Daniel Goleman

Massachusetts/EUA


Daniel Goleman

Daniel Goleman é um psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O especialista foi o responsável por popularizar o conceito da Inteligência Emocional em todo o mundo por meio do livro Inteligência Emocional, publicado em 1986 e que já vendeu mais de 5 milhões de cópias.




Vídeos



Daniel Goleman é um psicólogo, escritor e jornalista norte-americano, é o autor do Best-seller Inteligência Emocional. Nasceu em Stockton, Califórnia, Estados Unidos, no dia 7 de março de 1946. Foi aluno do Amherst College e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Recebeu o PhD na Universidade de Harvard onde também lecionou.

Durante 12 anos, Daniel Goleman foi jornalista do New York Times, onde cobria a seção de Ciências do comportamento e do cérebro. Foi editor da Psychology Today. Realiza palestras para grupos profissionais.

Em 1995, tornou-se uma celebridade do mercado editorial com a publicação do livro Inteligência Emocional, que vendeu 5 milhões de cópias, em quarenta idiomas e se tornou um best-seller em vários países.

Cofundador do Collaborative for Academic Social e Aprendizagem Emocional na Universidade de Illinois, em Chicago. É codiretor do Consórcio para Pesquisa sobre Inteligência Emocional entre as organizações e a Universidade de Rutgers. É membro do Conselho do Instituto Mente & Vida.

Considerado o “pai da Inteligência Emocional”, Daniel Goleman é um psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O especialista foi o responsável por popularizar o conceito da Inteligência Emocional em todo o mundo por meio do livro Inteligência Emocional, publicado em 1986 e que já vendeu mais de 5 milhões de cópias.

Ensina que o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo. Não há uma loteria genética que define vitoriosos e fracassados no jogo da vida e, embora existam pontos que determinam o temperamento, muitos dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados. De acordo com Goleman, portanto, temperamento não é destino.

Daniel Goleman define a Inteligência Emocional como a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”. Para ele, a Inteligência Emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Como exemplo, o especialista aponta que a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. Isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano - como afabilidade, compreensão e gentileza - têm mais chances de alcançar o sucesso.

Temas de Palestra: 

- Habilidades da Inteligência Emocional:

Segundo Daniel Goleman, a Inteligência Emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:

Autoconhecimento emocional, Capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos. A ausência desta habilidade de reconhecer os sentimentos nos deixa à mercê das emoções. Pessoas com esta habilidade são melhores “pilotos” das suas vidas.
Controle emocional

Habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida. Tendo consciência das emoções negativas que nos bloqueiam, podemos nos libertar delas por meio de um processo dirigido pela razão.

Se estamos tristes, podemos escolher pensar de maneira otimista, da mesma forma que um passeio pode nos acalmar quando estamos furiosos. Porém, se não conseguimos reconhecer as emoções que estamos vivendo, dificilmente poderemos fazer algo a respeito delas.
Automotivação

Trata-se da capacidade de dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal. Se nos deixarmos levar pela ansiedade e pelos aborrecimentos, dificilmente conseguiremos nos concentrar na tarefa que estamos realizando. Por outro lado, se estivermos motivados, encontraremos prazer no trabalho e não perderemos a calma durante o período de espera pela gratificação.
Reconhecimento das emoções em outras pessoas

Diz respeito à habilidade de reconhecer emoções no outro e ter empatia de sentimentos. Empatia é outra habilidade que constrói o autoconhecimento emocional. Ela permite às pessoas reconhecerem necessidades e desejos nos outros, permitindo-lhes a construção de relacionamentos mais eficazes.
Relacionamentos interpessoais

Habilidade de interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais. O relacionamento é, em grande parte, a habilidade de gerir sentimentos de outros. É a base de sustentação da popularidade, da liderança e da eficiência interpessoal. Pessoas com esta capacidade são mais eficazes em tudo o que diz respeito às interações interpessoais.
Desenvolva sua Inteligência Emocional

Todos os seres humanos têm a possibilidade de melhorar e desenvolver qualquer uma das habilidades destacadas por Goleman. A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Se você quer desenvolver sua capacidade de lidar melhor com as emoções, com a motivação e com as relações, conheça o Método Lotus. São três dias dedicados ao desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, das habilidades interpessoais e do autoconhecimento com quem realmente entende do assunto.

Temas de Palestras:

- Inteligencia Emocional
- Motivação
- Psicologo
- Inteligencias Multiplas
- Liderança
- De que maneira essa inteligência emocional se manifesta nos líderes
- A importancia da inteligencia emocional
- Escritores / Autores
- Jornalistas

AT 01-20
Mande-nos uma Mensagem