Renato Machado

Renato Machado

Renato Machado

TEMAS


Renato Machado



Renato Machado é um renomado jornalista da televisão. Formou-se em Direito e jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e começou sua carreira no rádio em 1970. Em 39 anos de profissão, o repórter, apresentador e editor passou pela rede BBC, de Londres. Mais tarde, passou pelo Jornal do Brasil e pela extinta Rede Manchete.

Renato começou sua carreira no teatro, participando de grupos amadores e atuando em montagens como A Tempestade, de William Shakespeare, e em Os Filhos Terríveis e Antígona. Com a inauguração da Rede Globo de Televisão, em 1965, atuou em duas novelas como coadjuvante: Rosinha do Sobrado, segunda novela da casa, e a primeira versão de A Moreninha, ambas estreladas por Marília Pêra. Também dublou seriados americanos e, em 1966, atuou no filme O Mundo Alegre de Helô.

Foi correspondente internacional baseado em Nova Iorque, e cobriu eleições, negociações políticas e econômicas, acordos e as guerras em Honduras, El Salvador, Nicarágua e Golfo Pérsico. De volta ao Brasil, fez reportagens especiais para o Fantástico e para o Globo Repórter.

Apresentou o Jornal da Globo em 1982/1983, o RJTV entre 1989/1990 e 1992, O Jornal Nacional eventualmente de 1995 a 2011, e o Fantástico Especial no dia 31 de dezembro de 1995.

Em 1982, apresentou o primeiro Plantão JN, sobre a Guerra das Malvinas. Aquele plantão foi o primeiro da televisão brasileira. Na ocasião, a imagem na tela era Plantão JN, e Renato falava em off.

De 1996 a 2011, Renato foi o editor-chefe e apresentador do Bom Dia Brasil, onde comandava uma equipe de aproximadamente 30 pessoas. Nesse período o telejornal modificou um pouco seu enfoque para abranger mais cultura, música e gastronomia. A maior parte desse período ele dividiu bancada com Renata Vasconcellos. Também foi um dos eventuais apresentadores do Jornal Nacional, substituindo William Bonner e Fátima Bernardes.

Renato é apreciador de música clássica e é conhecido no país como grande conhecedor de vinhos e de gastronomia. Além de ser crítico de vinhos do jornal O Globo e da Rádio CNB, é autor da série Reserva Especial, produzida pelo canal GNT. O programa revela os segredos da arte da produção dos melhores vinhos da Europa. Dividiu com o chef francês radicado no Brasil Claude Troisgros a apresentação do programa Menu Confiança, onde harmonizou vinhos e receitas.

Em Janeiro de 2011, após suas férias, Renato volta a comandar o Bom Dia Brasil, apenas acumulando o cargo de apresentador, dando lugar a Miguel Athayde como editor chefe do telejornal, em setembro do mesmo ano, voltou a ser correspondente internacional, em Londres, com matérias para os telejornais da Globo e uma coluna semanal no Jornal da GLobo. Em 11 de dezembro de 2015, durante o Bom Dia Brasil Renato anunciou sua saída do telejornal de Londres e volta ao Brasil. Ao retornar ao Brasil, o jornalista passou a trabalhar no Globo Repórter como repórter especial. A sua primeira reportagem para o programa foi ao ar em junho de 2016 com uma reportagem de Machado sobre uma bailarina do Morro da Mangueira que virou estrela em Nova York.

Tipos de Trabalhos:

- Mestre de Cerimônia
- Moderador de Debates
- Jornalista - Economia
- Gastronomia
- Enólogo e Sommelier

AT 10-09