Adilio

TEMAS


Adilio



É um ex-futebolista brasileiro, que atuava como volante e meia. Jogou no Flamengo, entre 1975 e 1987.

Após encerrar a carreira no futebol de campo, ele virou jogador de futsal, atuando como ala-pivô. Foi campeão do mundo com a seleção brasileira no Campeonato Mundial de Futsal.

Criado no Flamengo, clube que defendeu por grande parte de sua carreira, Adílio atuou ao lado de Zico e Andrade, formando um dos melhores meio-campos da história do Flamengo.

Com esse time, o Flamengo conquistou suas maiores glórias, incluindo a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes de 81, e os Brasileiros de 80, 82,83.

Outros títulos na carreira de Adílio incluem as Taças Guanabaras de 78, 79, 80, 81, 82,84, as Taças Rio de 83, 85 e 86 e os Campeonatos Cariocas (Estadual do Rio de Janeiro a partir de 1979) de 78, 79, 79 (houve dois torneios estaduais em 1979), 81 e 86.

Adílio era um jogador de rara habilidade e criatividade, dono de um passe perfeito e adepto a um estilo de jogo clássico. Contudo, também soube ser decisivo em sua carreira, como quando marcou o segundo gol do Flamengo na vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool, na final do Mundial de Clubes de 1981, ou quando fez o terceiro gol na vitória por 3 a 0 sobre o Santos na decisão do Campeonato Brasileiro de 1983.

Adílio atuou no Flamengo entre 1975 e 1987, quando teve a oportunidade de vestir a camisa rubro-negra em 615 partidas, o que faz dele o terceiro jogador com maior número de jogos disputados pelo Flamengo.

Depois de deixar a Gávea, Adílio chegou a jogar por clubes como Coritiba, Barcelona SC (Equador) e Alianza Lima (Peru). Porém, já em final de carreira, passou a atuar por times do interior do Rio, como América de Três Rios, Friburguense e o Barreira.

Após encerrar sua carreira de jogador, Adílio foi o treinador do Bahain (Arábia Saudita) e do CFZ-RJ. Mas, em 2003, o ex-craque rubro-negro retornou a sua casa, onde trabalhou com as divisões de base do Flamengo.

Passagem pela seleção brasileira:

Adílio teve somente duas atuações pela Seleção Brasileira de Futebol.

Contudo, deixou sua marca ao dar um lindo passe para Júnior fazer o gol da vitória brasileira sobre a Alemanha, em uma partida disputada no Maracanã, em 1982.

Temas de palestras:

- Esportes
- Futebol
- Trabalho em Equipe / Disciplina
- Superação de Desafios / Mudanças.

AT 07-09