Paulo Silva

TEMAS


Paulo Silva



Pioneiro da internet na América Latina nos anos 80, Paulo Sérgio Silva, também conhecido como Paulão, é o fundador e diretor executivo da RockOn Advisors, consultoria especializada em e-commerce e experiência do consumidor no ecossistema digital. É também conselheiro de grandes empresas, palestrante profissional e, através da RockOn, investidor em startups brasileiras em estágio inicial.

Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Lojas Marisa (desde setembro de 2018), empresa de capital aberto e na qual também integra o Comitê de Estratégia.

Também é membro independente do Conselho de Administração da Ri Happy, para o qual foi eleito em março de 2019. As duas companhias estão entre as principais varejistas brasileiras e são referência em seus segmentos (roupas femininas e brinquedos, respectivamente).

Em ambas, Paulão atua trazendo sua visão do comportamento do consumidor no ambiente digital, tendências e inovações - de forma a colaborar para um maior entendimento quanto aos impactos do digital na gestão do negócio, na motivação de equipes diversificadas e multiculturais e na construção de um novo modelo mental de liderança.

Como executivo, foi CEO do Walmart.com no Brasil por quatro anos, até maio de 2018 - ingressou no time do Walmart Global eCommerce em 2013, primeiro como vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios na América Latina.

Liderando equipe de 1.300 funcionários, foi responsável pelas estratégias que garantiram crescimento sustentável, foco no cliente e produtividade inteligente da companhia no Brasil.

Pegada Digital:

Um dos pioneiros da internet na América Latina, criando do zero o ambiente para negócios digitais, Paulão foi cofundador da NutecNet. Em uma época em que ainda não se usava terminologias como startups e unicórnios, a NutecNet foi vendida ao espanhol Grupo Telefónica. A operação daria origem ao Terra que, por sua vez, em pouco tempo, passaria a ser a maior empresa de mídia digital da América Latina.  
Como Vice-Presidente global responsável pela área comercial do Terra, Paulão desenvolveu equipes multinacionais, criou políticas e métricas e ajudou uma infinidade de anunciantes a se beneficiar da exposição online de suas marcas em mais de uma dezena de países.
Mais do que trabalhar por uma única empresa, Paulo Sergio Silva teve papel decisivo para o estabelecimento e o fortalecimento de uma cultura de negócios digitais na América Latina. Foi pessoalmente responsável pela criação e implementação das primeiras regras do mercado de publicidade online em 1997. Dois anos depois, integrou força tarefa multinacional que lançaria os primeiros anúncios em vídeo para internet. Vale ressaltar que Paulão foi, ainda, um dos fundadores do IAB Brasil.

Marcos:

- Em 2004, desenvolveu uma equipe internacional para cuidar de clientes regionais nas Américas, que se tornaria modelo para toda a indústria na América Latina. A iniciativa permitiu que as marcas anunciassem usando uma estratégia de comunicação regional, mas de acordo com aspectos locais, como cultura, hábitos de consumo e legislação.

- Em 2005, capitaneou equipe na maior operação de vendas de anúncios online na América Latina, posição de liderança mantida pelos 10 anos seguintes.

- Em 2008, encabeçou a primeira operação comercial de uma Olimpíada transmitida pela internet na região, juntamente com COI, que levou para América Latina os Jogos de Beijing, ao vivoma web, fato inédito no mercado de e-broadcast até então.

- Em 2009, esteve à frente dos esforços para implementar o primeiro anúncio multi plataforma e de vídeo, através de múltiplas telas, como smartphones e TV com acesso à Internet, entre outros dispositivos conectados.

- Em 2012, liderou sucesso comercial sem precedentes em termos de ofertas de publicidade para a transmissão ao vivo dos Jogos Olímpicos de Londres para a América Latina, em várias telas e em até 36 canais simultâneos.

- Em 2013, no Walmart.com, implementou uma nova visão para o maior mercado de e-commerce da empresa na América Latina, introduzindo novas fontes de receita em termos de Serviços, Market Place e Publicidade.

- Em maio de 2018, menos de quatro anos após o início do projeto, conduziu o market place do Walmart.com no Brasil de poucos sellers e SKUs a uma oferta de mais de 3,5 milhões de produtos de 4 mil empresas parceiras.

Background Academico:

Formado em Publicidade (Anhembi-Morumbi / SP - 1986) e em Marketing (FGV / SP - 1999), Paulo Sérgio Silva completou com sucesso o Programa de Liderança da Universidade de Columbia em parceria com o programa de educação executiva do Grupo Telefónica (NY/EUA – 2008) e é certificado em Governança Corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC / SP em 2017).

Lado B:

Ao longo de sua carreira como executivo, nunca abriu mão de seu lado artística: guitarrista apaixonado, Paulão é o líder da banda Soul Good.

Em 2012, quando fez uma pausa de alguns meses na vida executiva, pôde se dedicar com mais intensidade a ela.

O período, ainda que sabático, também serviu para lhe dar um maior entendimento do comportamento de novos consumidores em uma área específica do negócio digital: a música.

Assim, acabou também por usar esse tempo para explorar oportunidades e investir na área de entretenimento.

Temas de Palestras:

- Criatividade e Inovação
- Gestão de Pessoas
- Gestão de Negócios
- Liderança
- Determinação
- Inovação, pessoas…tudo no mesmo beat
- E-comerce
- Gestão
- Marketing
- Vendas
- Propaganda e Publicidade

 

 

AT 06-09