Arthur Sauer

TEMAS


Arthur Sauer



O ganhador do primeiro reality show Cozinha Sob Pressão filho de uma jornalista e empresário do ramo de seguros, Arthur nasceu na cidade de Santo André. De família de origem europeia, recebeu influência das cozinhas germânica e italiana.

É um geek convicto, ávido colecionador de brinquedos e réplicas dos mais famosos HQs. Sua paixão por brinquedos surgiu ainda na infância, e grande parte de sua personalidade se deve aos maiores super-heróis e vilões da história.

Brincalhão, mas exigente, Arthur Sauer saiu de casa aos 16 anos de idade, quando foi morar na Europa, onde cursou o College Cardinal Mercier, Bélgica. Foi ali que ele travou o primeiro contato com a arte culinária, diplomando-se Técnico em Hotelaria com ênfase em Gastronomia.

De volta ao Brasil, Arthur já havia se apaixonado pelos prazeres da gastronomia, mas ainda restava uma dúvida: seguir ou não a carreira da mãe.

Cursou 3 anos de Jornalismo, mas após longas conversas com seus pais percebeu que aquela profissão não refletia sua essência. Foi então que compreendeu que a experiência na Bélgica definiram os rumos de sua vida.

Por orientação do Chef Laurent Suaudeau, mudou-se para a França e foi cursar Gastronomia no renomado Institut Paul Bocuse, mestre criador da Nouvelle Cuisine.

Décimo segundo brasileiro formado pela Ecole de Management Hotellerie – Restauration & Arts Culinaires, Institut Paul Bocuse, Arthur Sauer especializou-se em carnes e graduou-se como o terceiro melhor aluno do instituto e primeiro melhor aluno de origem latina.

Arthur Sauer estagiou em dois dos melhores restaurantes europeus, estrelados no Guia Michelin. Na França, o Hostellerie de Plaisance, produtor do 1o. Grand Cru Classé Chateau Pavie, em Saint Émilion, na região de Bordeaux na Itália, na Enoteca Pinchiorri, na cidade de Florença, cuja adega, com 80 mil rótulos vintage de vinhos franceses e italianos.

Por indicação de um professor, Arthur Sauer mudou-se para os Estados Unidos, onde foi cozinheiro no cathering do restaurante de Daniel Boulud, o badalado Chef novaiorquino. Graças a essas experiências internacionais, Arthur é fluente em inglês, francês, italiano e espanhol.

De volta a São Paulo, trabalhou nos restaurantes Cantaloup, Le Vin, La Tambouille e grupo Fasano (Parigi, Gero Rio e Fasano Al Mare).

Em 2009 abriu o Roux Bistrô, dedicando-se a cozinha clássica francesa. Por dois anos consecutivos foi indicado a chef revelação por uma grande revista nacional. Assumiu novas responsabilidade no final de 2012 e decidiu encerrar as atividades do restaurante.

Temas de Palestras:

- Gastronomia
- Qualidade de vida

AT 09-08