José Paschoal Rossetti

TEMAS


José Paschoal Rossetti



Economista, professor, autor de livros técnicos na área econômica, consultor e empresário, José Paschoal Rossetti, de descendência italiana.

Graduado em ciências econômicas pela Faculdade Municipal de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André e pós-graduado no curso de mestrado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.

Estagiou na American Stock Exchange e na York Stock Exchange Comission, em New York, e fez mais de 20 cursos de curta duração nas áreas de economia e estratégia empresarial.

Desde 1991, é professor, consultor e pesquisador da Fundação Dom Cabral, instituição originária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com atuação nos seguintes programas:


Top Management Summit, destinado a Presidentes das maiores empresas que operam no país.

Programa de Gestão Avançada, realizada no Brasil e na França, em parceria com o INSEAD – The European Institute of Business Administration.


Programa de Desenvolvimento de Executivos.

STC Executive Program – Skills, Tools and Competences, realizado no Brasil e nos Estados Unidos, em parceria com J. L. Kellogg Graduate School of Management, vinculada à Northwestern University, Evanston, Illinois, EUA.

MBA, Master of Business Administration. O MBA Executivo da FDC foi avaliado pela revista VOCÊ S.A., grupo EXAME, como o melhor do Brasil, em 2001.

PDA, Programa de Desenvolvimento de Acionistas.
PAEX, Parceiros para a Excelência.
Programas em Universidades Corporativas e In Company, realizados nas principais empresas do país.

Antes de ingressar na Fundação Dom Cabral, foi:

Professor titular de Introdução à Economia, na Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Mackenzie.
Professor titular de Política e Programação Econômicas, na Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Mackenzie.
Professor adjunto de Economia Política, na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie.

Professor Titular de Política e Programação econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Professor do CITEC-ANCOR (Centro de Instrução Técnica da Associação Nacional das Corretoras de Valores), São Paulo, de Teoria Econômica, de Economia Brasileira e de Moeda e Bancos.

Professor associado do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Professor titular de Introdução à Economia e de Política e Programação Econômicas, da Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, da Fundação ''Álvares Penteado''.

Professor associado de Análise Macroeconômica e de Política Econômica, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.


Professor titular de Introdução à Economia e de Análise Macroeconômica do Centro de Instrução Técnica ''Abelardo Vergueira César'', de Bolsa de Valores de São Paulo.

Professor associado do ISAD – Instituto Superior de Administração, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Professor convidado do curso de pós-graduação da UNICENP – Centro Universitário Positivo, de Curitiba.

Ministrou cursos de extensão universitária na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, na Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e na Secretaria de Planejamento da Presidência da República. Coordenou o curso de Extensão ''O que é economia'', promovido pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília.

Foi diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade Mackenzie, em São Paulo.

É membro honorário da Academia de Letras da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, é Professor Emérito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Professor Emérito da Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, da Fundação Álvares Penteado.

É autor de 11 livros, publicados pela Editora Atlas, entre os quais: Introdução à Economia, um clássico em sua área, traduzido pela Oxford University Press; Política e Programação Econômica, Contabilidade Social, Economia Monetária, Economia Brasileira, O Brasil do Cruzado – Antecedentes e Perspectivas, Economia de Mercado – Fundamentos, Falácias e Valores, Transição 2000 – Perspectivas e Estratégias para o Novo Século.

Possui mais de 200 artigos publicados em jornais e revistas especializadas em economia e negócios. Realizou, em seus 38 anos de vida profissional cerca de 3.000 palestras em congressos, simpósios, encontros, programas abertos de treinamento profissional, e programas fechados em empresas.

Atuou também em programas de treinamento de executivos e em formulação estratégica nos bancos Real, Bradesco, Citibank, Itaú, Santander e Unibanco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, alam de nos fundos de pensão PREVI, Sistel e Eletros.

Foi conselheiro efetivo do Conselho Regional de Economia e vice-presidente da Ordem dos Economistas de São Paulo.

Há 22 anos, decidiu residir no interior de São Paulo e escolheu a cidade de Penápolis, onde já havia adquirido, há 33 anos, a Fazenda São José do Bonito, dedicada à criação de gado. Manteve nesse período suas atividades nas instituições e empresas de todo o país. Adquiriu mais três propriedades rurais na região, duas das quais foram desimobilizadas para dar início, através de seus filhos, a atividades comerciais e industriais.

Trouxe para Penápolis uma unidade pioneira de distribuição dos produtos da Belgo Bekaert e uma das unidades da Rede Belgo de Distribuição, além de uma unidade do Sistema Belgo Pronto, de corte e dobra de aço para construção civil.

Instalou na cidade uma fábrica de telhas de aço, a Açoform, que também fornece bobinas fracionadas de aço para aplicações em construção civil.

Sensível a questões ecológicas, foi um dos fundadores da Associação de Recuperação Florestal do Médio Tietê – Flora Tietê. Redigiu os estatutos e estabeleceu as bases estratégicas e operacionais dessa entidade, atualmente um modelo que tem sido reproduzido em outras regiões do país.


Tipos de Trabalhos

- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Escritores / Autores
- Política - Economia
- Mercado Imobiliário