Eduardo Bueno

TEMAS


Eduardo Bueno



É um jornalista, escritor e tradutor brasileiro.

Iniciou a sua vida profissional aos dezessete anos, como repórter do jornal gaúcho Zero Hora, onde ganhou o apelido de Peninha, o personagem da Disney que trabalha no jornal A Patada. Atuou como editor, roteirista, tradutor, e trabalhou em diversos veículos de comunicação.

Ficou conhecido do público jovem gaúcho pela sua participação no programa Pra Começo de Conversa, da TV Educativa de Porto Alegre.

Em 1988 teve também um quadro em outro programa daquela emissora educativa gaúcha, no horário do almoço, ao lado de Maria do Carmo Bueno, Zé Pedro Goulart, Cândido Norberto e outros.

Quando o jornalista paulista Augusto Nunes veio revolucionar o jornal Zero Hora, Peninha foi um dos principais nomes de sua equipe, apesar da diferença ideológica entre os dois.

Ficou conhecido nacionalmente por traduzir On the Road, de Jack Kerouac, um clássico da cultura beatnik da década de 1950, que traduziu para o português como Pé na Estrada. À época (sua tradução é da década de 1980), não apenas aderiu ao movimento, como também se tornou um de seus maiores divulgadores no país.

Algumas de suas obras:

- A viagem do Descobrimento: a Verdadeira História da Expedição de Cabral;
- Náufragos, Traficantes e Degredados: as Primeiras Expedições ao Brasil;
- Capitães do Brasil: a Saga dos Primeiros Colonizadores;
- Terra à Vista! A Aventura Ilustrada do Descobrimento;
- Uma História - a Incrível Saga de um País;
- Pau-brasil;
- Grêmio: Nada Pode Ser maior;
- Blá, Blá, Blá: a Biografia Autorizada dos Mamonas Assassinas;
- À sua Saúde: a Vigilância Sanitária na História do Brasil;

Tipos de Trabalhos

- Jornalistas
- Mestre de Cerimônias
- Escritores / Autores
- Presença Vip
- Historiador