Eugênio Mussak

TEMAS


Eugênio Mussak



Prof. Eugenio Mussak é educador, escritor e presidente da Consultoria Sapiens Sapiens.

Formado em Medicina na UFPR com especialização em Fisiologia Humana, é professor da FIA-USP e da Fundação Dom Cabral, nas áreas de Liderança e Gestão de Pessoas.

Diretor Científico da Associação Brasileira de Recursos Humanos e integrante do comitê de criação do CONARH - Congresso Brasileiro de Recursos Humanos.

Autor de vários livros, entre os quais Metacompetência, Gestão Humanista de Pessoas, Liderança em Foco, Motivação: do querer ao fazer, Caminhos da Mudança e Pensamento Estratégico para Lideres de Hoje e Amanhã 

Colunista das revistas Você S.A. e Vida Simples da Editora Abril, do portal UOL e comentarista da Radio Eldorado.

Temas das palestras

As palestras de Eugenio Mussak são caracterizadas por conectar várias áreas do conhecimento humano (multidisciplinaridade). São famosas por sua didática ao explicar assuntos complexos de uma forma bastante simplificada. Veja alguns destes assunto

As pessoas não são controláveis. Mas são lideráveis. Essa diferença não é sutil, é radical, ainda que seja tão mal compreendida por todos aqueles que praticam gestão de pessoas. A palestra procura a equacionar essa diferença com firmeza e didática. Peter Drucker disse que "A gestão será, cada vez mais, a disciplina e a prática pelas quais as lideranças vão readquirir seu reconhecimento, impacto e relevância". E disse também que o futuro da gestão se confundiria cada vez mais com a capacidade dos gestores entenderem da alma humana.

Liderança - vários temas

Os grandes líderes do mundo são cercados por um mistério que pode ser facilmente desvendado. A liderança é uma escolha, uma relação, uma técnica e uma arte. Dentro dessas quatro dimensões, esta palestra é preparada para atender às necessidades do momento da empresa. [Livro]

Metacompetência

Metacompetência é o desenvolvimento de uma nova maneira de competir. Trata-se do cruzamento entre as competências essenciais, em geral de viés técnico, com as competências transversais, com forte carga comportamental.

Mais do que bons profissionais, o mundo deseja boas pessoas exercendo bem suas profissões. O diferencial competitivo leva à superação de expectativas e à potencialização dos negócios, dos empregos e das carreiras. [Livro]

Desafios: a energia que nos move

Pessoas eficientes são movidas a desafios. Entretanto, sua percepção pode ser bastante variada. Por exemplo: uma dificuldade pode ser encarada como um problema ou como um desafio. Esta palestra esclarece por que essa diferença existe e provoca reflexões a respeito da melhor estratégia mental, pessoal e coletiva para lidar com as dificuldades e os desafios.

A Empresa e as mudanças: como enfrentá-las?

Apesar de saberem que as mudanças são necessárias, a maioria das empresas tem dificuldade de encará-las. Afinal, situações imóveis costumam ser mais confortáveis e seguras. Nesta palestra, você vai entender por que existe este sentimento em todos nós. E vai descobrir de que maneira é possível - e necessário - encarar esta fase de transição, contando com a participação e empenho de todos.

Pensamento Estratégico

Pensar estrategicamente significa criar compromisso com o futuro, definindo o destino e o caminho. Para ter sucesso, entretanto, também é necessário conhecer bem onde se está avaliar pontos fortes e pontos fracos, e criar alternativas para aumentar a possibilidade de atingir o objetivo desejado.

O valor de uma cultura de valor

Uma discussão sobre a importância dos valores de uma organização.
Pense que, em primeiro lugar, uma empresa é formada por um círculo de relações e interesses. Se os valores desta empresa forem firmados, suas relações de confiança, respeito e admiração dos públicos interno e externo serão incrementadas. O resultado, sustentado pelo tempo, é uma possibilidade maior de crescimento consistente e perene da marca.

Compromisso com a excelência

A filosofia grega nos legou muita sabedoria - sobretudo quando aplicada à gestão e ao trabalho. Aristóteles, por exemplo, dizia que a vida de um indivíduo é justificada pela busca da excelência, pois assim o mundo terá se transformado para melhor pela simples razão de sua existência. Aplicada à vida prática, esta idéia que resistiu ao tempo, tem o poder de influenciar positivamente no comportamento pessoal e profissional das pessoas. Quem aceita a ideia da excelência incorpora o papel de agente da mudança.

Empresas Inteligentes, Pessoas Talentosas

Empresas são inteligentes e mais competitivas quando promovem o desenvolvimento dos talentos dos seus colaboradores. Podemos comparar a empresa com um organismo vivo: as variáveis necessárias ao aumento da inteligência pessoal são muito próximas aos necessários à inteligência organizacional. Descubra como nesta intrigante palestra.

Empresas inteligentes, pessoas saudáveis

Produtividade e felicidade são companheiras. Empresas inteligentes promovem a qualidade de vida de seus colaboradores e, a partir desta estratégia, alcançam melhores resultados. A palestra faz um paralelo com a saúde e a doença: condições ligadas aos fatores que as promovem, estão sob controle de cada pessoa, e podem ser transformadas em modelo de comportamento dentro da empresa.

A carreira e seu dono

Definitivamente, a carreira não pertence à empresa. O cargo pode ser, a carreira não - esta pertence à pessoa. A empresa é o ambiente onde uma carreira é construída, consolidada, ampliada e, às vezes, destruída. Tomar as rédeas da vida profissional, buscando o desenvolvimento necessário, dentro ou fora da organização, e cuidando das competências humanas, constitui a inteligência da empregabilidade.

Qualidade de vida

Work Life Balance (WLB) é um conceito bastante abrangente que inclui uma adequada priorização entre as demandas e ambições da vida profissional por um lado, e a busca de um equilíbrio em assuntos pessoais como cuidados físicos, lazer, família e desenvolvimento pessoal por outro. Com a demanda cada vez maior das empresas sobre os seus colaboradores, atingir este equilíbrio é cada vez mais importante, porém cada vez mais difícil. Por outro lado, deve-se considerar que não existe um conceito absoluto para o tema, pois a idéia de WLB é muito pessoal. Nesta palestra, Eugenio Mussak comenta algumas visões e pondera fatos sobre a busca deste equilíbrio.

A postura de Educador e Líder que o Professor deve ter

Educar é ensinar a pensar. Há professores que se limitam a passar conteúdos e há os que assumem seu papel de educadores, liderando seus alunos em direção à construção conjunta do conhecimento e à criação de pensamento crítico. O "educador-líder" exerce a arte de abrir as janelas da consciência de seus discípulos. Não compartilha conhecimentos, e sim compartilha significados.