Sergio Motta

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Sergio Motta



O consultor organizacional e conferencista Sergio Motta é formado em administração de empresas com pós-graduação em marketing. Morou em Boston, nos Estados Unidos, onde fez cursos nas universidades de Harvard e Northeastern. Sergio Motta é o fundador e diretor da Aliante - Soluções em Eventos Estratégicos, empresa especializada em oferecer um aprendizado de valor agregado e alto impacto para executivos.

Sergio Motta tem realizado diversas palestras, cursos e seminários em congressos divulgando suas idéias. Desde 1992, percorre o mundo desenvolvendo o conceito de sua filosofia de vida, denominada Ciência do Ser. Seu principal elemento de pesquisa são as viagens-aprendizado que realiza, nas quais busca despertar os potenciais e a compreensão dos diferenciais e limites para o equilíbrio do ser humano.

Sergio Motta é hoje um dos profissionais mais requisitados para realizar palestras e é uma referência na criação e execução de soluções de impacto com CONTEÚDO e CONCEITO em eventos de relacionamento, marketing direto e incentivo. Atuando em lançamentos de campanhas, convenções empresariais, programas de relacionamento, experience marketing, ações motivacionais, fusões de empresas ou áreas de negócios, integração, cenários de mudanças, treinamentos ou ações promocionais, de marketing, desenvolvimento humano, relacionamento e alianças estratégica.

Teatro Empresarial

O Teatro Empresarial visa melhorar a comunicação dos executivos. Ajuda profissionais a manter o autocontrole e falar em público, deixando os profissionais mais desenvolto nas suas exposições e sereno no dia a dia da empresa.

As aulas de interpretação melhoram a performances de executivos no mundo dos negócios, visando dinamizar a comunicação interna das empresas e controlar as emoções no escritório.

Utilizamos o teatro e técnicas teatrais como um grande instrumento de comunicação. Nossas peças teatrais são apresentadas dentro do conceito TEATRO TREINAMENTO, que mixam a comédia inteligente com os conceitos inerentes ao tema em questão, oferecendo ao evento in company, uma alternativa de treinamento. As peças têm um poder de sensibilizar e conscientizar o espectador.

O teatro possui uma linguagem com alto poder de síntese, que tem a vantagem de atingir em profundidade o espectador, despertando uma imediata identificação e, consequentemente, grande aceitação e envolvimento com os conteúdos trabalhados, resultando num alto índice de assimilação e retenção de informações num curto espaço de tempo.

O Teatro Empresarial – Vivencial é uma atividade bastante dinâmica, divertida e envolvente em que os Atores-Funcionários, divididos em equipes (cenografia, maquiagem e figurino) são orientados por um diretor-consultor. A empresa determina a necessidade através de um briefing especifico e após uma consultoria especifica definimos o objetivo, mensagens e cenas.

Faremos encenações de situações do dia a dia com o suporte da nossa equipe de atores-facilitadores e consultores. O foco desta atividade é o trabalho em equipe, criatividade, integração, comunicação, percepção e discussão de situações do cotidiano da organização que precisam ser melhoradas, buscando a reflexão e sensibilização de todos.

Sobre a atividade – Teatro Empresarial

O teatro, com seus jogos de improvisação, cênicos e lúdicos, pode ser usado de várias maneiras para facilitar a comunicação e integração de um grupo. Seja este grupo, social, familiar ou profissional. Através dos personagens e temas solicitados , podem-se improvisar situações e colocar em evidência questões, que dificilmente seriam trabalhadas ou sequer mencionadas, se não através dos personagens.

Esta é uma das mágicas do teatro , trazer à tona de uma maneira bastante sutil, questões profundas e promover assim o autoconhecimento e aumento da auto-estima .Teatro é grupo, equipe, elenco. São os elos de uma corrente. Tendo consciência e vivência deste pensamento e entendendo que todas as relações na vida são assim, um não vive sem o outro, as relações com os colegas de trabalho, a interação no grupo, acontece.

Por isso podemos dizer que fazer um curso de teatro é bom para todas as pessoas, pois além das questões psicológicas, trabalhamos também a parte física: postura, conscientização corporal, voz e dicção.

Não podemos esquecer que junto a tudo isso, vem a parte cultural que é introduzida à medida que a Prática de Montagem ( segunda etapa do treinamento) nos leva a trabalhar , a principio com pequenos textos (esquetes), sempre de bons autores, de preferência nacionais, até chegarmos aos clássicos dramaturgos da literatura mundial.

Dentre estes um será escolhido para a encenação final, ou algum talento de escritor que venha a ser revelado espontaneamente, entre os participantes da Oficina , ou ainda a possibilidade de termos um texto sob encomenda com tema específico, de acordo com as necessidades da empresa.

Pela experiência que tenho tido com Teatro nas Empresas, todos ficam bastante satisfeitos e menos estressados, realizando com mais eficácia, bom humor e criatividade suas tarefas cotidianas.

Nosso foco é trabalhar principalmente nos eventos com equipes associando a mensagem a campanhas de incentivo, fusões de empresas ou áreas de negócios, integração, cenários de mudanças, treinamentos ou numa ação promocional, de marketing, de desenvolvimento humano, de relacionamento e de alianças estratégicas. Levamos toda a estrutura nos locais determinado pelo cliente.

Conceitos e habilidades vividos durante a atividade:

O Teatro Empresarial visa desenvolver habilidades de controle emocional, desenvoltura e comunicação, com técnicas de artes cênicas, os participantes sentem-se mais seguro no contato com outras pessoas. A Atividade busca passar técnicas que ajudam o executivo a ter uma boa impostação de voz, postura e autocontrole. Provoca a reflexão e ensina a pessoa a ser mais confiante, como lidar com sua voz, seus sentidos.

Trabalhamos questões comportamentais, como construir um diálogo e fazer com que o executivo tenha prazer em falar, porque quanto mais tensa a comunicação, pior ela fica. Focamos no aprendizado de falar mais pausadamente e técnicas de respiração para que a comunicação fique mais fácil. "A idéia é fugir das fórmulas passadas em cursos de oratória, que acabam sendo estereotipadas", diz o consultor Sergio Motta idealizador do programa. Ele ainda ressalta que o objetivo não é interpretar: Passamos técnicas para facilitar a fala e que podem ser úteis tanto numa reunião, como em entrevistas.

O pacote inclui :

- Criação e adaptação dos conceitos para o tema do evento.
- Coordenação nos dias de trabalho e consultoria para apresentações de amarração.
- Toda a equipe de trabalho (7 pessoas especializadas) para realização e coordenação das atividades.
- Apresentação completa da atividade para o grupo.
- Analise e definição de textos
- Maquiagem e alguns acessórios para as apresentações
- 2 livros do Sergio Motta

 Temas das palestras

Nesta palestra motivacional denominada SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA VOCÊ E SUA EMPRESA, o conferencista Sergio Motta relembra situações inesperadas e divertidas ocorridas durante sua primeira viagem, por 24 países e 75 cidades da Europa e da África. A vantagem deste programa é que o tema "viagem" agrada a todos os públicos, e o diferencial do conferencista é ter realizado esta façanha "gastando pouco dinheiro", o que proporciona uma sintonia muito grande entre o público e ele.

Roteiro da Palestra

As experiências são contadas com tal emoção e riqueza de detalhes que o ouvinte se torna protagonista de cada história, compartilhando descobertas e sensações. Sergio Motta relata, por exemplo, as emoções de ter escapado de se perder em uma montanha em Sintra, de integrar uma caravana de camelos pelo Saara, a experiência de ter encontrado um profeta... Situações inusitadas são adaptadas, por meio de analogias e metáforas, à realidade das empresas. Nesta Palestra Motivacional são apresentados, em DVD no telão, trechos das viagens de Sergio Motta pelo mundo, o que atrai e desperta atenção no público.

Conceitos Abordados

A experiência do conferencista Sergio Motta, em mais de 60 países, permite que ele faça a adequação de conceitos teóricos com a mensagem desejada pelo público-alvo, de forma prática. A seguir os temas abordados:

* Evite a tentação dos atalhos na vida
* A importância de checar informações
* Como superar os bloqueios mentais no dia-a-dia
* Como estimular processos de Soluções Criativas diante de situações adversas
* Aprender a trabalhar com a informação, entender e agir
* Busca despertar o estrategista e o realizador no profissional
* Demonstrar flexibilidade para tomar decisão com rapidez
* Mente aberta e adaptabilidade em ambiente de mudanças rápidas
* Respeitar os limites do outro
* Preparar-se para imprevistos
* Habilidades de negociação
* Medida de realização, como reter melhor os talentos nas equipes
* Conscientização de que é preciso sair da zona de conforto para se aprender com a diversidade

Resultado

A palestra SOLUÇÕES CRIATIVAS funciona como agente provocador, fazendo as pessoas pensarem e terem vontade de se aprofundar em assuntos que fazem parte da vida deles.

Sugestão

A palestra SOLUÇÕES CRIATIVAS pode ser associada a lançamentos de campanhas, convenções empresariais, programas de relacionamento, experience marketing, ações motivacionais, fusões de empresas ou áreas de negócios, integração, cenários de mudanças, treinamentos ou numa ação promocional, de marketing, de desenvolvimento humano, de relacionamento e de alianças estratégicas. Nossos programas contribuem para o fortalecimento das relações dos nossos clientes com seus colaboradores, seus distribuidores, seus parceiros de negócios e seus consumidores.

 Hinos

Apresentação do Programa

Esta é uma atividade dinâmica que tem como objetivo mostrar aos participantes a importância da sintonia em torno de um ideal. A análise é feita a partir de hinos nacionais e da reação dos jogadores de oito seleções de futebol antes das partidas na Copa do Mundo. As letras denotam como o poder das palavras pode tornar metas mais consistente.

Roteiro da atividade

É uma atividade bastante dinâmica e entretêm muito o grupo. Cada membro da equipe tem uma função definida no grupo, apesar de todos se tornarem compositores no processo de criação - papel a ser exercido com competência para a equipe atingir um bom resultado na apresentação. No decorrer da argumentação, selecionamos palavras-chaves que têm relação com os ideais da empresa. Após assistirem a uma fita de vídeo exclusiva, especialmente preparada para a ocasião, os ouvintes são estimulados a usar a CRIATIVIDADE. Num trabalho em equipe muito divertido, procuram compor paródias musicais sobre temas da realidade da empresa. A apresentação dos grupos gera situações inusitadas e verdadeiros talentos são revelados e reconhecidos.

Resultado

O debrief demonstra como a cooperação, autoconfiança, criatividade e espírito de equipe são fundamentais para atingir um equilíbrio e resultado satisfatório. Aprendemos que a união e convivência de talentos diferenciados devem fortalecer o desenvolvimento de uma equipe, melhorando a apresentação de todos em público. A integração das equipes faz com que superem seus limites, motivando os indivíduos a acreditarem que formaram e participam de uma equipe vencedora.

Conceitos e Habilidades vividos no Programa

 Dados Importantes

Local Sugerido: Qualquer lugar do Brasil
Máximo recomendável: até 600 pessoas
Duração: 1 dia ou meio período
Público: Aplicável para equipes com pessoas de várias funções e de todos os níveis

Programas Corporativos

Os Programas Corporativos destacam-se pelo conteúdo e conceito aplicado nas equipes participantes, possuindo foco em aprendizado.

Experience Total

Os programas do Experience Total são requisitados para ações de relacionamento ou eventos especiais, trazendo alto valor agregado para a equipe participante.

Games Interativos

Os Games Interativos são realizados em locais indoor e possuem muita interatividade em suas aplicações, contando com dinâmicas diferenciadas para encantar os participantes.

Jogos de Negócio

São programas que replicam a realidade, envolvendo os participantes em situações de competição que culminam em resultados quantitativos e demonstrativos financeiros com diferentes graus de complexidade. Os programas trabalham aspectos comportamentais, uma vez que despertam nos participantes emoções e atitudes similares às da vida "real".

Viagens de Incentivo

O conceito é a opção das empresas investirem numa viagem de incentivo, com foco no aprendizado, desenvolvendo as pessoas envolvidas para que possam aumentar cada vez mais sua produtividade.