Domingos Ricca

Domingos Ricca

Domingos Ricca

TEMAS


Domingos Ricca



Domingos Ricca é Sócio-Diretor da Ricca & Associados Consultoria e Treinamento e da Revista Empresa Familiar. Consultor especializado em Governança Corporativa para Empresas Familiares.

Idealizador e apresentador do Programa de TV Gestão Familiar. Palestrante e Conferencista nacional e internacional.

 PhD em administração pela Florida Christian University, M.B.A, Wisconsin University e possui graduação em Administração.

Professor de Graduação e Pós-Graduação, palestrante, conferencista e autor de livros sobre o tema: Empresa Familiar.

A Ricca & Associados Consultoria e Treinamento, desenvolveu o Programa TV Gestão Familiar, que tem por premissa apresentar temas vinculados à administração empresarial, questões técnicas de suporte corporativo, cases, e relatos de profissionais de diversas áreas, gerando informação e conhecimento para aqueles que atuam em organizações de natureza familiar.

E também a Revista Empresa Familiar é totalmente dedicada às empresas familiares, com abordagens acerca do universo das organizações de natureza familiar, com o objetivo de permitir a continuidade do seu negócio familiar.

Livros de sua autoria:

- Sucessão na Empresa Familiar: Conflitos e Soluções;
- Administração e Marketing para Pequenas e Médias Empresas de Varejo;
- Da Empresa Familiar à Empresa Profissional;
- O poder da governança corporativa nas pequenas e médias empresas

Tema de Palestra:

Sucessão Familiar: o Desafio do Empreendedor.

Sabemos que as empresas familiares representam 85% do mercado, mas também sabemos que o índice de empresas que fecham suas portas é muito grande. Muitos motivos podem ser causadores deste fracasso.

Como toda empresa, as empresas familiares também enfrentam grandes problemas, quem sabe até um maior que uma empresa que não familiar: a sucessão; processo temido por muitos empresários.

Em primeiro lugar devemos ter em mente a importância da perpetuação, uma vez que, quando iniciamos um negócio, sempre o nosso sonho é que ele cresça cada vez mais e passe de geração a geração, tornando-se um grupo forte e de grande sucesso.

Como fazer a transferência de comandos sem chocar a cultura da empresa? Como perpetuar se sabemos que carisma e liderança não se transferem? E se o sonho do pai não é o mesmo sonho do filho?

Entra em ação neste processo, de extrema importância, a presença de um consultor para agir como mediador nesta transição.

É muito difícil realizar um processo de sucessão sem a presença do fundador. A presença dele é extremamente importante.

Em caso de falecimento é necessário avaliarmos muitos fatores existentes dentro da empresa.

Se existe a figura de um presidente, a definição dos trabalhos de cada membro da empresa, se existe a necessidade e o quanto seria importante a presença de pessoas de fora da família na empresa.

Uma empresa pode ser considerada familiar a partir de sua segunda geração, pois aí podemos dizer que já criou sua própria cultura.

Ter uma ideia, unir suas ideias, investir, manter, crescer e alcançar o sucesso. Tarefa que exige muita persistência. Para empreender é necessário saber descentralizar o poder, dividir comandos.

Acima de tudo, respeitar e tratar seus parentes como profissionais. A profissionalização e a sucessão são os caminhos para perpetuar um negócio em família.

Outros temas das Palestras:


- Governança Corporativa;
- Conselho de Administração;
- Profissionalização;
- Sucessão Familiar;
- Planejamento da Sucessão Familiar;
- Treinamento para sucessores;
- Cultura familiar;
- Valores de família X empresa;
- A sua empresa está preparada para o mercado?

 

AT 08-09