Paul Erik Schabbel

São Paulo/SP


Paul Erik Schabbel

Paul é economista pós graduado em comércio exterio, possui 20 anos de experiência profissional, 2,5 deles na Alemanha atuando em gestão de processos logísticos integrados com multinacionais de grande porte dos setores automobilístico, aeronáutico, farmacêutico e de varejo.




Economista formado pela USP, pós-graduado em comércio exterior pela mesma Universidade, possui 20 anos de experiência profissional, 2,5 deles na Alemanha atuando em gestão de processos logísticos integrados com multinacionais de grande porte dos setores automobilístico, aeronáutico, farmacêutico e de varejo.

Sócio Diretor da Pirâmide SeaAir, empresa especializada na terceirização de departamentos de comércio exterior e administração de supply chain internacional .

Aviador com mais de 800 horas de voo em aeronaves experimentais, aviões a pistão e planadores, foi Diretor do Aeroclube Politécnico de Planadores por 10 anos.

Paul fala sobre sua experiência na área de comércio exterior, na implantação de processos de terceirização na área, gargalos e desafios na internacionalização de empresas e do país e das analogias entre a tomada de decisão no mundo corporativo e na aviação, principalmente em situações críticas.

O complexo ambiente dos negócios internacionais, com suas diferentes culturas e tradições que precisam ser harmonizadas na obtenção de bons resultados, torna a vivência in loco de operações e gestão de processos multidisciplinares de grande valia para um melhor entendimento do tema.

Temas de Palestras:

Com relação aos temas, procuro dividir a apresentação em 3 partes :

- Cenário Macro-econômico Internacional
- EUA
- Europa
- China
- Seus impactos na realidade brasileira.
- Cenário Macro-econômico Brasileiro
- Perfil de Dívida
- Inflação
- Emprego
- Dólar e Juros
- Balança de Transações Correntes
- Índices Setoriais de Atividade Econômica

AT 10-09
Mande-nos uma Mensagem