Eugênio Mussak

TEMAS


Eugênio Mussak



Eugenio Mussak, apontado pelas revistas Veja e Exame como um dos maiores palestrantes brasileiros. É professor, palestrante e empresário. É Head das empresas MSK2 Soluções Educacionais e da Quarto Grau Educação Continuada. Sua carreira ligada à educação teve início em 1971 e contabiliza cerca de 20 mil aulas dadas, e mais de mil palestras proferidas para empresas, universidades e congressos, no Brasil e exterior.

Foi professor, coordenador pedagógico, diretor de escola, empresário da área de educação no Paraná e Santa Catarina e fez parte do grupo que implantou a Universidade do Professor no Estado do Paraná, iniciativa pioneira e modelo em desenvolvimento de docentes. Sua formação original é Medicina pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Fisiologia Humana, disciplina da qual foi monitor, pesquisador e professor na própria Universidade. Tem especialização em Análise de Sistemas e Negócios pela FAE Business School.

É Professor-Honorário do IBMEC/SP e professor convidado da FIA e Fundação Dom Cabral nas áreas de Liderança, Comportamento, Aprendizagem e Gestão de Pessoas. Membro da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, onde ocupou os cargos de Conselheiro, Diretor de Pesquisas e coordenador de publicações e eventos, tais como o CONARH, o segundo maior congresso de RH do mundo. Autor e co-autor de 12 livros e mais de 500 artigos publicados em diversas revistas e sites nacionais e internacionais.

Sobre as Palestras:

As palestras de Eugenio Mussak são caracterizadas por conectar várias áreas do conhecimento humano (multidisciplinaridade). São famosas por sua didática ao explicar assuntos complexos de uma forma bastante simplificada. Veja alguns destes assunto

As pessoas não são controláveis. Mas são lideráveis. Essa diferença não é sutil, é radical, ainda que seja tão mal compreendida por todos aqueles que praticam gestão de pessoas. A palestra procura a equacionar essa diferença com firmeza e didática. Peter Drucker disse que "A gestão será, cada vez mais, a disciplina e a prática pelas quais as lideranças vão readquirir seu reconhecimento, impacto e relevância". E disse também que o futuro da gestão se confundiria cada vez mais com a capacidade dos gestores entenderem da alma humana.

Temas de Palestra Presenciais e Online:

- Quais os atributos de um lider inspirador: 

A conduta de um líder diz muito sobre a performance da equipe, o clima da empresa e impacta diretamente o resultado do negócio. Assim, quais são os principais atributos do líder que verdadeiramente inspira pessoas? Sua competência? Seu caráter? O respeito, a admiração e a confiança dos seus liderados? Como despertar o melhor de cada individuo? Como conduzir as pessoas ao objetivo principal esperado pela empresa? Como pensar estrategicamente?

- Tempos difíceis: Quando os líderes são ainda mais necessário: 

Crises, mudanças organizacionais, metas, instabilidade….Todos os dias enfrentamos estes desafios em maior ou menor escala. E é justamente onde as melhores soluções podem florescer ao se pensar fora da caixa, ao se propor sair do lugar, mas também é quando as pessoas ficam muito vulneráveis. Neste momento, o papel do líder é decisivo: é importante que ele mostre segurança, clareza e apoio a todos os seus liderados fortalecendo comportamentos transformadores. No estímulo e incentivo de um para o outro, vem a coragem de procurar o novo e a força de não se deixar anestesiar pelo medo.

- O time dos Sonhos: 

Saber montar uma equipe ideal é um dos segredos para atingir os resultados esperados na empresa. Igualmente, a criação de um ambiente de aprendizado e colaboração entre os diferentes integrantes deste time, em que todos podem contribuir com diferentes perspectivas e habilidades, facilita o exercício da liderança. Incentivar a autonomia, permitir erros, promover o aprendizado, gera um ambiente de confiança e lealdade, que impacta diretamente nos resultados da empresa.

- O que nos torna produtivos, Humanos e Felizes: 

São as pessoas que fazem as organizações e, as organizações são feitas de pessoas. E é no trabalho que passamos a maior parte de nossa vida adulta produtiva. Assim, encontrar um lugar que nos faça bem, que tenha elementos de orgulho e satisfação, ética, valores humanos e incentivo à autonomia, traz significado para nossa vida e promove o nosso engajamento. Encontrar sentido naquilo que estamos fazendo, por menor que seja, é um fator decisivo de felicidade e que impacta diretamente em nossa produtividade.

- A nossa construção não acaba nunca: 

Somos pessoas e profissionais em eterna construção de nós mesmos. Autoconhecimento, leitura, cursos, estudos, palestras, filmes, aulas, diálogos. É um processo permanente de aprendizado para a evolução e na vida adulta, depende única e exclusivamente de nós mesmos. A empresa pode dar ferramentas, mas a vontade, a disposição, a determinação é individual.

- Por que é tão dificil aceitar mudanças: 

O mundo contemporâneo muda o tempo todo. As empresas e as pessoas precisam se adaptar para sobreviver a esta velocidade insana. Comportamentos, valores, tecnologias, ética e moral, tudo que está relacionado com a vida do homem em sociedade tende a mudar em uma velocidade cada vez maior. Mesmo sabendo de tudo isso, porque temos tanta resistência às mudanças? Há explicações biológicas e comportamentais sobre esta resistência e compreendendo isso, a aceitação será facilitada.

- Reinvente-se! Nunca é tarde para promover transformações na vida, no trabalho, na empresa, no mundo: 

Vivemos uma mudança de tempos, como nunca se viu na humanidade. A tecnologia afetou o modo como nos comunicamos, como trabalhamos, como vivemos o dia a dia. Ao mesmo tempo, esta velocidade de transformação gerou um sentimento de que é preciso fazer de nossos dias algo com muito mais sentido de viver. Ter um plano B, mudar de atitude, de estado civil, desaprender, deixar coisas para trás, criar uma ONG ou um empreendimento com impacto social, propor mudanças na empresa, criar um projeto que ajude o mundo, permeia o pensamento de muitas pessoas e muitas empresas hoje em dia. Mas o que nos falta? Coragem? Um propósito? Como encontrar o verdadeiro sentido em meio a este caos de pensamentos? É necessário parar, refletir, analisar, ouvir histórias, se inspirar, não se deixar anestesiar por não ter a certeza do que se quer, mas acima de tudo….agir, persistir, desbravar caminhos, não ter medo de errar, buscar o novo todos os dias, através da transformação de si mesmo.

- Fazendo a diferença: Atitudes e ações individuais contam: 

São as ações individuais que desencadeiam as ações coletivas, que se transformam em comportamento generalizado. E é preciso que alguém dê o primeiro passo. Este alguém pode ser uma pessoa comum, um líder, uma empresa. Há inúmeros exemplos de pioneiros, cujos comportamentos mudaram gerações. Mas, não precisa mudar o mundo, mudando seu microambiente: sua família, seu espaço de trabalho, sua vizinhança, já tem o poder de impactar. É preciso coragem de propor, de dar o primeiro passo. É preciso que a proposição tenha relevância para ser aceita. E é preciso muita persistência, pois pode haver resistência às mudanças propostas.

- Sobre olhar o futuro com lógica e otimismo: 

Sabemos que as pessoas se relacionam com o futuro de maneira diferente. Há os que o ignoram, há os que tentam prevê-lo e há os que assumem a responsabilidade por sua construção. Promover um alinhamento e engajar as pessoas para que o futuro desejado seja possível, é um dos atributos dos bons líderes e das empresas inteligentes. Quando aquilo que chamamos de futuro se tornar presente, ele será tão melhor, ou não, a depender do que fizermos no presente atual. A isso damos o nome de causalidade, e sua percepção é um dos maiores aliados das carreiras e dos negócios bem-sucedidos.

AT 01-20