Vera Lúcia Furquim

TEMAS


Vera Lúcia Furquim



Psicóloga Organizacional e Educacional, atuante a mais de 15 anos. Licenciatura Plena em Psicologia, professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Especialista em Saúde Pública, Educação Financeira e Gestão de Pessoas.

Possui Pós Graduação em Saúde Pública/UNISANTOS e Educação Financeira/DSOP, Bacharel e Licenciatura Plena em Psicologia/UNISANTOS.

Professora de Educação para Crescimento/Filosofia, Educação Financeira, Empreendedorismo, Ciência Comunitária e é também Psicóloga Escolar.

Desenvolvimento de Projetos Educacionais voltados para área de Educação Financeira, Empreendedorismo, Projeto de Vida e Valores Humanos;

Assessoria em Gestão de Pessoas, Planejamento, Coordenação e Desenvolvimento de Treinamentos Motivacionais e Comportamentais.

As empresas que nos contratam têm um objetivo central e uma meta a ser alcançada, mas nosso trabalho procura sempre ir além.

Acreditamos ser importante e fundamental que vários conceitos sejam trabalhados além dos solicitados pelo briefing, pois acreditamos que com a aplicação de certas ferramentas essenciais para o desenvolvimento pessoal e também do autoconhecimento dos participantes, melhores profissionais eles se tornarão, independentemente do cargo ou função que ocupem na empresa.

Nosso foco está nas pessoas.

Portanto, nos eventos onde apresentamos nosso trabalho, sempre são agregados valores e competências que extrapolam as solicitações do cliente, tornando tudo muito mais abrangente e interessante.

Os trabalhos são concebidos, desenvolvidos e aplicados, ou apenas, customizados, de acordo, com as necessidades dos participantes e dos objetivos da empresa contratante. Existe a aplicação de atividades lúdicas, interativas, vivenciais e bem humoradas, que trazem à tona os limites da expansão das potencialidades dos participantes.

A Palestra de Motivação é o melhor investimento dos dias atuais, oferece um excelente resultado e também imediato. Então Motive-se, invista nas Palestras de Motivação da Psicóloga Vera Lúcia Furquim.

O foco principal é o Despertar do Motivo + Ação Interna assim gerar a Motivação para sua produtividade e felicidade pessoal.

Incentivar as pessoas a reagirem e agirem a favor do seu próprio bem e acreditar que todos são capazes. A essência dessa motivação é a segurança, a harmonia e o bem comum do prazer de viver.
As Palestras de Motivação tem a intenção de provocar essa mudança interna e a saída da zona de conforto, assim mudar de atitudes efetivamente.

Sugestão de Palestras:

Leveza de Viver pelo simples fatos de estar Vivo.
Foco Principal: Dar valor as pequenas coisas. Acreditar que a vida é realmente simples, descomplicar. Aprender a rir com tudo. Aplicar a mitologia da Fênix em nossa essência de viver. Trocar a raiva, a discussão e descaso por um sorriso. Ter a vida que cada um realmente merece ter.

Transtornos Alimentares.
Foco Principal: Desenvolver a capacidade da pessoa se aceitar por inteira e desmitificar conflitos internos que levam atitudes inadequadas e desprazerosas. Motivar a acreditar em um ser belo e único, aceitar suas limitações e contudo acreditar na capacidade de superação.

Marketing Pessoal: Você é a sua melhor marca.
Foco Principal: Valorizar a si próprio e reconhecer suas habilidades potencializadas e assim perceber a construção positiva da autoestima que está ligada diretamente em acreditar em si mesmo e conduzir a sua vida profissional em sucesso contínuo e permanente.

Coach, Você sempre será seu próprio líder e assim conquistará seu sucesso.
Foco Principal: Acreditar na sua própria capacidade de persuasão e a  percepção do seu próprio sucesso próspero, que o comando central de tudo é Você.

Inclusão Social, ser diferente é legal.
Foco Principal: Descobrir a capacidade de aceitar o próximo como realmente é. As diferenças existentes e devem ser incluídas de maneira natural e espontânea em nosso meio de convívio harmônico.

Provoque uma mudança interna e conquiste seus objetivos deste ano.
Foco Principal: Motivar a equipe de vendas para a excelência do seu melhor.
Mulher, a essência da Humanidade.
Foco Principal: Analogia com a Afrotide e Psiquê Mitologia Grega e a Psicologia Feminina, assim uma compreensão melhor desse universo feminino.

Personal Trainer Emotional, a Psique Positiva e o Despertar para a Felicidade.
Foco Principal: Desenvolver técnicas para capacitar e exercitar o desenvolvimento humano e estimular a Psique Positiva e assim o Despertar para Felicidade.

Ergonomia Cognitiva, Corpo, Mente e Ambiente.
Foco Principal: Esclarecer a importância da Ergonomia Cognitiva. Perceber que a carga mental do trabalho, a tomada de decisão, o desempenho profissional, a interação do trabalhador e ambiente tem interferência direta na segurança do trabalho e a construção da boa qualidade de vida.

Mente de Adolescente, Viver, Conviver e Sobreviver.
Foco Principal: O Viver com um adolescente não é uma tarefa fácil, precisa entender o comportamento da adolescência dos dias atuais.
O Conviver com um adolescente é lidar e fazer um convívio saudável. Esse período é completo de dúvidas, conflitos e inseguranças, sendo necessário aprender a envolver-se no relacionamento interpessoal, identificar e perceber as diversidades culturais e familiares, assim desenvolverá a habilidade em falar, ouvir, calar, compreender, aceitar, negar, sugerir, propor, contradizer, convencer e desculpar. Essa convivência é a essência do bem viver com um adolescente e é fortalecer as faculdades intelectuais, sociais e morais e assim transformar em um alicerce de uma vida harmônica.
O Sobreviver é o risco de vida constante que nossos adolescentes são postos à prova. Há necessidade de precaução contínua com a segurança, os cuidados do bem estar biopsicossocial, os atos e as atitudes de perigo com esses adolescentes, tais como, Drogas, Sexualidade, Jogos Mortais - Baleia Azul, Bullying, Seriado - 13 Reasons Why. Esse é o maior desafio social para os adultos de hoje, Viver, Conviver e Sobreviver com a Mente do Adolescente.

Ansiedade... É normal?!
Foco Principal: Fazer a Ansiedade como sua aliada. Caminhar de mãos dadas com ela, nem a frente e nem atrás.  Enquanto você age, decide e conscientiza o controle da sua vida, você acontece.  A parceria entre Ansiedade e a Motivação Interna será a união perfeita. Motive-se, aprenda a lidar com as emoções através de suas ações contínuas a seu favor.

Palestras de Motivação para Sipat:
Foco Principal: Desenvolver a capacidade de mudar o comportamento, assim praticar ações seguras e saudáveis, sempre valorizando a qualidade de vida do Trabalhador.

Professor como válvula solidária para o Combate ao Bulliyng nas escolas
Foco Principal: Como os professores podem evitar ou ser uma válvula de solução solidária ao problema tão antigo e que se perpétua até os dias atuais. O professor como Protagonista e não somente como coadjuvante. Ser o multiplicador mais eficaz para cultura da paz em sala de aula.

Desperte no outro o que há de melhor, acredite e faça acontecer e seja o diferencial
Foco Principal: Valorizar seu bem precioso, o trabalho. Estabelecer a credibilidade do local de trabalho, resignificar seus valores pessoais e juntos possam crescer e atingir o sucesso. Despertar o prazer em trabalhar e dar a oportunidade de atingir seu auge profissional. As escolhas são necessárias para descobrir o seu melhor é assim entender que o tempo é e será sempre o aliado ideal para construção do seu progresso pessoal e profissional, ambos caminham de mãos dadas.

Enem, a Porta do Seu Futuro, Prepare-se, Oriente-se e Descubra-se.
Foco principal: Avaliar qual é a importância do Enem nos dias atuais, sendo que é o maior Exame Nacional Educacional do país, cuja a ferramenta principal é a democratização do Ensino Superior. Trabalhar o bem estar físico e emocional do aluno para o bom desempenho das provas. Elevar a autoestima, como também estimular seus talentos e assim despertar a capacidade de ser desafiado para conseguir ingressar na faculdade do seu sonho. Oferecer essa  oportunidade de preparar, orientar e descobrir o leque de escolhas para a porta do seu futuro profissional e emocional.

Bulliyng, quem é mesmo o Valentão???
Foco Principal: Desenvolver a conscientização de que o Bulliyng é o preconceito, o rótulo e o estereótipo que as pessoas persistem em praticar. Algo  extramamente prejudicial para as relações pessoais,  sendo que as consequências são desastrosas, tanto no aspecto emocional, social e legal. O mecanismo de defesa para essa prática é Respeito, a Paciência e a Tolerância, assim os relacionamentos pessoais serão muito mais saudáveis e com uma convivência bem mais sadia. Aprender a lidar com as limitações de cada um, evitar o julgamento, porque o próximo poderá ser você. A extinção desse problema tão antigo é e sempre será a Aceitação do Outro.

Ciclos de Palestras para Pais e Educadores:
Foco Principal:  O maior desafio social para os adultos de hoje é Viver, Conviver e Sobreviver com a Mente do Adolescente. Através do Ciclo de Palestras abordaremos quatro temas chaves sobre a Adolescência:
1) Drogas e Bebidas Alcoólicas, autoafirmação a busca de identidade.
2) Internet, vício,  utilidade ou benefício, acesso fácil porém arriscado.
3) Bulliyng, realidade antiga porém perpétua nos dias atuais.
4) Sexualidade, a descoberta mas com uma difícil escolha.

Vida Financeira é o retrato do seu Comportamento Humano
Foco Principal: Palestra de Motivação para aprender a planejar, organizar e lidar com sucesso na vida financeira. Segundo o Prêmio Nobel de Economia de 2017, de Richard Thaler, propôs a teoria da contabilidade mental, a união perfeita entre a Economia e a Psicologia.
A ideia principal segundo Thaler, que o comportamento humano tem uma influência direta na construção da Educação Financeira e assim ter uma vida econômica equilibrada e harmônica. Usar a inteligência emocional como alicerce central para essa estabilidade econômica.

Projeto de Responsabilidade Social dentro das Escolas, resgatar a perspectiva de vida dos jovens e a Dignidade Humana.
Foco Principal:
Atuar como mediadora da responsabilidade social dentro da escola. Trazer para os jovens perspectivas de vida com mais dignidade e respeito mútuo. Trabalhar em conjunto com os alunos, coordenar e supervisionar campanhas e assim perceberem que têm o melhor, porém não se é valorizado, entrando num clima de descontentamento, desânimo e até mesmo sem vontade de fazer e muito menos ser alguém.  Acreditar que se  pode mudar, aprender a respeitar os limites  alheios, assim deslumbrar uma realidade mais sadia e construtiva com perspectivas de um futuro melhor. Ser de fato ético, solidário e humano com todos a nossa volta... Praticar efetivamente a Responsabilidade Social com a mais pura responsabilidade de um ser humano.

Educação Positiva na Escola da Vida
Foco Principal: Aplicar a  Psicologia Positiva na Educação. Provocar o prazer em ser educador apesar de ser estressante tem as suas gratificações e assim continuar a jornada do ano letivo. Revelar ao professor que és um ser significativo para a vida do aluno e para  si mesmo. Descobrir através da Disciplina Positiva,  que ao mesmo tempo pode ser firme porém sem perder a gentileza, tornando um ambiente mais harmonioso e o despertar do contentamento de ensinar, através da empatia, do respeito mútuo e da resiliência. Demonstrar aos alunos que podem ser mais responsáveis, respeitosos, resilientes e deste modo conseguiram recursos para solucionarem problemas por toda a vida.

PROJETO EDUCACIONAL DOAR

D oação
O timismo
A mor
R esponsabilidade Social

Foco Principal: O Projeto Educacional Doar tem a finalidade de aplicar a Responsabilidade Social dentro da escola.
O princípio básico desenvolver o aluno a praticar a DOAÇÃO, promover o OTIMISMO, resgatar a perspectiva de vida através do AMOR e assim garantir a dignidade humana na Responsabilidade Social.
Trazer aos jovens esperança de vida com mais respeitabilidade e integridade humana.
O mediador atuará em parceria com os alunos, será o coordenador com a incumbência de orientar, harmonizar, supervisionar as campanhas, deste modo os alunos perceberam que têm o melhor, porém não valorizam. Atualmente o clima de descontentamento generalizado refleti na perspectiva de vida, sem vontade de fazer e muito menos ser alguém, um grande desanimo instalado.
A saúde mental da juventude pedi socorro, através desse projeto social, ajudará os alunos conseguirão identificar suas forças de caráter, aumentar o emprego dessas forças em suas vidas diárias, promover a resiliência, a emoção positiva, o sentido e o propósito, e os relacionamentos sociais positivos.
Essa estratégia de ação terá como motivação o cultivo de um mundo melhor, tirar os jovens do estado de depressão e ansiedade, e sim promover a saúde e a felicidade para nossos adolescentes e crianças.
Acreditar que se pode mudar, aprender a respeitar os limites alheios, deslumbrar uma realidade mais sadia, como também construir a percepção de um futuro melhor. Ser de fato ético, solidário e humano com todos a nossa volta. Praticar efetivamente a Responsabilidade Social com a mais pura essência da responsabilidade das ações de um ser humano.

Mulher, a essência da Humanidade.
Carga Horária: 1 hora
Foco Principal: Analogia com a Afrotide e Psiquê Mitologia Grega e a Psicologia Feminina, assim uma compreensão melhor desse universo feminino. A mulher é ser sublime, que faz a diferença e é a essência de qualquer um, seja na família, no social e principalmente no trabalho.

Internet: vício, utilidade ou benefício? Uso de fácil acesso porém arriscado.
Há duas vertentes que se tem para levar em conta:
A 1ª, o vício, sem controle e sem limite, principalmente nas redes sociais, tanto crianças como jovens e adultos se perdem nesse mundo tão encantador e ao mesmo tempo tão solitário.
A 2ª vertente é utilizar a internet, redes sociais a nosso favor na sala de aula. Transformar as aulas tradicionais mais atrativas aos alunos, com a metodologia híbrida.
Realmente não é uma tarefa fácil concorrer com a Internet, um mundo maravilhoso de opções de fácil acesso que traz várias utilidades e grandes benefícios. Mas ao mesmo tempo arriscada, que gera vícios, hábitos inadequados para a vida de qualquer cidadão. Porém a internet veio definitivamente para ficar e transformar com a parceria da metologia híbrida. Resignificar as novas tendências educacionais com mais prazer, ludicidade, motivação e interesse.

Tecnologia: O papel do educador no mundo digital e Como Lidar com o excesso de informação que recebemos pela Internet?
Desenvolver uma reflexão sobre o uso da tecnologia nos dias atuais. Refletir os danos que levam ao uso sem controle e sem limites. Avaliar o papel do educador nas redes sociais, com uma facilidade incrível porém arriscada, que pode gerar desconfortos até desencadear a dependência com hábitos inadequados prejudiciais a vida de qualquer pessoa.
Utilizar as mídias sociais a seu favor,  transformar as competições em cooperação, sabe-se que a internet veio definitivamente para ficar e transformar as relações pessoais e sociais. Então bora  resignificar as novas tendências educacionais e organizacionais com mais prazer, ludicidade, motivação e interesse para todos de maneira mais saudável.

Estime sua Autoestima
A autoestima do professor a todo momento é necessário desenvolvê-la, principalmente em uma época de tantas cobranças e exigências.
O papel do professor, em nossa atual realidade está em plena transformação.
A palestra Estime sua Autoestima é praticar com eficácia a valorização e motivação pessoal como também a percepção da grandiosidade de ser um professor.
A autoestima determina e direciona os pensamentos, as emoções e os comportamentos das pessoas.
Ser professor requer competências que estão além do saber ensinar: é preciso agregar liderança, criatividade, proatividade, resiliência, comunicação assertiva, relacionamento interpessoal, dentre tantas outras habilidades que fazem parte do encantamento que é a troca de experiências e a construção do saber. O professor a todo momento tem que trabalhar e cuidar da autoestima,  para superar sua trajetória arenosa, mas recompensadora, através do autoconceito e assim estabelecer a autoconfiança que se faz um excelente trabalho.

Depoimento:

Olá Carol,
O evento foi ótimo. As pessoas gostaram muito! A Vera é muito simpática e sua relação com o público é muito pessoal - as pessoas por aqui estão precisando disso.
Com certeza a apresentação dela atingiu o objetivo.
Abçs!
Ana Cristina De Albuquerque Lima Rodrigues
Coordenadora de Desenvolvimento de pessoas - CODEP


Outros Temas de Palestras

* Gestão de Pessoas;
* Relações Pessoais;
* Educação;
* Comunicação;
* Liderança;
* Trabalho em Equipe;
* Empreendedorismo

At 09-08