Rolando Boldrin

TEMAS


Rolando Boldrin



Rolando Boldrin é um músico, ator e apresentador de televisão brasileiro, entre outras atividades.

Casado com Patricia Maia Boldrin, produtora e cenógrafa. Boldrin nasceu na cidade interiorana de São Joaquim da Barra, no estado de São Paulo.

Desde pequeno, aos sete anos, já tocava a viola e começou já uma empreitada musical junto com seu irmão aos 12 anos de idade, formando a dupla Boy e Formiga que era bem sucedida na rádio do município.

Devido a incentivos por parte de seu pai, Boldrin foi aos dezesseis anos para a capital São Paulo de carona em um caminhão.

Lá, antes de finalmente emplacar na carreira de cantor, foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e ajudante de farmacêutico. Aos 18 serviu o exército em Quitaúna e nos anos que seguiram dedicou-se à atividade musical.

Assim Boldrin debutou em 1960 como um participante do disco de sua futura esposa, que tornou-se sua produtora na época, Lurdinha Pereira. Lançou seu primeiro disco solo, pela Continental, O Cantadô, em 1974.

Mas ele também havia tido uma grande experiência como ator de teleteatros da TV Tupi, entre o final da década de 50 e começo da de 60, ao lado de vários nomes como Lima Duarte, Laura Cardoso, Dionísio Azevedo e outros.

O livro A TV antes do VT mostra várias passagens do ator na emissora, em fotos registradas das gravações dos programas da TV Tupi antes da sua implantação do videoteipe, em 1959 e 1960.

Entre as décadas de 1960 e 1980, atuou em diversas novelas das TVs Record, Tupi e Bandeirantes. Aproximadamente 30 novelas.

Aproveitando o espaço na televisão, Rolando Boldrin foi um dos maiores divulgadores da música sertaneja brasileira.

Em agosto de 1981, estreou o programa Som Brasil, na TV Globo, com o objetivo de divulgar a música brasileira de inspiração regional. Rolando Boldrin contava causos, dançava e exibia peças teatrais e pequenos documentários.

Mas o destaque eram as atrações musicais, cujo repertório incluía músicas de cantores e compositores que tinham como fonte a cultura popular brasileira. Boldrin deixou o programa em 1984.

Mas levou a ideia a outros dois programas apresentados por ele, também na década de 1980: Empório Brasileiro (TV Bandeirantes) e Empório Brasil (SBT).

Em 2010, foi tema do desfile da escola de samba Pérola Negra no carnaval de São Paulo com o enredo "Vamos tirar o Brasil da gaveta". O seu empenho em ressaltar a cultura nacional foi um dos pontos centrais do desfile.

Atualmente apresenta o programa Sr. Brasil, pela TV Cultura de São Paulo

Tipos de Trabalhos:

- Celebridades / Atores
- Mestre de Cerimonias
- Apresentadores
- Presença Vip
- Cantores / Bandas