Celso Antunes

TEMAS


Celso Antunes



Celso Antunes é formado em Geografia pela USP, Mestre em Ciências Humanas e Especialista em Inteligência e Cognição. Consultor Educacional do canal Futura e Sócio-Fundador do “Todos pela Educação”, além de ser membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela UNESCO.

É consultor de diversas revistas e autor de 180 livros didáticos, dos quais 100 são sobre temas de Educação, com obras traduzidas em diversos países. 

Deu aula em toda parte e para toda gente, rodou o mundo atrás de escolas e professores e depois escreveu livros didáticos e muitos outros destinados a professores, pais, professoras e mães.

Produção intelectual:

- Autor de mais de 180 livros didáticos – ed. Do Brasil, Ed. Scipione. Ed ao livro técnico e outras
- Autor de cerca de 100 livros sobre temas de educação – ed. Vozes. Ed. Papirus. Editora Paulus, editora Loyola, ed. Artmed. Ed. Rovelle ed. Ciranda cultural e outras.
- Obras traduzidas: Argentina, México, Peru, Colômbia, Espanha, Portugal e outros países.

Temas de Palestras Presenciais e Online:

- Uma nova Educação através de Contos e Caos 
  
Uma divertida análise das novas linhas da educação brasileira, considerando conceitos partir da BNCC com análise critica mostrada através de anedotas. Casos, contos breves e inéditos e desta forma, através de relatos quase cotidianos, ponderar e criticar os caminhos para se inovar conceitos ligados a aula, conteúdo, trabalho com valores, avaliação da aprendizagem e a educação em valores.

- O avesso e o Direito na Educação Brasileira : 

Uma divertida análise das novas linhas da educação brasileira, considerando conceitos partir da BNCC com análise critica mostrada através de anedotas. Casos, contos breves e inéditos e desta forma, através de relatos quase cotidianos, ponderar e criticar os caminhos para se inovar conceitos ligados a aula, conteúdo, trabalho com valores, avaliação da aprendizagem e a educação em valores.

- Os Desafios das Novas Competências para a Base nacional Curricular Comum: 

A educação brasileira vive momentos de preocupante transformação. Antes um ensino tradicional marcado por poucos, mas expressivos valores, e agora a implantação da base nacional curricular comum (BNCC) trazendo esperanças auspiciosas, mas também natural insegurança sobre o impacto dessas novas diretrizes.

Através de uma palestra, recheada de exemplos e estudos de caso, o professor e escritor Celso Antunes, apresenta uma exposição realista sobre o que se pode conquistar de significativo para nossos ensino com essas novas diretrizes.

- Aquela idade em que tudo se quer saber: 

Em “Aquela Idade em que tudo se quer saber” destaca-se o conceito real da infância em tempos de Internet e como responder com verdade, mas extrema doçura, a curiosidade que brota de suas perguntas sobre sexo, vida, deus, casamento e tudo mais.

- Como Educar em Tempos líquidos, Brincar e estimular o cérebro infantil: 

“Tempos Líquidos” é uma expressão do filosofo polonês Bauman (que atualmente vive e leciona em Londres) e se refere aos tempos pós internet e as significativas mudanças que a mesma impõe a formação do jovem e da criança.

A palestra destaca como agir em relação a alunos e filhos de uma geração (Pós Humana ou Geração Z) com ideias, valores, ganhos e perdas extremamente incomuns em relação a seus pais e professores.

- Como desenvolver em uma escola publica, um ensino de qualidade:

A abordagem do tema busca desmistificar a crença de que alunos carentes e sem amparo familiar eficiente aprendem com mais dificuldade que alunos em outras situações. Mostrando o significado de “Resiliência” e as linhas através das quais essa teoria pedagógica permite ensino eficiente, busca-se mostrar quais ações são viáveis para que o professor possa privilegiar alunos resilientes com aulas dinâmicas, currículos objetivos e avaliações significativas.

Palestra recomendada para escolas públicas da rede municipal, estadual ou federal de diferentes níveis.

- A Sala de Aula e as Situações de Aprendizagem:

A palestra procura desmontar a falácia de que a aula expositiva é a única forma de ministrar conteúdos. Apresentando os requisitos para se ministrar uma excelente aula expositiva.

A palestra mostra uma série de outras estratégias que constituem “tipos de aulas diferentes e criativas” e que se organizam na conceituação de “Situações de Aprendizagem”. Embora essa palestra possa ser ministrada em apenas um período, é interessante apresentá-la em dois, desenvolvendo a teoria no primeiro e os experimentos práticos com toda equipe docente no segundo.

- Para Pais e Outros Mediadores de Educação:

1. A criança: Como aprender e como ajudá-la a construir a autoestima.
2. A linguagem do afeto.
3. Como transformar o lar em uma oficina de carinho e aprendizagem.

- O Que é Educar e Com Quantos Princípios se Constrói um Professor Eficiente:

A competência de um professor não representa atributo inato. Assim como um bom médico necessita mais que excelentes teorias para realizar sua missão, também alguns requisitos são essenciais ao professor.

A palestra analisa quais são esses requisitos, de que maneira é possível ajudar uma equipe docente a construí-los e como avaliar o desempenho de uma equipe a partir dessas referências.

- Como Ensinar Valores, Estimular Inteligência e Discutir-se Emoções:

Não mais se tem dúvida de que é possível ensinar-se valores e ajudar o aluno a conviver com virtudes, mas nem sempre são plenamente conhecidas as estratégias para esse trabalho. A palestra visa explorar essa nova pedagogia e mostra através de resultados concretos e realistas como desenvolver virtudes e trabalhar valores na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

- As Três Maneiras de se Ensinar Competências:

Após uma análise reflexiva sobre o significado de “Competência” e a passagem de uma escola centrada no Ensino, para uma nova escola comprometida com a Aprendizagem, à palestra compara formas de atuação de dois professores que necessitam transmitir conteúdos e como é possível essa missão, simultaneamente desenvolvendo diferentes competências no alunado. Analisa ainda as oito competências que fazem de um regente de aulas um verdadeiro educador.

- As Cinco Questões Significativas Para um Ensino Eficiente:

Após uma reflexão sobre o significado amplo da interrogação como desafio humano para sua aprendizagem, a palestra propõe cinco questões cruciais e busca, com amplos detalhes e exemplos respondê-las. Como ajudar nossos alunos a aprender? Que estratégias usar para facilitar sua aprendizagem significativa? Quais recursos são necessários mobilizar para esse trabalho? Como saber se os alunos efetivamente aprenderam? Como ajudar os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem?

- Como o Cérebro Humano Aprende e Como Guarda Saberes:

O conhecimento mais amplo e diversificado sobre o cérebro humano, desenvolvido desde os anos noventa do século passado, trouxe novas luzes e derrubaram antigas crenças em educação.

A palestra analisa esses avanços e essas conquistas e de maneira lúdica e extremamente prática procura mostrar como é possível em sala de aula um professor desenvolver procedimentos que assegurem uma significativa aprendizagem e uma melhor retenção dos saberes para seus alunos

- O Que São e Como Trabalhar Projetos:

O que é um “Projeto Escolar?” Por que trabalhar com Projetos? A interessante experiência de Reggio Emília e o trabalho com Projetos. Diferentes tipos de projetos escolares. O papel de um professor em um projeto. A ação dos alunos em projetos.

A Avaliação de um projeto e os dez passos para sua consecução em sala de aula. A palestra busca responder essas questões e aprofundar esses temas de maneira a habilitar a equipe docente a trabalhar com projetos de diferentes naturezas.

- Educação Infantil - Prioridade Imprescindível:

Quais os fundamentos de uma boa escola de educação infantil, como desenvolvê-la em qualquer ambiente e espaços e quais os atributos devem caracterizar um educador infantil. Como entender jogos e jogos pedagógicos. O uso dos jogos em sala de aula para a criação de diferentes situações de aprendizagem.

- As Inteligências Múltiplas e Seus Estímulos:

Um estudo sobre o avanço da neurologia e a emersão de novas teorias pedagógicas, com destaque a teoria das Inteligências Múltiplas.

A palestra discute o conceito de inteligência, demonstra a relação entre inteligência e aprendizagem, explica os meios para a identificação das nove inteligências humanas e mostra maneiras eficientes de as estimular em sala de aula.

- Disciplina e Indisciplina em Sala de Aula:

A busca da identidade em um novo conceito de disciplina e de indisciplina, a amplidão desses conceitos em âmbitos diferentes e as estratégias e ações que podem e devem ser desenvolvidas pelos educadores para equacionar problemas disciplinares e administrar a ansiedade da criança e do adolescente.

- Novas Maneiras de Ensinar, Novas Formas de Aprender:

Uma análise sobre as transformações vividas atualmente pela escola e pela família e os recursos trazidos pelos novos estudos sobre a mente humana para enfrentar essas transformações e ministrar uma aula cheia de vida, emoção e dinamismo. Através de anedotas e estudos de caso, a palestra estimula uma aguda reflexão sobre a aula, o professor, o currículo, as linguagens, os recursos da escola e a avaliação significativa da aprendizagem escolar.

AT  04-20