Marcos Mendes

TEMAS


Marcos Mendes



Marcos, é economista com graduação e mestrado na Universidade de Brasília e doutorado na USP. Desde 1995 é Consultor Legislativo do Senado, especializado em finanças públicas, política fiscal e relações federativas.

Anteriormente trabalhou no Banco Central e no Tesouro Nacional, sempre em áreas relacionadas a dívida pública e finanças públicas. Foi pesquisador do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial durante quatro anos, sendo agora membro efetivo da instituição.

Produziu diversos estudos, vários deles premiados, sobre políticas públicas, os desequilíbrios orçamentários no Brasil e os problemas de gestão fiscal, suas causas políticas e econômicas.

Em 2006 foi o editor do livro Gasto público eficiente: 91 propostas para o desenvolvimento do Brasil.

Participou de diversos outros livros como autor de capítulos, bem como tem artigos em revistas especializadas de economia. Seus trabalhos analisam questões tão diversas quanto o tipo de política fiscal que ajuda a reeleger um prefeito; os efeitos da aprovação do Código Nacional de Trânsito sobre a mortalidade em acidentes automobilísticos; as inconsistências em projetos de grandes obras públicas como o “trem-bala” ou os estádios da Copa do Mundo; os problemas nos modelos de concessão de serviços públicos; a febre de criação de municípios que assolou o Brasil em décadas passadas.

Desde 2011 é um dos editores do premiado site Brasil, economia e governo que, em associação com o Instituto Fernand Braudel, analisa os impactos das políticas públicas sobre a economia e o bem-estar social, procurado explicar ao público não economista como suas vidas são afetadas pela política econômica governamental.

Em 2012 publicou, em co autoria com Raul Velloso, Paulo Freitas e César Mattos o livro 'Infraestrutura: os caminhos para sair do buraco'..

Publicou em 2014 o livro Por que o Brasil cresce pouco? Desigualdade, democracia e baixo crescimento no país do futuro.

Hoje em dia atua como Senador Federal.

Temas de Palestras:

- Política econômica
- Política fiscal
- Relação fiscal entre a União, estados e municípios (federalismo fiscal)
- Problemas relativos ao crescimento econômico brasileiro
- Gestão do gasto e dos investimentos públicos
- Política de pessoal do setor público 

AT 11-09