Carlos Burle

TEMAS


Carlos Burle



Carlos Burle é Surfista. O big rider brasileiro com maior destaque no cenário mundial. Um caçador de ondas gigantes, sinônimo de conquistas dentro e fora d'água para o esporte brasileiro. Uma referência para todos que iniciam no surf.

Ainda adolescente, enquanto a molecada da época sonhava em ser Pelé, ele preferia ficar no mar, foi quando descobriu que seu maior compromisso era com o surf, um esporte que proporciona uma total comunhão com a natureza.

Contribuiu para a profissionalização e a criação de novas modalidades dentro do esporte. Um exemplo é o tow in, onde o surfista é rebocado pro um jet ski para descer ondas enormes, ultrapassando os limites do que era possível e imaginável até seu surgimento. Além do free surf, esporte que permite ao surfista viajar em busca de ondas perfeitas sem o compromisso com competições, carreira em que ele foi o primeiro do Brasil e um dos primeiros do mundo a seguir.

Em 2001, ele chamou a atenção do mundo ao surfar a maior onda registrada até então. Os 22 metros daquela onda em Mavericks foram parar no Guinness Book.

Mesmo com o passar dos anos, Burle continua a cravar seu nome na história do esporte. Em 2010, se tornou o primeiro Campeão Mundial do Big Waves Tour (BWWT).

Em 2013, em Nazaré, após ajudar a salvar a vida da companheira de equipe Maya Gabeira, Burle surfou uma onda de aproximadamente 35 metros de altura, estima-se a maior onda já registrada da história. Devido a estes e outros feitos tão importantes, Burle quebrou barreiras e paradigmas do surf brasileiro e foi notícia em todo o mundo.

Atualmente segue sua busca por ondas gigantes. Com sua família e amigos, Burle viaja a procura de ondas, encontros e aventuras para geração de conteúdo com a equipe da Burle Productions, produtora que coordena. Seus registros viram programas de TV do Canal Off e outros materiais de divulgação.

Com dificuldades e situações extremas enfrentadas ao longo da vida e da carreira, o surfista se tornou referência quando o assunto é desafio. Tanto em palestras e eventos quanto como coach de atletas como Maya Gabeira, Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Derek Rabelo e Felipe Gordo, o tema da superação de limites é abordado de forma humana e real.

Ativista do meio ambiente, Burle se envolve com causas de impacto local e mundial com o objetivo de recuperar ou preservar a natureza. A sustentabilidade também pauta o comprometimento com iniciativas sociais que têm o esporte como motor de mudança na vida de jovens e adultos no Brasil e no exterior.

Depois de quase 40 anos de carreira, para se manter ativo e produtivo, foi preciso investir de corpo e alma em um estilo de vida saudável. Isso envolve, além de exercícios físicos, alimentação regrada, prática de yoga, meditação e reiki – temas que perpassam as Experiências oferecidas por Burle a empresas, atletas, viajantes e público em geral.

Títulos Conquistados:

- Campeão do Billabong Pico Alto - Primeira etapa do circuito BWWT - 2012
- Campeão mundial de ondas grandes na temporada 2009/2010 - BWWT (Big Wave World Tour)
- Terceiro colocado no Red Nose Tow In Championship International 2008, diputado na praia de Maresias, em São Paulo.
- Vice campeão do Red Bull Big Waves Africa 2008.
- Convidado para o Quiksilver Big Wave Invitational In Memory Of Eddie Aikau na temporada 2007/2008.
- Vice campeão do primeiro circuito mundial de Tow In, na temporada 2006/2007. Organizado pela APT - Association of Professional Tow Surfers.
- Segundo colocado no Bank of Hawaii North Shore Tow-in Surfing Championship, válido pela primeira etapa do tour mundial 2007 de tow-in da APT(Association of Professional Towsurfers), realizado na ilha de Oahu, Hawaii, em 15 de Fevereiro de 2007.
- Campeão do Mormaii Tow In Pro, na laje do Jaguaruna em S.C., primeiro campeonato de Tow In no Brasil em Junho de 2006.
- Campeão do Red Bull Big Waves Africa 2005, Categoria Overall Performance.
- Segundo lugar no Tow Surfer Awards 2003/2004, Categoria maior onda da temporada.
- Terceiro lugar no Red Bull Big Waves Africa 2003, Cidade do Cabo, Africa do Sul.
- Campeão do Primeiro Desafio Brasileiro de Ondas Grandes - Praia de Grumari/ RJ - Agosto/ 2003
- Terceiro lugar no Red Bull Big Wave África - Cidade do Cabo/ África do Sul - Junho/ 2003
- Participou da Expedição Pororoca - Surfando o Amazonas (Março/ 2003). O evento Red Bull contou com, além de Carlos Burle, os surfistas Ross Clark Jones, Eraldo Gueiros e Picuruta Salazar, totalizando sete dias de free surf na Amazônia
- Campeão Mundial do Nissan XXL 2002 - Maior onda surfada na temporada com 68 pes(22 metros), e considerada a maior onda já registrada de todos os tempos ate então.
- Terceiro lugar no WORLD CUP TOW IN - Jaws - Hawaii - 2002
- Segundo lugar no BIG TRIP 2002
- Convidado para participar do Red Bull Reef Seekers, o primeiro campeonato de Tow-in no mundo, realizado nas perigosas e geladas águas da Tasmânia, na Austrália - 2000
- Convidado para o SWATCH WAVE TOUR, na Flowrider, piscina de ondas movel - Noruega 2000
- Convidado alternate para o Quiksilver Mavericks - Califórnia 1999/2000
- Convidado para o Eddie Aikau - Hawaii 1999/2000
- Convidado como alternate para o Quiksilver Mavericks 99/00 - Califórnia
- Bi-Campeão Campeonato Interativo SPORTV 98/99
- Campeão Mundial de Ondas Grandes na remada - na Baia de Todos os Santos, Mexico, em 1998.
- Integrante da equipe no desafio BRASIL - USA Fernando de Noronha 98
- Surfou em 97 a maior onda já fotografada no Backdoor de Pipeline - Havaí
- Convidado para o WCT - Quicksilver de G-land 95 (atleta mais votado pelos leitores da revista Fluir)
- Surfou no inverno de 92 a ONDA do SÉCULO ate então em Off the Wall - Hawaii
- Campeão do BIG WAVE CHAMPIONSHIP, campeonato de ondas grandes patrocinado pela CLARK FOAM - Itacoatiara/RJ 1994.
- Campeão Ruffles Big Waves, campeonato brasileiro de ondas grandes - Itacoatiara/RJ 199.

Temas de Palestra: 

- Das ondas gigantes para os grandes desafios do mercado: 

Sonho, preparação, autoconhecimento, gerenciamento de risco e estratégia são os cinco pilares das palestras de Carlos Burle. Por meio das narrativas de surfe em ondas gigantes, o atleta conduz o público à reflexão sobre seus próprios desafios do dia-a-dia. Dessa forma, transpõe a realidade dos mares de ondas imprevisíveis para o mercado cada vez mais competitivo em que os profissionais estão inseridos atualmente.

Sempre com o objetivo de engajar e motivar equipes, Burle aborda aspectos dos temas abaixo em sua fala. Customizáveis, as palestras podem, também, focar em algum tema específico, conforme demandar o cenário da empresa no momento.

Topicos abordados: 

- Autoconhecimento
- Gerenciamento de riscos
- Desafios
- Liderança
- Capacitação
- Inovação
- Competitividade
- Determinação
- Estratégia
- Trabalho em equipe
- Superação
- Foco
- Disciplina
- Preparação

AT 12-09