Monja Heishin Gandra

TEMAS


Monja Heishin Gandra



Monja Heishin, de nome civil, Maria de Lourdes Ribeiro Gandra, é aluna discípula de Monja Coen Roshi, do Templo Taikozan Tenzui Zenji, Comunidade Zen Budista - Zendo Brasil, tradição Soto Zen - Japão.

Formada em Pedagogia, a sua atividade profissional, por 34 anos, foi no Governo do Estado de São Paul, contribuindo na formação e capacitação de servidores de prefeituras municipais e de órgãos estaduais para a implementação de políticas públicas das áreas sociais, direitos humanos, meio ambiente, e em movimentos de cultura de paz e não violência.

Como monja zen budista desde 2008, orienta práticas de zazen, meditação zen, e é facilitadora e docente de cursos de introdução ao zen budismo. 

Participa de iniciativas inter-religiosas, de mobilização e sensibilização social por meio da meditação e diálogos temáticos, a diversos públicos, tendo por base os ensinamentos de Xaquiamuni Buda.

Contribuiu na criação e na organização do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

É também musicista, integrando som e sopro, como linguagem do “interser.”

Temas de Palestras:

- Cuidando de mim e da minha espiritualidade
- O budismo e o conhecimento de nossas emoções
- Liderança Sustentável
- Sustentabilidade / Meio Ambiente
- Budismo
- Compaixão pelos Animais
- Corpo e Mente
- Qualidade de Vida