Claudio Tomanini

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Claudio Tomanini



São mais de 30 anos de atuação em marketing e vendas, professor do MBA da FGV na cadeira de Gestão Estratégica de Vendas e Administração da Força de Vendas, ocupou cargo de Diretoria e membro do conselho em grandes companhias. Premiado inúmeras vezes por superação de objetivos e alta performance em vendas. Consultor de marketing e gestão de vendas de grandes empresas como Cargill, Bradesco, Samsung, GGD Metals, Citroën, Valle, Mangels entre outras. Cláudio ministra palestras, treinamentos e workshops em Gestão Estratégica, Gestão Empresarial, Marketing e Vendas.

Cláudio Tomanini é articulista e entrevistado convidado em diversos programas, sites e publicações do setor de negócios, vendas, RH e varejo. Autor de vàrios Best Sellers Livro Na Trilha do Sucesso (Editora Gente, 2009). Co-autor dos livros Gestão de Vendas (Editora FGV, 2004); Gigante de Vendas (Editora Landscape, 2008); Os 30 mais Atendimento e Vendas (Editora 3C, 2006); Dominando Estratégias de Mercado (Editora Pearson, 2006).

O cenário de hoje exige dinâmica e diferenciação. Em suas convenções, workshops, seminários, palestras e cursos, Tomanini aplica motivação, paixão, interatividade e sensibilidade, criando sempre um conjunto de soluções apropriadas, inovadoras e eficazes para o seu negócio adiantar-se ao concorrente.

Valendo-se de recursos dinâmicos, utiliza com maestria vídeos, e em alguns momentos incorpora a alma de personagens para ilustrar e enriquecer o conteúdo apresentado.

Palestra Motivacional – Cláudio Tomanini

As palestras motivacionais são recursos que tem ganhado notoriedade entre os grandes empresários que estão preocupados em motivar seus funcionários para que eles produzam melhores resultados no quadro de vendas da companhia.
A motivação é o principal sentimento que leva um individuo a produzir e buscar crescer pessoalmente e profissionalmente, atribuindo a ele ânimo na execução de suas tarefas.
Colaboradores desmotivados tendem a exercer suas funções de forma desleixada, o que pode acarretar em prejuízos não só para sua carreira profissional, mas também para todo o setor comercial da empresa.

Temas abordados nas palestras motivacionais

As palestras motivacionais visam abordar temas que possam promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, além de ampliar suas competências para propiciar maiores produtividades e taxas de vendas.
Alguns dos principais temas abordados que compõem a palestra estão listados logo abaixo.

1 - Vender valor e não preço
Este conceito é abordado pois se torna essencial que o vendedor saiba oferecer um determinado produto ao cliente levando em consideração o benefício que o item trará para o consumidor e não apenas o seu preço bruto.
Desta forma, as vendas são valorizadas e a chance de se obter prejuízo  se tornam mínimas.

2 - Agir mais e reclamar menos
A palestra tem como objetivo incentivar o empresário e seu quadro de funcionários a desenvolver estratégias objetivas para aumentar a produtividade e o lucro da empresa.
Além disso, visa ensinar os profissionais a abolir as lamentações do seu corpo corporativo para promover uma atuação mais eficiente perante os clientes, buscando métodos que aumentem a visibilidade da empresa no mercado.

3 - Inteligência de mercado
A palestra motivacional tem como objetivo ajudar o quadro funcional da empresa e seus investidores a serem mais inteligentes em relação ao mercado financeiro.
Isso significa que a corporação deve investir no aprimoramento dos seus serviços e produtos para ganhar notoriedade quando comparada à concorrência, buscando estratégias de vendas quer sejam atrativas para os consumidores.

4 - Relacionamento interpessoal
O tema é abordado pois é essencial que os funcionários tenham um bom relacionamento não só com seus colegas de trabalho, mas também com os clientes.
Dessa forma eles devem se portar perante o consumidor de maneira gentil, educada, simpática, prestativa, solicita, inteligente e prática, para que assim o consumidor possa sair satisfeito da empresa.

5 - Renovação da imagem da empresa no mercado
A empresa deve renovar sua imagem no mercado , buscando se adequar as novas formas de vendas para agradar o consumidor que está cada dia mais exigente.

6 - Paixão pelo que faz
A palestra visa motivar o empresário e seus funcionários a se sentirem apaixonados pela sua profissão, fazendo com que desta maneira eles se sintam encorajados a se doarem totalmente para o negócio.
Dessa maneira, com o profissional motivado a se dedicar no cumprimento de suas tarefas dentro da empresa, sua produtividade aumenta e as chances de lucro no mercado também se elevam.

Benefícios que as palestras motivacionais trazem para uma empresa

Com as palestras motivacionais as corporações podem aprimorar muitas características nas suas relações intrapessoais e com seus clientes, dentre algumas delas estão:

- Aumento na produtividade da empresa
- Clareza nos objetivos das equipes corporativas
- Melhora nas relações entre funcionários e empregadores
- Aumento da disposição dos colaboradores ao exercer suas tarefas
- Motivação por parte dos funcionários para cumprir suas metas de vendas
- Comprometimento do quadro funcional com a empresa
- Vivência do espírito de equipe
- Maior visibilidade da empresa no mercado financeiro

Se uma empresa tem como objetivo desenvolver uma equipe de sucesso, onde seus funcionários são motivados em promover o crescimento empresarial, é essencial investir em palestras motivacionais e comprovar seus benefícios.

Tomanini atende empresas dos mais variados segmentos, tendo se apresentado para mais de 1,2 milhões de pessoas.

Novos Mercados, Novas Competências
O mercado mudou, o mundo mudou em uma velocidade absurda, são inúmeros os desafios para atender clientes cada vez mais exigentes, que demandam capacidades diferenciadas. Hoje os profissionais estão diante de um cenário globalizado e essas mudanças exigem um novo perfil profissional; mais dinâmico e em constante mutação. As exigências do mercado mudaram e os profissionais precisam mudar também para se manter competitivos.
As empresas vivem um momento de rever suas estruturas para adequá-las ao atual cenário e este processo vai além de uma simples avaliação do seu número de funcionários. Os gestores precisam olhar para a empresa como um todo e entender que educação e capacitação continuadas são imprescindíveis.
A Palestra Motivacional de Liderança Novos Mercados, Novas Competências, é altamente interativa, buscando a integração de todos os presentes e conduzindo-os a um ambiente motivacional. Uma visão pragmática para as novas necessidades do mercado e para o desenvolvimento das competências.

Conteúdo:  Palestra Motivacional de Liderança  “Novos Mercados, Novas Competências”:

- Metas empresariais sempre aumentam.
- Nova dinâmica do ambiente corporativo.
- O perfil do novo profissional
- Você escolheu esta profissão, então seja o melhor no que faz.
- Quedas dos mitos empresariais.
- Novo Mercado, Nova Visão.
- Motivação: Qual é a sua?
- A era do relacionamento.
- Porque as mulheres vendem mais?

Competência para Competir

O milênio que se inicia caracteriza-se, sem dúvida alguma, por seu próprio conjunto de eventos e estilos específicos. Isto, claro, afeta e altera o ambiente de mercado, que se torna mais sofisticado e complexo. O consumidor do novo milênio é bem informado, inteligente e decidido a fazer a escolha certa. Essa mudança no nível de conscientização e exigência representa um excitante desafio para o profissional dos novos tempos. Entretanto, traz consigo incerteza e insegurança.

Já é pouco provável que o prestador de serviços depare-se com um usuário em potencial facilmente influenciável. Está cada vez mais difícil entender as preferências deste cliente. Pesquisas são feitas, dados são analisados, enfim uma série de alternativas e propostas são implementadas com o único objetivo de tentar entender o cliente e fidelizá-lo. Entretanto, as atitudes de outrora já não são mais tão eficazes.

É necessário sair da condição de vendas de atacado para ser um verdadeiro gerente de negócios e ser percebido pelos seus clientes como facilitador e gerenciador do sucesso deles. Para lidar com esse novo usuário, o profissional precisa estar apto a tomar decisões e ter a consciência de sua contribuição para o negócio da corporação como um todo. Precisa, mais do que cumprir e superar metas, saber planejar o seu negócio e superar a si mesmo. Precisa estar pronto para enfrentar os problemas do cliente como se fossem seus. Precisa estar em um ambiente de constante aprendizado e atualização.

A palestra Competência para Competir conduzirá os participantes a um ambiente altamente motivacional que os capacitará a tomar consciência dessas novas necessidades e posicionarem-se como Gestores Consultivos de Negócios.

Vendas de alto impacto

Para se obter vendas de alto impacto, a empresa precisa desenvolver estratégias que melhorem o nível de organização e produtividade de seus funcionários, pois isto leva a resultados positivos tanto para a carreira quanto para empresa e os clientes.

Esta palestra apresenta um estudo de hábitos e necessidades do novo consumidor e as competências que é preciso ter para enfrentar esse novo mercado. Apresenta técnicas que permitem diagnosticar as verdadeiras necessidades do mercado e assim trazer para a empresa soluções estruturadas para melhororar os resultados comerciais.

Além disso, visa desenvolver autoconfiança, competência estratégica, habilidades organizacionais e técnicas. Com uma linguagem altamente motivacional que os capacitará a tomar consciência do perfil do consumidor dos novos tempos, para posicionarem como verdadeiros Gestores de Negócios.

Conteúdo:
- O que devemos fazer para obter o controle de nossas carreiras e como trabalhar nossas marcas pessoais?
- Pensando nossas marcas como as empresas vencedoras pensam.
- Nos enxergando como produtos que precisam ser vendidos;
- A importância do autoconhecimento e dos objetivos no planejamento de marca.
- A importância da estratégia para alcançar os objetivos.
- A importância do posicionamento correto – ser diferente.
- Criando profissionais diferentes e com valor.

Quanto você vale?

Em um mercado cada vez mais competitivo, é extremamente importante saber administrar e potencializar sua marca pessoal, ampliar seu valor no mercado e construir aquilo que é mais importante para a sua carreira: reputação. É preciso ter ferramentas e técnicas para que você se repense, se reimagine, se reinvente e se aproxime mais dos seus sonhos profissionais. O que você deve fazer para transformar suas metas em realidade?

A gestão da sua carreira e seu sucesso são problemas seus. Portanto pense como empresa, reflita na sua marca pessoal e entenda por quê alguns prosperam enquanto outros são substituídos.

A Palestra Motivacional Quanto Você Vale ?  é um choque porque leva a platéia a visualizar todos os erros cometidos na carreira e o quanto é urgente tomar uma atitude. Administramos a nossa marca pessoal ou gerenciamos a nossa sobrevivência? O quanto podemos fazer pela empresa fazendo por nós mesmos?
         
Conteúdo:
- O que devemos fazer para obter o controle de nossas carreiras e como trabalhar nossas marcas pessoais?
- Quais estratégias e ferramentas empregar para dar valor a minha marca pessoal?
- Como avaliar a imagem percebida da minha marca pessoal?
- Pensando nossas marcas como as empresas vencedoras.
- Nos enxergando como produtos que precisam ser vendidos;
- A importância do autoconhecimento e dos objetivos no planejamento de marca.
- Como posso fazer um plano estratégico para minha marca pessoal?
- Como trabalhar a visibilidade e criar mais valor para minha marca pessoal?
- A importância do posicionamento correto – ser diferente.
- Criando profissionais diferentes e com valor.

O poder da adaptação

Como reagir ao novo cenário econômico e alcançar resultados?

A maioria das pessoas tem muita dificuldade em lidar com mudanças não planejadas, por isso, acabam insistindo em fazer as mesmas coisas que funcionavam antes, passando a obter resultados negativos. Ao fortalecer sua capacidade de adaptação, você se tornará mais confiante e criativo e poderá usar qualquer situação para aprimorar seu crescimento e os ganhos da sua empresa. Em breve, as mudanças inesperadas já não lhe parecerão tão assustadoras e você vai descobrir que, no fundo, elas sempre trazem grandes oportunidades. Insights sobre este novo mercado: como a atual economia esta mudando a forma de vender e de gerir negócios.

Conteúdo Palestra Motivacional Gestão de Vendas ” O poder da adaptação”:
- Os caminhos da economia neste novo cenário
- Como Atitude + Habilidade + Processo + Conhecimento gera sucesso.
- Como aproveitar as poucas oportunidades e aumentar eficiência.
- Por que em um novo mercado temos que ter nova visão.
- Como ter alta performance num mercado recessivo
- Por que a economia atual nos leva a um novo patamar de desafios
- Como ter processos e métodos eficazes
- Como se preparar para a mudança.
- Como aproveitar o ambiente competitivo atual.
- Como fazer mais e melhor com o que tem.

Primeiro entenda, depois atenda

Muitos, muitos são os problemas decorrentes da dificuldade do atendente enxergar o que o cliente tenta comunicar, e quase sempre o defeito está no atendente. Entender o ponto de vista do cliente, compreender sua visão, aproximar-se o máximo possível do que ele imagina e quer é uma das sabedorias mais definitivas na área de atendimento e venda, por isso é muito importante para a empresa treinar a capacidade da sua equipe de compreensão da personalidade dos clientes e de como interpretar as palavras que ouvem e comunicam.

Esta palestra de vendas primeiro entenda, depois atendas sintetiza a diferença entre atender, vender e gerir um relacionamento com o cliente. Seu conteúdo valoriza a teoria e a prática da realidade de mercado, onde o Relacionamento é a palavra chave para o sucesso de uma empresa
          
Conteúdo Palestra de atendimento ” Primeiro entenda, depois atenda “:
- A era do relacionamento
- Entenda, depois atenda
- Praticando a venda consultiva
- “Era da Interatividade”, ou “Era do Gerenciamento de Atendimento a Clientes”?
- A importância do trabalho em equipe
- O mercado mudou, e você?
- O novo consumidor
- Competencias para competir

Crise, e daí?

Cláudio Tomanini, um dos maiores especialistas do Brasil, traz uma palestra inovadora com uma radical abordagem sobre a crise. Ele leva os participantes a repensar toda sua forma de planejamento e instiga cada um a superar as barreiras do mercado e alcançar o sucesso mesmo neste ambiente recessivo.

Questionador,  na Palestra de Vendas Motivacional Crise, e Daí? Tomanini contraria as previsões dos economistas e mostra que é possível sim achar as oportunidades em meio à crise.

Como gerar resultados quando ninguém está comprando seu produto ou serviço? Está é a grande questão deste momento. As vendas caíram em todos os setores e as empresas estão sem saber o que fazer para continuar a vender e a crescer neste cenário de crise. Veja bem, cenários de crise como o que estamos vivendo podem ser até paralisantes se não estivermos preparados.
Enquanto muitos não vislumbram outra opção, os verdadeiros profissionais compreendem que a única maneira de lidar com a adversidade é enfrentá-la.

Esta palestra é altamente interativa. busca a interação com todos os presentes, conduzindo-os a um ambiente altamente motivacional. Uma visão pragmática para as novas necessidades do mercado e para o desenvolvimento das competências que podem representar a vantagem competitiva do novo profissional.

Conteúdo Palestra Motivacional de Vendas Crise, e Daí?
- Como Atitude + Habilidade + Processo + Conhecimento gera sucesso.
- Como aproveitar as poucas oportunidades e aumentar eficiência.
- Como inovar no cenário atual.
- Como ter alta performance num mercado recessivo
- Por que a economia atual nos leva a um novo patamar de desafios
- Como ter processos e métodos eficazes
- Superando desafios e Enfrentando a Crise
- Como se preparar para a mudança.
- Como aproveitar o ambiente competitivo atual.
- Como fazer mais e melhor com o que tem

Venda + Valor

O ambiente de vendas mudou mesmo nos últimos anos ou isso é apenas desculpas para a eterna dificuldade em atingir as metas?

Sua equipe tem se adaptado a esse novo ambiente e se tornado mais competitiva? O consumidor não compra seu produto somente pelo preço, mas sim pelos benefícios que ele proporciona. Mostre o valor do produto e também o seu valor como profissional. Cada vez mais, empresas e consumidores valorizam os benefícios, os serviços e principalmente um profissional preparado que sabe escutar e preparar a oferta de valor percebida pelo cliente.

Não existirá nenhuma possibilidade de sucesso do verdadeiro profissional de vendas se ele não entender a maneira de melhorar a experiência de relacionamento com seus clientes. É preciso ter uma postura de consultor e de profundo conhecedor do ambiente de negócios no qual ele atua.

Esta palestra mostra claramente que o seu produto/serviço precisa ter valor agregado para sair a frente da concorrência. O quanto é preciso propor aos seus clientes uma experiência diferenciada de compra. Como vender valor e, principalmente, como fazer parte da solução do problema dos clientes.

“Comprar, principalmente com base no preço, é a vingança do cliente contra a conspiração de mediocridade que existe entre fornecedores concorrentes” – Ricardo Gianini

Conteúdo Palestra de Vendas / Palestra Venda + Valor:  O que é valor na prática:
- Conhecer das demandas dos clientes
- Conhecer as soluções do que comercializo
- Ter habilidade em desenhar proposta de valor

É fundamental que este profissional conheça seus produtos e serviços. Saiba os diferenciais competitivos quando comparado com os concorrentes. O profissional de hoje tem e deve saber planejar, preparar e implantar a gestão de vendas da sua região de atuação. Saiba desenvolver a proposta de valor a cada cliente para obter resultados superiores e lucrativos para empresa. A entrega de valor é Manter os nossos clientes se relacionando com a nossa empresa e principalmente gerando lucros.

Pense fora da Caixa

“Pensar Fora da Caixa” é tentar obter uma perspectiva diferente das ideias e ações que temos todo os dias. Estamos em um mundo de acelerada rotatividade de conhecimento e dinamismo da informação. Temos que estar abertos para o novo e ficar cada vez mais admirados com o que não conhecemos. As empresas precisam fazer a roda da inovação e da criatividade girar constantemente. Sair da caixa é um exercício que devemos praticar diariamente.

Quando estamos do outro lado do balcão, ficamos encantados com a empresa que nos oferece algo mais. Mas, quando voltamos aos nossos escritórios, nos apegamos à velha crença de que“o consumidor não quer novidades, se satisfaz com o atendimento padrão”. Tudo isso nos prova que o grande concorrente não está lá fora, no mercado – o maior rival da empresa é ela mesma.

Cláudio nos mostra nesta palestra que o mercado mudou, e é crescente a busca por profissionais aptos a incorporarem a criatividade ao mundo corporativo para conseguirem, com arrojo, entender e driblar as contingencialidades nos negócios.

Conteúdo Palestra Motivacional Mindset ” Pense Fora da Caixa”
- Olhe fora do seu ambiente.
- Como Reprogramar a Sua Mente Para o Sucesso
- Busque soluções.
- Mindset Fixo x Mindset Progressivo
- Como Mudar meu Mindset?
- Conheça outras áreas e outras culturas
- Entenda o seu mercado e sua dinâmica.
- Faça mais e melhor com o que tem.
- A experiência de ser cliente.
- Porque as mulheres tem melhores resultados ?
- Fazer X Superar.
- Olhar X Ver.
-  Eficácia X Eficiência.
- Buscar X Esperar.
- Explicar o Porque Não X Resolver

Além da Crise

Baixos resultados, perda de negócios, margens afetadas, crise instaurada, tensão no ar, insegurança nos negócios, incerteza na carreira. Esses são somente alguns dos pontos que tem contaminado todos os profissionais das empresas e colocado em cheque seus líderes e gestores.

Crise é uma porta de oportunidades, pois existe no mercado a necessidade de se modificar e se readaptar a diferente realidade vivida.

“Seja audacioso quando os outros estão com medo e tenha medo quando os outros estão audaciosos”.

Usando como base, os estudos realizados por economistas, especialistas políticos e financeiros, Cláudio Tomanini faz uma análise dos impactos no curto, médio e longo prazo na gestão empresarial e caminhos para busca de resultados sustentáveis dando uma visão positiva além da crise instaurada no pais.

A transitoriedade dos atuais problemas, tem levado muitos profissionais a não conseguir olhar além da crise ocasionando uma anomalia denominada de crise de competência – que é a falta de visão para competir.

É preciso inverter a lógica que nos faz caminhar sem muita direção. ” O final do mês não pode ser mais importante que o fim do mundo” Pensar, rever, criar, inovar são palavras de ordem na ordem de executar.

Nesta abordagem, mostra que o mercado atual, caracterizado por paradoxos, desordem, diferenças, contingências, caos, imprecisão, incoerência, fragmentação e lógica confusa, nos instiga a concluir que Gestão de negócios, Liderança, Marketing e Vendas, muito mais do que aliados, caminham para um interdependência definitiva, compreendendo que o sucesso se dará através da integração simbiótica para obter os três pilares que impulsionam de dão saúde para a corporação: CAIXA, LUCRO E PERPETUAÇÃO, traduzidos em equipe engajada, cobertura de objetivos qualitativos e quantitativos, rentabilidade e valor percebido pelo cliente.

Este é um momento ímpar para refazer suas estratégias, buscar suas verdadeiras competências, alinhar no seu caminho ou buscar novos caminhos. O momento é de disruptura construtiva. Não há tempo para esperar. O momento é agora. É preciso ir além. Ou faz ou será atropelado.

Conteúdo:
- Crise e suas oportunidades
- Comum x Normal
- Pensar x Fazer
- Fazer o novo x Fazer de novo
- Tentar x Usar os recursos que tem
- Entender x Atender
- Pensar, Ousar e fazer
- Chega de mimimi e rema
- A importância do Foco
- Fama x Sucesso

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