Sarah Menezes

TEMAS


Sarah Menezes



Sarah Menezes, judoca e campeã olímpica brasileira. Entrou para a história do esporte nacional ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro neste esporte em Jogos Olímpicos.

Também é terceiro sargento da Marinha do Brasil e integrante do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), departamento militar esportivo.

Participou de Pequim 2008 aos 18 anos e foi derrotada na primeira luta. Bicampeã mundial júnior de 2008 e 2009. Em dezembro de 2009 e 2010 conquistou a medalha de bronze no Grand Slam da cidade de Tóquio, evento do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô, e em fevereiro de 2012 ganhou a medalha de prata no Grand Slam da cidade de Paris.

Nos Jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara, ficou com o bronze depois de ser derrotada numa das etapas preliminares pela cubana Dayaris Mestre.

Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Sarah foi a primeira atleta a conquistar uma medalha de ouro para o judô feminino do Brasil. Ela quebrou o jejum brasileiro de 20 anos sem medalha de ouro olímpica neste esporte, que vinha desde a vitória de Rogério Sampaio em Barcelona 1992. Na final, ela derrotou Alina Dumitru, da Romênia, campeã olímpica em Pequim 2008.

Em 2013, foi medalha de bronze no Campeonato Mundial disputado no Rio de Janeiro. Em 2015 conquistou a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares, realizados em Mungyeong, na Coreia do Sul, na categoria -52 kg, e, na mesma competição, a medalha de bronze em sua categoria habitual, peso ligeiro (-48 kg).

Em janeiro de 2016, conquistou o ouro no Grand Prix de Havana e em fevereiro a medalha de bronze no Grand Slam de Judô de Paris derrotando a japonesa Haruna Asami, bicampeã mundial e para quem Sarah havia perdido nos seis confrontos anteriores. Em maio, foi medalha de prata no World Masters, em Guadalajara, México, última etapa de preparação para a Rio 2016.

Sarah Menezes é desde 2008 incorporada ao Programa de Incorporação de atletas de alto rendimento das Forças Armadas Brasileiras e tem a patente de terceiro sargento na Marinha do Brasil.

Em 2018, Sarah Menezes passou a ser atleta do Clube de Regatas do Flamengo


Temas de Palestras:

- Competitividade
- Esportes
- Motivação
- Trabalho em Equipe / Disciplina
- Artes Marciais

AT-04-09