Como ser um bom líder nos dias atuais?


Como ser um bom líder nos dias atuais?

Atualmente as companhias empresariais estão se remodelando constantemente, levando cada vez mais em consideração a equipe de trabalho, o bom gerenciamento, a comunicação e a motivação, colocando o líder em evidência.

Segundo Klaus Balkenhol, cavaleiro alemão, “Há uma diferença entre ser líder e ser um chefe. Os dois são baseados em autoridade. Um chefe demanda obediência cega; um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e confiança”. Ou seja, o chefe é uma figura temida que, na maioria das vezes, exige um bom desempenho e trabalha mais afastado de sua equipe. Já o líder deve ser uma referência a ser seguida, sempre motivando e trabalhando lado a lado com sua equipe.

Um bom líder nota as características de seus liderados e mostra interesse por cada um deles. Assim, cada integrante da equipe se empenha pelo sucesso da organização e pelo seu próprio crescimento profissional.

O mercado de trabalho atual está diversificado, com diversas faixas etárias, gerações, costumes e comportamentos diferentes e únicos. O líder deve influenciar positivamente, além de saber conversar. Lembrando que não significa somente falar, mas também ouvir.

Um líder nunca fica estagnado, sempre acompanha as mudanças de sua empresa e tenta crescer gradativamente com ela, se autoconhecendo e sabendo melhor sobre sua equipe, mostrando a todos que tem alguém a quem recorrerem em qualquer circunstância. O líder precisa pensar no coletivo e não só no individual, se adaptando para uma boa administração de conflitos e tornando sua equipe harmoniosa.

Para uma empresa ter um índice de crescimento bom, além de ter grandes líderes, é essencial uma inovação de conceitos e com novas ideias. Assim, sempre estará à frente de seus competidores e aumentando a competitividade.

Se uma empresa fica estagnada, sem novos conceitos, incapaz de inovar, não irá para a frente. São empresas conservadoras demais que não percebem que a criatividade gera o aprendizado e, consequentemente, o conhecimento. Tendo a organização a “mente aberta”, abre também portas para novas experiências profissionais, gerando lucros contínuos e aumentando a popularidade da empresa.

Se seu negócio conta com bons líderes, que sabem trabalhar em conjunto, são motivadores, acompanham as mudanças e sabem liderar; e a empresa sendo inovadora, que recicla conceitos, transformando ideias em crescimento, lucro e aprendizado, sua organização não tem o que temer.


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