Rubens Sant Anna

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Rubens Sant Anna



Rubens Sant’Anna é especialista em Trade Marketing, com mais de 10 anos de atuação em variados segmentos de bens de consumo, com destaque para o calçadista, alimentar, bebidas, medicamentos, higiene e beleza, ferramentas e vestuário.

É autor do livro Planejamento de Trade Marketing. Possui Pós-Graduação em Branding e Psicologia do Consumidor, MBA em Gestão Executiva, ambos pela ESPM, e especialização em Gerenciamento por Categorias pela ECR Brasil.

Professor titular da ESPM, Rubens Sant’Anna introduziu no RS, em 2007, o conceito de Trade Marketing, tendo desde então atuado para diversas empresas na implementação do setor e formado centenas de profissionais nos cursos que idealizou.

Considerado hoje uma referência no cenário nacional de Trade Marketing, Rubens Sant´Anna atua na área desde 2001, quando, após 1 ano de estudo na Europa, iniciou sua carreira como estagiário numa renomada agência de propaganda de Porto Alegre.

Desde então, atuou para empresas líderes de seus segmentos, como São Paulo Alpargatas, Grendene, MARS, Vonpar, Ambev, Johnson&Johnson, Boehringer Ingelheim, Hope e Puket.

Unindo sua experiência prática à atividade acadêmica, identificou no mercado a necessidade de um maior aprofundamento teórico na atividade de Trade Marketing, fato que o levou a formular o primeiro modelo acadêmico de planejamento para a área, detalhado em seu livro e adotado por gestores em todo Brasil.

Em 2013, após a publicação do livro, passou a dedicar-se exclusivamente a prestar consultoria, ministrar palestras e lecionar.

Utilizando as mais modernas técnicas de Neuromarketing e Inteligência Criativa, Rubens Sant´Anna traz às empresas e às pessoas um novo olhar para questões profundas e essenciais, impactando diretamente na forma como serão percebidas e no seu legado à sociedade.

Temas de Palestras:

- Trade Marketing

Uma das áreas que mais cresce no mercado, recentemente considerada uma das posições com maior procura por profissionais capacitados, o setor Trade Marketing é parte essencial do organograma de indústrias e redes varejistas de bens de consumo.

Desmistificar a área, apresentar seus principais objetivos e ferramentas são alguns dos tópicos abordados nessa palestra, indispensável para empresas que desejam máxima eficiência no ponto-de-venda.

- Merchandising e Shopper Marketing no PDV

Diversos estudos comprovam que mais de 50% das decisões de compra acontecem no ponto-de-venda.

De ferramenta operacional, o Merchandising passa a ser cada vez mais estratégico, demandando ações inovadoras e de alto impacto.

Tal eficiência passa diretamente pela compreensão do processo decisório do Shopper, identificando suas motivações e drivers de compra.

Com mais de 10 anos de experiência em projetos de ativação de ponto-de-venda, Rubens Sant´Anna é um dos maiores experts no assunto, proporcionando à sua empresa uma visão ampliada e efetiva sobre o tema.

- Tendências do Varejo

Disputa com o e-commerce, baixa fidelidade dos consumidores, concorrência cada vez mais acirrada, margens operacionais cada vez menores: esse é o ambiente competitivo em que os varejistas estão inseridos no século 21.

Proporcionar às empresas a compreensão das principais tendências de consumo e como elas irão impactar o negócio varejista é o foco dessa palestra, que irá fornecer as bases para uma profunda revisão de práticas antigas, abrindo as portas para a inovação.

- Shopper Insights

Do momento em que identifica uma necessidade, passando pela avaliação das possibilidades até a efetivação da compra, uma série de acontecimentos e percepções conscientes e inconscientes nos levam a optar por um produto em detrimento de outro.

Em muitos casos, um processo extremamente veloz; em outros, podendo levar até mesmo anos. Compreender como ocorre a decisão de compra é um dos maiores desafios de profissionais de Marketing e Vendas.

A palestra ensina técnicas altamente efetivas e cientificamente comprovadas para compreender como acontece esse processo, oferecendo aos gestores uma valiosa ferramenta para o gerenciamento de suas marcas, produtos e categorias.

- Neuromarketing Aplicado

Diversos experimentos de mapeamento cerebral levaram neurocientistas da atualidade a uma descoberta estarrecedora: 95% de nossa mente é inconsciente.

Por mais que tentemos conhecer as verdadeiras motivações das pessoas, é praticamente impossível que tenhamos acesso a elas através de pesquisas convencionais, que agem no processo consciente.

Ao tomar ciência desse fato, foi necessário ao Marketing rever drasticamente sua forma de abordar os consumidores, dando origem à disciplina de Neuromarketing.

A palestra traz as principais tendências e achados sobre essa área que irá revolucionar a forma como as marcas dialogam com seu público-alvo.

- Inovação

Pesquisas apontam que mais de 90% dos produtos lançados são melhorias ou revisões de itens já existentes, os chamados "me toos".

A obsolescência programada da indústria de bens de consumo a obriga a estar constantemente criando melhorias, porém as inovações de verdade, ou disruptivas, não acontecem ao acaso.

Exigem que as empresas abram mão de seus paradigmas, corram riscos e coloquem a inteligência criativa como foco de sua atividade.

De forma direta e objetiva, a palestra aborda os principais fatores críticos e barreiras internas para o sucesso do processo de inovação, proporcionando aos gestores não apenas ferramentas, mas também inspiração para promoverem as mudanças necessárias.

Treinamentos:

Os Treinamentos In Company ministrados por Rubens Sant’Anna proporcionam não apenas a transmissão de conteúdo de alto valor agregado, mas principalmente profundas transformações nas empresas. O grande diferencial do Treinamento In Company consiste na sua plena aderência às necessidades da empresa, obtida através de uma imersão que permite adaptar os conteúdos aos seus desafios e objetivos estratégicos. Conheça a metodologia de Rubens Sant’Anna e proporcione a suas equipes, conteúdo e abordagem de alto impacto.


AT 09-09