Carlos Alberto Sardenberg

TEMAS


Carlos Alberto Sardenberg



É comentarista econômico premiado da TV Globo, âncora da rádio CBN e comentarista e analista de notícias econômicas no portal do jornal O Globo, na Globo News.

Além disso, mantém um blog no G1, portal da Globo, sobre tudo o que você precisa saber de Economia.

Comemorou em 2015 quinze anos de atuação na rádio CBN.

Em setembro de 2014 foi eleito entre os + admirados jornalistas brasileiros – Top 10. Reeleito em 2015 conquistou o TOP 50 e ficou entre os TOP 10 da Regional Sudeste.

Estudou Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (Fflch-USP), num período de grande turbulência na política brasileira, entre 1968 e 1969, curso que não concluiu. Na época, por sugestão de um jornalista amigo de seu pai, foi trabalhar no jornal O Estado de S.Paulo.

Antes de optar pelo Jornalismo Econômico, passou por diversas editorias: Geral, Esportes, Internacional e Política.

Tem experiência como repórter, redator e editor.

Teve passagens pelas redações dos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo e Gazeta Mercantil, além das revistas Veja e IstoÉ.

Na TV, foi comentarista de Economia e apresentador do programa de entrevistas Roda Viva, ambos pela TV Cultura, e diretor de Jornalismo da Rede Bandeirantes.

Tem atuado preponderantemente em São Paulo, mas trabalhou durante seis anos em Brasília e realizou coberturas no exterior. De 1985 a 1987, foi coordenador de Comunicação Social do Ministério do Planejamento (na gestão de João Sayad), ocasião em que participou do lançamento e divulgação do Plano Cruzado.

Trabalhou também na área econômica do Governo do Estado de São Paulo, na gestão de André Franco Montoro (1916-1999), de 1983 a 1987.

De 1987 a 1988, foi assessor da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP), ocasião em que trabalhou na definição de cursos de pós-graduação em Jornalismo.

Foi apresentador do telejornal da Gazeta Mercantil. Entre outras atividades que já exerceu estão a de titular da coluna Informe Econômico do Jornal do Brasil e a de diretor da Sucursal do Jornal do Brasil em São Paulo.

Deixou O Estado de S.Paulo em agosto de 2012, após 14 anos como colunista.

É âncora do programa CBN Brasil, veiculado de segunda a sexta, pela CBN, em rede nacional, e comentarista econômico dos programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews) e do Jornal da Globo, da TV Globo.

Assina, ainda, o blog Tudo que você precisa saber sobre economia, no portal G1. Escreve uma coluna, às quintas-feiras, no jornal O Globo do Rio de Janeiro. É palestrante na área de Política e Política Econômica (Conjuntura, Cenário Nacional e Internacional, Perspectivas Políticas e Econômicas).

Publicou diversos livros: Trotsky – 1879-1940 (Três, 1973), Kruschev - 1894-1971 (Três, 1974), Aventura e Agonia nos Bastidores do Cruzado (Companhia das Letras, 1987), com ilustrações de Chico Caruso – uma reportagem sobre a criação, preparação e lançamento do Plano Cruzado, a primeira tentativa de reforma monetária no Brasil, que esteve na lista dos dez mais vendidos na revista Veja –; Jogo Aberto – Entrevistas com Bresser Pereira (Brasiliense, 1989); O Assunto é Dinheiro (Saraiva, 2006), com Mara Luquet; O Assunto é Vinho (Saraiva, 2007), com Renato Machado; O Assunto é Tecnologia (Saraiva, 2007), com Daniela Braun; Neoliberal, Não. Liberal (Globo, 2008) e O Assunto é Bolsa – Um Guia para Relações com Investidores (Saraiva, 2010), novamente com Mara Luquet.

Ganhou o Prêmio Abril de Reportagem 1979, na categoria Jornalistas Econômicos, e o Prêmio Comunique-se 2005, como Apresentador e Âncora.

Foi indicado entre os três finalistas do Prêmio Comunique-se que em sua reta final, em agosto de 2015, entrou na terceira fase de votação, que define os grandes-vencedores.

Em sua 13ª edição a premiação atingiu recorde de participação com mais de 430 mil votos nas primeiras fases da disputa. Carlos Alberto Sardenberg, foi indicado pelo trabalho desenvolvido na rádio- CBN, na categoria Apresentador/Âncora.

Em setembro de 2014 foi eleito entre os + admirados jornalistas brasileiros – Top 10. Reeleito em 2015 conquistou o TOP 50 e ficou entre os TOP 10 da Regional Sudeste.

Palestras:

Em suas palestras, Carlos Alberto Sardenberg apresenta sempre com muita lucidez e conhecimento de causa o cenário econômico nacional e internacional, tendências macroeconômicas e perspectivas políticas.

Temas das Palestras:

- Economia e Política
- Macroeconomia e Tendências
- Cenário Nacional
- Cenário Internacional
- Moderador de Debates
- Media Training
- Apresentadores

AT 10-08