminação de desperdício, criatividade, qualidade na educação, relacionamento interpessoal, et

Empreendedorismo

Afinando o Empreendedor
Observe uma orquestra ou uma banda musical tocando e verá vários conceitos de empreendedorismo, liderança e trabalho em equipe.

A busca da qualidade musical exige planejamento, aperfeiçoamento contínuo, exigência de qualidade, precisão e monitoramento sistemático, exatidão, responsabilidade, ética, força individual e, ao mesmo tempo trabalho em equipe.

Além destes comportamentos empreendedores é necessário a busca de oportunidades e a manutenção de uma rede de contatos para que o projeto musical seja viabilizado.

Liderança Empreendedora e trabalho em equipe são itens fundamentais para qualquer organização. A competitividade e a qualidade dependem de todos.

O talento individual é importante, mas é necessário que todos estejam afinados com o mesmo objetivo!

A Palestra
A palestra Afinando do Empreendedor - A Música a Serviço da Liderança Empreendedora, procura semelhanças entre empreendedorismo e a dinâmica musical, fazendo analogias e simulando através de músicas e conceitos musicais as questões relacionadas as Habilidades e Comportamentos Empreendedores, Liderança e Trabalho em Equipe levando os participantes a uma reflexão criativa e divertida sobre o papel de cada um dentro da sua organização.

Jovens Empreendedores - Dinamismo e Compromisso com o Sucesso
Pensando na melhor qualidade, maior precisão, afinação, interpretação e melhores instrumentos, os músicos estão sempre em constante treinamento e desenvolvimento.

Em qualquer profissão que desejemos atuar precisamos estar afinados e preparados para as diversas exigências e mudanças constantes do mercado.

Atualmente o empreendedorismo juvenil tem sido amplamente discutido em todos os meios profissionais, e inclusive visto como matéria obrigatória em muitos cursos, seja profissionalizantes e/ou acadêmicos.

Para sermos empreendedores de sucesso é preciso estarmos afinados e bem ensaiados para apresentar um verdadeiro show de desempenho em nossa área.

Mulher Empreendedora - Sensibilidade, Competência e Superação
A Mulher Empreendedora

Percebe-se nos últimos anos uma crescente, benéfica e positiva participação da mulher nas empresas, seja como empresária, gestora ou em outros níveis gerenciais. Ela deixou de ser agente passivo das mudanças e transformações de nosso tempo, reivindicou, impôs-se e conquistou seu espaço no universo empresarial.

Empresas públicas ou privadas, sindicatos, cooperativas, clubes, escolas e associações em geral - sejam de natureza econômica, laboral, cultural ou política - tornaram-se ambientes da presença atuante da mulher.
A participação feminina é uma conquista muito valiosa, não só para elas, mas, principalmente, para o próprio mercado.

Elas não vêm ocupar o espaço dos homens, mas principalmente agregar valor ao trabalho de todos, com seu dinamismo, coragem, sensibilidade, competência e superação.

As organizações tornar-se-ão mais fortes economicamente e mais influentes politicamente enquanto as mulheres estiverem ativamente envolvidas. Não se pode mais dividir as atividades de trabalho em: Isto é coisa de homem... isto é coisa de mulher.

Pensando nisto, criamos a palestra Mulher Empreendedora – Sensibilidade, Competência e Superação, um trabalho dinâmico estruturado através da utilização da música como metodologia, fazendo com que as participantes interajam com facilidade e proporcionando maior eficácia na fixação e entendimento do conteúdo.

Empreendedorismo Contábel – Afinando Nossas Habilidades Empreendedoras
O sucesso profissional depende da nossa habilidade de empreender, transformando ideias e ações em inovações. O profissional contabilista deve desenvolver ações empreendedoras, criando oportunidades e agregar talentos para que sua área atinja resultados satisfatórios.

Pensando na melhor qualidade, maior precisão, afinação, interpretação e melhores instrumentos, os músicos estão sempre em constante treinamento e desenvolvimento.

Em qualquer profissão que desejemos atuar precisamos estar afinados e preparados para as diversas exigências e mudanças constantes do mercado.

É preciso estarmos afinados e bem ensaiados para apresentar um verdadeiro show de desempenho em nossa área.

O RH Empreendedor - Afinando Nosso Perfil Profissional e Habilidades Empreendedoras
Em qualquer profissão que desejemos atuar precisamos estar afinados e preparados para as diversas exigências e mudanças constantes do mercado, afim de apresentar um verdadeiro show de desempenho em nossa área.
Neste contexto, o profissional de Recursos Humanos deve ser um verdadeiro empreendedor, treinando suas habilidades e competências para conseguir por em prática: ideias, projetos e ações impactantes para a sua organização.

A área de recursos humanos torna-se cada vez mais estratégica dentro das organizações, e com isto as pessoas que atuam em RH precisam estar atentas para estas exigências, moldando seu perfil profissional e afinando-se constantemente.

Empregabilidade

Marketing Pessoal - Postura e Imagem Profissional
Em um trecho de uma das músicas gravadas pelo grupo de rock Tihuana, o compositor questiona: Que vês quando me vês?.

Esta interrogação tem muita relação com o marketing pessoal, principalmente com a nossa imagem, ou seja, a impressão que passamos para outras pessoas sobre nossa postura pessoal e profissional.

Mas para que o sucesso profissional seja duradouro precisamos cuidar tanto da nossa embalagem (imagem) quanto do conteúdo (competências), sabendo também como explorar estas qualidades de uma forma inteligente e ponderada.

Objetivos: A palestra Marketing Pessoal – Postura e Imagem Profissional visa expor de forma simples e eficaz os pilares para o sucesso na carreira e a construção de uma consistente postura e imagem profissional, através de exemplos práticos e dicas valiosas de marketing pessoal.

Empregabilidade e Competências Profissionais
Empregabilidade é a capacidade de adequação ao novo mercado de trabalho. O mundo mudou e as pessoas não se prepararam. O bom profissional é aquele que antes de tudo deve possui autopercepção e objetivos profissionais e pessoais pré-estabelecidos.

Já se foi a época em que o considerado bom profissional era aquele que mantinha seu histórico empregatício estável, com anos de trabalho numa mesma organização e com conhecimentos profundos sobre a sua área de atuação, inclusive, sem a necessidade de se levar em conta o business da empresa. Antigamente a empresa era responsável pelo crescimento profissional de seu funcionário, proporcionando-lhe cursos e sua estabilidade. Este conceito deixou de existir há muito tempo.

Hoje o profissional qualificado tem que obter um conhecimento profundo sobre seu segmento de atuação, ser generalista e ainda manter seu diferencial competitivo, isto é, a sua especialização no mercado de trabalho.

Deve-se ter sempre em mente que somos eternos aprendizes, que nunca devemos parar de adquirir novos conhecimentos, a fim de manter nossa competitividade no mercado, independentemente de idade. As pessoas que se acomodam tendem a se tornarem resistentes e conservadoras, o que dificulta sua afirmação e/ou recolocação no mercado de trabalho.

As grandes empresas aumentaram suas exigências de formação por parte dos profissionais ocupantes de qualquer posição hierárquica, pois as atividades passaram a exigir conhecimentos de maior escopo, além do relacionamento interpessoal e conhecimento técnico sobre sua função existem várias outras competências a serem aperfeiçoadas.

Gestão Pública

Qualidade no Atendimento ao Cliente Cidadão
O setor público tem procurado se aprimorar com relação ao atendimento da população, pois entende que o cidadão quando contribui através de impostos e taxas, está sendo um comprador de serviços públicos e espera de quem o atende uma qualidade semelhante a área privada, principalmente no contato humano.

As prefeituras que tem se preocupado com a Qualidade no Atendimento ao Cliente tem obtido excelentes resultados nas pesquisas e avaliação de seus munícipes, e aquelas que por outro lado tem negligenciado este fator tem recebido duras críticas.

Para colaborar com a melhoria na qualidade do atendimento do setor público é que gostaríamos de apresentar a palestra show UM SHOW NO ATENDIMENTO AO CLIENTE CIDADÃO.

Aproveite esta grande oportunidade e deixe sua marca na administração pública

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Sustentabilidade x Cooperativismo - Fazendo a Nossa Parte
Cooperativismo x Sustentabilidade

Desde sua origem, o Cooperativismo valoriza o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, causas ecológicas e programas sociais. Este posicionamento é cada vez mais firme, evidente e reconhecido, convergente com as práticas sustentáveis que são a grande exigência do mundo atual.

Sustentabilidade com Foco no Atendimento ao Cliente

Além de estar contida no princípio cooperativista do Interesse pela Comunidade, praticar a sustentabilidade na cooperativa reduz custos e pode torná-la ainda mais competitiva no mercado. Uma organização que possui sua imagem vinculada à sustentabilidade geralmente conquista o respeito da comunidade, além de ter um retorno considerável de clientes, da simpatia da opinião pública e boa reputação. A marca tende a ser valorizada no mercado, ganhando mais credibilidade e confiança.

A cultura da qualidade no atendimento ao cliente é fator essencial em qualquer empresa, mas quais ações podemos incorporar em nosso trabalho, e no nosso relacionamento com clientes internos e externos que privilegiem os conceitos de sustentabilidade?

O Meio Ambiente e a Gente

Educação Ambiental
Estamos vivendo um intenso progresso tecnológico que provoca graves consequências para a vida no planeta. Nos últimos anos, a preocupação com a degradação e exaustão dos recursos naturais deixa de ser tema apenas do movimento ambientalista e passa a ser prioridade para diferentes setores.

A Educação Ambiental ocupa um espaço protagonista na construção da consciência cidadã, como forma de expressão e mobilização, elevando criticamente à descoberta de novos valores, atitudes, gerando novos padrões éticos a serem construídos e vividos individual e coletivamente.

A Educação Ambiental deve ser contínua, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais, e voltada para os interesses nacionais. Ela se pontifica pela educação integral do homem, visando à formação de uma personalidade que valorize a vida, colocando em lugar de destaque a preservação do seu meio ambiente natural.

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Educação ambiental também é qualidade de vida, e pressupõe conscientização e mudança de atitude. É um compromisso adotado por pessoas e empresas de sucesso que desejam estabelecer uma harmonia entre vida e trabalho.

Motivação

Um show de Motivação Através da Música
Motivar é dar motivos para a ação, estar motivado é ter motivos para agir. A palestra Um Show de Motivação, uma palestra alegre e participativa que utiliza a música como ferramenta de comunicação, proporciona condições satisfatórias para uma auto-reflexão sobre as atitudes positivas que devemos adotar em nossas vidas. Neste seminário, você irá perceber que podemos ser mais dinâmicos, persistentes e entusiasmados, se prestarmos atenção nos sons e vibrações que nos rodeiam.

Motivando para a educação financeira e orçamento familiar
A palestra Motivando para a educação financeira e orçamento familiar é um tema que trata da nossa capacidade de vencer barreiras, quebrar paradigmas, organizar-se financeiramente, vencer a crise e trilhar nosso sucesso pessoal e profissional com segurança e qualidade de vida.

A palestra foi montada pensando em discutir de forma prática sobre ações e atitudes para praticar a educação financeira, orçamento familiar, planejamento/finanças pessoais, ter mais qualidade de vida, produzir mais, economizar recursos, otimizar resultados e trabalhar com mais satisfação e segurança.

Inovar – Desafios Para o Sucesso!
Para que uma empresa ou um profissional consiga se destacar no mercado é preciso constante inovação e aperfeiçoamento. Diversas competências necessitam ser constantemente treinadas, desenvolvidas e avaliadas, entre elas: visão de futuro, capacidade de superar desafios, liderança, relacionamento com o cliente, atitudes vencedoras, etc.

A palestra foi montada pensando na palavra INOVAR em forma de acróstico onde cada letra que compõe a palavra transforma-se em um tópico do evento da seguinte forma:

Integração e Afinação.

Nosso Time, Nossa Gente.

Organização (Harmonia, Melodia e Ritmo).

Ver o Cliente Como Único.

Atitudes Vencedoras.

Realização Contínua.

Objetivos: Discutir com os participantes de forma organizada, os aspectos relacionados ao sucesso pessoal e profissional, usando o tema INOVAR como palavra-chave.

A palestra INOVAR – Desafios Para o Sucesso! é um tema que visa enfatizar os desafios que terão que enfrentar os profissionais e empresas em busca da competitividade, da qualidade e do sucesso em sua área de atuação.

Eu Posso + (Podemos Fazer Mais e Melhor)
A palestra EU POSSO+ (Podemos Fazer Mais e Melhor) é um tema que trata da nossa capacidade de vencer barreiras, quebrar paradigmas, vencer a crise e trilhar nosso sucesso pessoal e profissional.

A palestra foi montada pensando em discutir de forma prática sobre ações e atitudes para obter sucesso, vencer a crise, produzir mais, economizar recursos e otimizar resultados, e é representada pela expressão EU POSSO+ em forma de acróstico onde cada letra que compõe a palavra transforma-se em um tópico do evento.

Tópicos
- Empatia e Entusiasmo (Que vez quando me vez?)
- Utilização e Otimização de Recursos (tempo, material, mão-de-obra, criatividade, etc).
- Produção do Espetáculo (equipe, ensaio, afinação, dramatização, convencimento e encantamento)
- Organização (Harmonia, Melodia e Ritmo na Empresa).
- Ser profissional ou amador?
- Ser Comprometido.
- O + Importante (pessoas felizes, família, resultados positivos, trabalho, fé e seguir em frente)

Objetivos:
Discutir com os participantes de forma organizada, os aspectos relacionados ao tema EU POSSO+ criando uma reflexão sobre como, quanto, quando e o que podemos fazer para sermos mais eficazes em nossa vida pessoal e profissional.

Trabalhar a filosofia do EU POSSO+ provocando ações que reflitam em resultados como: comprometimento, produtividade, eliminação de

PARE, PENSE E TRABALHE COM SEGURANÇA - Sua atitude faz a Diferença
A palestra PARE, PENSE E TRABALHE COM SEGURANÇA – Sua atitude faz a diferença é um tema que trata da nossa capacidade de trabalhar com mais atenção, foco e mais atitude em nosso ambiente profissional, prevenindo acidentes de trabalho, além de melhorar nossa qualidade de vida.

Tópicos:
- Pare, Pense e Trabalhe com Segurança
- Qualidade de Vida – Equilíbrio entre o pessoal e o profissional.
- Sua atitude determina a sua altitude.
- Organização – harmonia, melodia e ritmo na empresa.
- Segurança no trabalho – comprometimento, atitude, disciplina, comportamento, cumprimento de normas.
- Os sentidos a nosso favor – tato, audição, visão, paladar e olfato.
- Motivos para a ação

A Música a Serviço da Liderança e do Trabalho em Equipe
A Palestra
A palestra A Música a Serviço da Liderança e do Trabalho em Equipe, procura semelhanças entre a administração de uma empresa e uma Banda Musica, e simula através de músicas e conceitos musicais as questões relacionadas a Liderança e Trabalho em Equipe levando os participantes a uma reflexão criativa e divertida sobre o papel de cada um dentro da sua organização.

Equipe Nota 10 - Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal
Objetivos:
Discutir com os participantes de forma organizada, os aspectos relacionados a motivação, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, liderança, qualidade no trabalho e desenvolvimento pessoal/profissional de maneira a provocar um processo de mudança na forma como encaramos o nosso trabalho, a nossa postura perante as outras pessoas e perante a vida.

Descontinuitivite Crônica - Uma Doença Perigosa
Uma doença muito comum hoje em dia está impedindo muita gente de conseguir atingir seus objetivos pessoais e profissionais

Seu sintoma mais comum é a incapacidade de começar e terminar projetos e é causada pela falta de organização pessoal, falta de entusiasmo e a falta de determinação. Esta doença se chama Descontinuitivite Crônica e muitas vezes a contraímos e não percebemos que estamos sofrendo de um mal tão terrível que chega a bloquear nosso êxito em várias áreas de nossa vida.

Nesta palestra você irá conhecer um pouco mais sobre esta perigosa doença, como evitá-la e para quem já a contraiu, como curá-la.

Não seja um descontinuitivo!

A Palestra
Baseada no artigo de nossa autoria intitulado Descontinuitivite Crônica – Uma Doença Perigosa, publicado em diversas revistas das áreas de administração, marketing, vendas e gestão, criamos a palestra show com o mesmo nome, formatada através da utilização de músicas como metodologia de trabalho que tornam o conteúdo ainda mais participativo e de perfeita assimilação, permitindo uma auto-reflexão sobre os fatores que nos impedem de conquistar nossas metas pessoais e profissionais.

Secretária de Sucesso - Um Show de Motivação
As secretárias e recepcionistas são uma das principais responsáveis pela qualidade e conceito de atendimento de qualquer organização. Ela é o início do bom atendimento e o cartão de visitas da organização.
Atualmente a secretário ocupa papel estratégico nas empresas, pois com o passar do tempo ela assumiu além das funções de atendimento e agendamento, o de assessoria, controle e distribuição de informações, filtragem do que é relevante ao assessorado, etc.

Com estas mudanças, também aumentaram as responsabilidades e a necessidade de maior aperfeiçoamento destes profissionais.

A Secretária de Sucesso – Um Show de Motivação, é uma palestra que visa discutir com os participantes os aspectos relacionados ao sucesso pessoal e profissional das Secretárias e Recepcionistas.

Acordando para a Prática da Qualidade
Qualidade Organizacional é a busca orquestrada pela perfeição e a satisfação das pessoas, onde cada indivíduo tem sua participação e responsabilidade com o todo.

Para que uma banda musical ofereça um melhor espetáculo à sua platéia, é preciso:

· Aperfeiçoamento contínuo (Kaizen);
· Muito ensaio (treinamento);
· Planejar o Show e solucionar problemas (PDCA, Espinha de Peixe, etc);
· Um bom regente um líder de banda (Gerência e Liderança);
· Discutir com todos buscando a melhor idéia (Brainstorming);
· Organização e Disciplina (5S).
· Normas e Padrões de atuação (Procedimentos Operacionais, etc).
Os músicos estão constantemente buscando a Qualidade Total, e podemos aprender e relembrar muitos conceitos da Prática da Qualidade ao analisarmos a Dinâmica da Música.
Além disso, a música nos faz refletir, através do seu poder de penetração mental, suas letras, seu teor.
Nesta palestra, você irá perceber que podemos Praticar a Qualidade se prestarmos atenção nos sons e vibrações que nos rodeiam.

Qualidade de Vida - Um Compromisso Com Você!
Qualidade de Vida pressupõe conscientização e mudança de atitude. É um compromisso adotado por pessoas e empresas de sucesso que desejam estabelecer uma harmonia entre vida e trabalho.

Saúde, família, afetividade, carreira, cultura, lazer, convivência social, constância emocional e espiritualidade são alguns itens que fazem parte do composto Qualidade de Vida, e para chegarmos a um desejável equilíbrio entre estas áreas devemos saber administrar nossos desejos e estabelecermos metas e objetivos para o desenvolvimento da qualidade em nossas vidas.

Ter qualidade de vida é estar bem consigo mesmo e com o mundo que nos rodeia, é investir em saúde e desenvolvimento intelectual. Quem não está bem consigo mesmo não consegue estar bem com ninguém.

Praticar exercícios físicos regulares, boa alimentação, prepara seu corpo para os desafios do dia-a-dia, e te faz sentir mais leve como pessoa.

Para ser uma pessoa de sucesso precisamos aparentar ser uma pessoa de sucesso, e a preocupação com a nossa saúde talvez seja a primeira atitude a ser gerenciada para quem busca Qualidade de Vida.

Cuidando do Cuidador - Um Show de Motivação na Saúde
Motivar é dar motivos para a ação, estar motivado é ter motivos para agir. Especialmente na área da saúde onde o primeiro atendimento muitas vezes é o apoio emocional oferecido aos pacientes e familiares, o profissional que atua nesta área deve estar sempre preparado no sentido técnico e comportamental.

Por isso cuidar da motivação daquelas pessoas que atuam cuidando de outras deve ser um trabalho constante na gestão dos serviços de saúde pública ou privada. Estar afinado nas questões relacionadas ao trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, atendimento ao cliente, motivação e entusiasmo é essencial para o profissional cuidador.

A palestra Cuidando do Cuidador - Um Show de Motivação Através na Saúde, uma palestra alegre e participativa que utiliza a música como ferramenta de comunicação, proporciona condições satisfatórias para uma auto-reflexão sobre as atitudes positivas que devemos adotar em nossa vida pessoal e profissional.

Nesta palestra, você irá perceber que podemos ser mais dinâmicos, persistentes, entusiasmados e cuidar bem de nós mesmos e daquelas pessoas as quais nos relacionamos.

Vamos cuidar bem do cuidador!

Vendas, Atendimento ao Cliente e Marketing de Relacionamento

Um Show de Vendas Através da Música
Para sermos um profissional de vendas de sucesso devemos como em uma música, trabalhar muito bem as nossas divisões de harmonia, melodia e ritmo.

Harmonia em Vendas: Além de trabalhar em equipe com a sua empresa, para que a venda seja concretizada de forma harmônica, é preciso harmonia nas questões pessoais, profissionais, mentais e espirituais. Se o vendedor não estabelecer harmonia entre estas áreas, a sua concentração estará comprometida no momento da apresentação, e ele não conseguirá dar um Show em Vendas.

Melodia em Vendas: O vendedor deve conhecer a fundo seu produto e seu mercado para não desafinar na frente do cliente. A apresentação de um produto deve ser feita de forma lógica, utilizando-se técnica, razão e também emoção.

Ritmo em Vendas: O vendedor deve planejar o seu dia para que tenha ritmo em vendas. Uma agenda ordenada, assim como a análise prévia do cliente antes da visita, fazem com que ele estabeleça movimento contínuo, cadência, e esteja sempre vendendo. A falta de ritmo é o grande problema da maioria dos profissionais.

Afine sua Equipe de Atendimento e Vendas com esta empolgante palestra!

Afinando Sua Equipe de Atendimento e Vendas
Pensando na melhor qualidade, maior precisão, afinação, interpretação e melhores instrumentos, os músicos estão sempre em constante treinamento e desenvolvimento.

Em se tratando de equipe, que poderíamos chamar em música de conjunto, banda ou orquestra, a boa seleção, treinamento e supervisão dos seus integrantes talvez seja um dos grandes desafios do empreendedor. É preciso uma equipe afinada e bem ensaiada para apresentar um verdadeiro show de desempenho e resultados.

Coordenação, percepção, sensibilidade para descobrir e desenvolver talentos e competências, aliado a um alto poder de comunicação, liderança e atitudes positivas fazem da diretoria ou gerência comercial a força propulsora para a sua equipe. Nesta palestra voltada para líderes de equipes de atendimento e vendas, você irá perceber que podemos conseguir melhores resultados e aumentar nosso faturamento, se prestarmos atenção nos sons e vibrações que nos rodeiam. Afine a sua equipe e colha melhores resultados em vendas.

Marketing de Relacionamento, Pós-Vendas e Fidelização do Cliente
Manter um bom relacionamento com os clientes é, hoje em dia, um fundamento básico no mundo dos negócios.

É através da manutenção de uma carteira de clientes fiéis que uma empresa pode minimizar a dependência de estar continuamente conquistando novos clientes, numa frenética luta com um número cada vez maior de concorrentes. Este trabalho tem como objetivo principal descrever e analisar o processo de atendimento ao cliente e a implantação de um sistema de atendimento em situação de pós-venda no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.