Fabio Mariano Borges

TEMAS


Fabio Mariano Borges



Profissional atuante comportamento do consumidor e pesquisa de mercado desde 1989, é doutor e mestre em Sociologia e Antropologia do Consumo pela PUC/SP, MBA em Marketing pela ESPM e graduado em propaganda pela ESPM e Ciências Sociais pela USP.

Atuou na área de pesquisa e insights em empresas como Talent, DataFolha, Sebrae, Lorenzetti, Editora Abril, Marítima Seguros, entre outras. Participou da fundação do DataPopular, instituto de pesquisa especializado nas classes populares.

Desde 2003 dirige a inSearch, agência de pesquisa de tendências  e estudos de mercado.

Professor na ESPM, FGV, FIA/USP, FAPP e Insper.

Atua há 25 anos com comportamento do consumidor, estudos etnográficos e consumer insights, desenvolvendo estudos acadêmicos e pesquisas de mercado.

Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) pela PUC/SP. MBA em Marketing pela ESPM, também graduado pela mesma instituição em Comunicação Social/Propaganda.

Cursou Ciências Sociais na USP. Áreas de docência:

- Pesquisa de Mercado

- Inteligência Competitiva

- Planejamento de Marketing e Comunicação

- Comportamento do Consumidor

- Consumer Insights

- Tendências

- Cultura e Consumo

- Consumidor em Mercados Emergentes

- Genealogia do Consumo

- Etnografia Urbana

- Etnografia

- Consumidor da Base da Pirâmide/Nova Classe Média

- Classes Populares

- Segmentos de Consumo Contemporâneo.

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM-SP, graduação e Pós/MBA na mesma instituição. Também docente na graduação da Pós da FAAP, MBA na FGV, FIA/USP e Insper.

Orientador de TCC - Comunicação Social/Propaganda na FAAP. Ministrou curso de Pesquisa Etnográfica aplicada ao Marketing em Berlin e Madrid, de 2010 a 2012, a convite da Sanofi Aventis, para equipe de pesquisa de indústria farmacêutica.

Temas e áreas de pesquisa e estudos: Consumo: consumerismo, consumo e ativismo, consumo e cidadania, consumidor responsável e consciente, tipologias de consumidor, estilos de vida e life occasion, reclamações e manifestações de insatisfação de consumidores. Consumer Insigths e tendências.

Sociologia e Antropologia: complexidade, cibercultura, etnografia urbana, sociologia e antropologia visual, relações sexuais, ativismo, saúde e doença, religião, sociologia do cotidiano.

Larga experiência na liderança de pesquisas de mercado, estudos de insights e comportamento do consumidor.

Atual Diretor Executivo da Insearch - Tendências e Estudos de Mercado, empresa especializada em consumer insights-tendências e estudos de mercado, atendendo a empresas como JBS/Friboi, Twitter, Google, Carrefour, Hypermarcas, Unilever, Honda, Samsung, Seguros Unimed, Dicico, LandRover, Itaú, Boticário, Sanofi Aventis, Roche, Pfizer, entre outras.

Já atuou em pesquisa de mercado e marketing em empresas como Datafolha, Marítima Seguros, Lorenzetti, Editora Abril, Sebrae-SP (onde liderou mais de 200 projetos de pesquisa), Talent, DM9, Ibope.

Participou da fundação do DataPopular em 2001, empresa especializada em pesquisas sobre classes populares, dirigindo o instituto até 2003.

Especialista na aplicação de Pesquisa Etnográfica no Marketing para estudos de comportamento do consumidor, através de técnica desenvolvida para o mercado, apresentada e publicada em 2002 na ESOMAR.

Realizador de mais de 10 filmes etnográficos sobre comportamento do consumidor, focando em subculturas e no cotidiano do consumidor.

Temas de Palestra:

- Atendimento ao Cliente
- Criatividade e inovação
- Marketing/ Comunicação
- Vendas - Classe C
- Vendas / Varejo / Telemarketing


 

AT 03-09