Daniel Kahneman

TEMAS


Daniel Kahneman



Daniel Kahneman é um teórico da finança comportamental (behavioural), a qual combina a economia com a ciência cognitiva para explicar o comportamento aparentemente irracional da gestão do risco pelos seres humanos.

É conhecido por sua colaboração com Amos Tversky e outros, estabelecendo uma base cognitiva para os erros humanos comuns, usando a heurística e desenvolvendo a "prospect theory".

Kahneman viveu sua infância em Paris, França e regressou para a Palestina em 1946. Obteve licenciatura (B.Sc.) em matemática e psicologia na Universidade Hebraica de Jerusalém em 1954, após o qual serviu nas forças de defesa israelitas, principalmente no seu departamento de psicologia. Em 1958 foi para os Estados Unidos, obtendo um doutorado em psicologia pela Universidade da Califórnia em Berkeley em 1961.

Atualmente é professor da Universidade de Princeton e um membro da Universidade Hebraica. Foi laureado em 2002 com o Prémio do Banco da Suécia em Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel (designado por vezes como o Prémio Nobel da Economia), apesar de ser um psicólogo e não um economista. De fato, Kahneman nunca fez qualquer cadeira em economia, afirmando que aquilo que sabe sobre o assunto foi o que ele e Tversky aprenderam com colaboradores como Richard Thaler e Jack Knetsch.

Ele recebeu o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 2002 por seu trabalho pioneiro, integrando as idéias da pesquisa psicológica na ciência econômica, especialmente no que se refere ao julgamento humano e à tomada de decisões sob incerteza. Grande parte deste trabalho foi realizado de forma colaborativa com Amos Tversky.

Além do prêmio Nobel, Kahneman recebeu muitos outros prêmios, entre eles o Distinguished Scientific Contribution Award da American Psychological Association (1982) e o Grawemeyer Prize (2002), ambos em conjunto com Amos Tversky, a Warren Medal of a Sociedade de Psicólogos Experimentais (1995), o Prêmio Hilgard para Contribuições de Carreira à Psicologia Geral (1995) e o Prêmio Lifetime Contribution da American Psychological Association (2007).

O professor Kahneman nasceu em Tel Aviv, mas passou seus anos de infância em Paris, França, antes de retornar à Palestina em 1946. Recebeu o diploma de bacharel em psicologia da Universidade Hebraica em Jerusalém e, em 1954, foi redigido nas Forças de Defesa israelenses, servindo principalmente em seu ramo de psicologia.

Em 1958, ele veio para os Estados Unidos e ganhou seu Ph.D. em Psicologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1961.

Temas de Palestras:

- Método TBK
- Negociações
- Educação Financeiras
- Finanças
- O enigma da experiência X memória
- A morte é opcional
- Gestão
- Gestão de Riscos
- Psicologos 
- Economia Comportamental
- Psicologia Positiva
- Economia no Cenário Nacional e Internacional
- Economia Criativa
- Learning from Mistakes on the Way to Tomorrow
- Pensando rápido x Pensando devagar
- Empresarios / Executivos de sucesso

AT 10-08