Flávia Oliveira

TEMAS


Flávia Oliveira



É formada em Jornalismo pelo Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, em 1992. Especializou-se na cobertura de temas socioeconômicos, como pobreza, desenvolvimento humano e desigualdade social.

Começou a carreira como repórter do Jornal do Commercio , em 1992, no Rio de Janeiro. Em seguida, foi trabalhar como repórter de Economia no jornal O Globo. Desde então, atuou como repórter especial e interina da coluna Panorama Econômico, cuja titular é Miriam Leitão.

A partir de agosto de 2006, passou a produzir a coluna Negócios & Cia do diário, com a colaboração de Glauce Cavalcanti, Cláudia Santos e Paulo Thiago. E, desde 2009, é também uma das comentaristas fixas do programa Estúdio i, apresentado por Maria Beltrão, na GloboNews . Desde abril de 2011 comenta sobre Finanças Pessoais e Economia Doméstica nos programas Bom Dia Rio e RJTV – 1ª e 2ª edições, sempre às sextas-feiras.

Em 2003, ganhou o Prêmio Jornalismo para Tolerância, concedido pela Federação Internacional de Jornalistas , pela coedição do suplemento A Cor do Brasil, no jornal O Globo. No mesmo ano, dividiu com a jornalista Luciana Rodrigues o Prêmio Elizabeth Neuffer da Associação dos Correspondentes da ONU, por um conjunto de reportagens sobre Desenvolvimento Humano.

Também foi agraciada com os prêmios: Esso de Jornalismo 2001, na categoria Melhor Contribuição à Imprensa, pela série de reportagens Retratos do Rio; Fiat Allis de Jornalismo Econômico, Ayrton Senna e Imprensa Embratel, em 2002, pelo caderno Pirataria S/A, com Nelson Vasconcelos; e Imprensa Embratel 2003, pelo caderno Exclusão Digital, também coeditado com Vasconcelos.

Assina a coluna Fora de Foco do jornal O Globo – reflexões sobre Economia, temas sociais, Rio de Janeiro & outros pitacos. É comentarista de Economia do telejornal Estúdio da GloboNews, por mais de oito anos, desde outubro de 2007 até o momento.

Mantém sua coluna em O Globo às quintas-feiras, na editoria Sociedade, os comentários no Estúdio da Globo News, e a cobertura às ausências de Míriam Leitão no programa que leva o nome desta, também na Globo News. Foi eleita para compor o Top 10 entre Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil 2016, conforme apuração do J&Cia em parceria com a Maxpress. Nesse ano, apresentou cinco programas da temporada de Espelho, de Lázaro Ramos, no Canal Brasil, e participou como comentarista de Economia e Comportamento da regravação do TV Mulher, com Marília Gabriela, no Canal Viva.

Gravou, em janeiro de 2017, o piloto da segunda temporada do programa TED: Compartilhando Ideias para o Canal Futura, em parceria com o grupo americano Technology, Entertainment, Design , que terá 26 episódios e será exibido em meados do ano.

Temas de Palestras

- Jornalistas
- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Mestre de Cerimônias
- Moderador de Debates