Hamilton Werneck

TEMAS


Hamilton Werneck



O Professor Hamilton Werneck é doutorando, pós-graduado em educação, pedagogo e professor do ensino superior reconhecido pelo CFE.

Autor de 26 livros publicados, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com 9 DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 1.950 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades.

Seu livro "Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo", já está na sua 26ª edição, com 70 mil exemplares vendidos.

Com experiência em educação desde as classes multisseriadas do interior até a pós-graduação, vem participando ativamente da vida educacional do país através de programas de TV e congressos nacionais e internacionais de educação.

Pertenceu, como conselheiro, de conselhos municipais e do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é Membro da Academia de Letras de Nova Friburgo.

Foi também Secretário de educação do município de Nova Friburgo - RJ, e escreve para sites educacionais, revistas e jornais especializados, como a revista Profissão Mestre, fazendo parte também de seu respectivo Conselho Editorial.

Atualmente trabalha na Universidade Candido Mendes.

Temas de Palestras:

Professor, acredite em seu potencial enquanto ensina e enquanto avalia.

Mostrando o valor do professor atinge-se sua auto-estima e, através desse processo, indica-se o valor da formação continuada e a busca do aprimoramento e do compromisso pessoal e profissional dentro do magistério.

Avaliar ou examinar, eis a questão

Indicando-se as diferenças entre o avaliar e o examinar são traçadas metas para uma avaliação de maior qualidade e que seja compatível com a nossa estrutura educacional.

Profissões emergentes numa sociedade globalizada

Conferência para alunos do ensino médio, podendo atingir a 9ª. série onde são indicados os caminhos a serem percorridos por um profissional inserido num mundo global e local.

O conferencista destaca a qualidade esperada desse profissional inserido num mundo global e local.

O conferencista destaca a qualidade esperada desse profissional pelo mercado de trabalho e procura, através dessa estratégia, despertá-lo para uma aplicação maior aos estudos e busca de maior cultura. Tudo isso influencia na superação de barreiras dos vestibulares mais competitivos do país.

Controlando a indisciplina com inteligência

Esta conferência pode ser adaptada para professores e para pais de alunos.

Enfoca o papel do educador, a metodologia para conseguir respeito e autoridade, sem as falácias da obediência e do autoritarismo. Mostra, claramente, que família e escola, assim como a equipe docente precisam ser coesas para conseguir êxito no que pretendem.

O conferencista aborda questões relacionadas à internet, ao uso de celulares em sala de aula, à questão das drogas, de piercing, tatuagens e o uso de mídias.

A conferência não exclui a participação dos filhos.

O Professor e a leitura do mundo comtemporâneo

Conferência onde se trabalha a palavra, a imagem e a mídia. O conferencista mostra a necessidade de uma leitura contextualizada do mundo e das coisas de modo crítico e que seja oportuno na formação dos educandos no sentido da ética e da autonomia.

A Ética do fazer pedagógico

Esta conferência indica as pistas para que, educadores, sejam eles professores, coordenadores ou pedagogos possam trilhar, com segurança, entre o que é legal e o que é ético. Tais abordagens incluem um pensamento sistêmico, portanto, não segmentado, uma visão abrangente do mundo e das pessoas diante das várias formas de exclusão.

Esta conferência reforçará a questão, do cuidado e do compromisso com os educandos, eviotando-se metodologias irresponsáveis que promovem alunos sem o saber suficiente e sem recuperações necessárias.

O que é a escola empreendedora?

Como transformá-la em realidade? Por que ela é necessária na formação do profissional de amanhã? Como passar da teoria à prática dentro de nossas escolas?

Como transformá-la em realidade? Por que ela é necessária na formação do profissional de amanhã? Como passar da teoria à prática dentro de nossas escolas?

Uma visão ecopedagógica do mundo

Educação e ecologia estarão juntas nessa conferência. Equilíbrio do meio e da pessoa. Repercussão das faltas de compromisso com o meio ambiente. Como a escola exerce papel preponderante na formação do cidadão para que ele cuide da terra, da água, do ar e promova melhor a sobrevivência e o desenvolvimento sustentado.

Como compreender os pais num mundo turbulento e em transformação?

Conferência para os filhos onde é mostrado a cada um deles o perfil dos pais, o tipo de formação que receberam e como isso repercute em casa. Indicar os comportamentos e exigências de hoje que podem irritar os pais responsáveis. Frizar as questões da convivência com as frustrações e a necessidade, por vezes, de adiar satisfações. A conferência busca o aumento do diálogo entre pais e filhos, nem que seja mediada pela escola.

A importância da educação infantil

Esta conferência mostra a necessidade da educação infantil como fonte de equilíbrio da criança, indica o modo de ação na escola e em casa para que a criança viva a sua dominante fásica e não haja desconstrução da infância. Friza, ainda, a grande oportunidade de aproveitar o tempo entre os dois anos e oito anos no processo de aprendizado. A conferência valoriza o papel do professor da educação infantil.

Educação e valores na sociedade pós-moderna

Conferência destinada a educadores e aos gestores indicando pistas que facilitam ou confundem, no mundo moderno, as ações coordenadas da educação, enfocando o que é moderno e eficaz e diferenciando do que é aparentemente moderno e ineficaz. Esta conferência é motivadora e impulsionadora no sentido de mostrar as vantagens e necessidades de atualização por parte dos que se envolvem com a educação. Uma conferência voltada para a formação humana aliada à tecnologia.