Marcelo Ortega - Que país você quer para 2019?


Marcelo Ortega - Que país você quer para 2019?

Há esperança! O Brasil vai melhorar, mas depende de nós. Ninguém salva esta pátria sozinho, e não é apenas um clichê. O momento é favorável, porque os investimentos estão voltando. Temos que torcer para o novo governo dar certo, pois estamos num momento de altíssima criticidade e demandante de apoio, engajamento positivo, aproximação de todos aqueles que querem o bem da nação. Tenho feito meu papel, investindo na crise há 4 anos, desde quando comecei a conviver com o empresariado reclamando da queda nas vendas e da insegurança do mercado. Investi na contratação de novos talentos para meu negócio de treinamento e palestras se diversificar, flexibilizando produtos, preços, canais de comunicação. Atendi centenas de empresas com o compromisso de levar esperança e motivação, especialmente mostrando caminhos para inovação e diferenciação.

O país que eu quero em 2019, é um país de guerreiros que lutam por um mercado de trabalho mais justo e competitivo. Sem a onda dos oportunistas, especuladores, detratores do Brasil, que lucram com a queda da confiança internacional. Somos gigantes, diante o mundo, em vários setores.

No agronegócio, a colheita será próspera, porque estamos prestes a equilibrar mais as contas externas e ter queda de dólar, onde regula-se o fluxo de exportações, e o mercado interno fica mais competitivo. O varejo tende a vender mais quando o juros cai, e portanto, tem mais gente acreditando que será um ano de investir em bens de consumo e bens duráveis. Quero o Brasil do empresário e do vendedor que supera, que aposta no cliente e no mercado, que cria soluções melhores para combater a concorrência por preço. Vender é o caminho para o crescimento da economia e, portanto, são os vendedores desse Brasil parte dos responsáveis pela virada que precisamos dar.

Temos que ser mais produtivos, assertivos, pautados em fatos positivos que nossos produtos e serviços proporcionam a quem compra, revende, consome e se realiza com estes. Vendendo mais e melhor, empregos novos surgem.

Para tanto, recomendo aos milhares de vendedores e lideres que gostam dos meus textos e materiais de treinamento, que fiquem ligados na onda de conteúdo gratuito que vou fomentar em meu site e nas minhas redes sociais. Compartilhe com seus amigos, use em suas reuniões de vendas e em seu dia-a-dia. Serão 3 pilares de conteúdo mensal – técnicas de vendas (principal), gestão comercial e motivação vendedora.

Hoje quero destacar o que eu faria se fosse você, como gestor e motivador de sua equipe, para ter um novo cenário no mercado brasileiro:

1 - Crie um evento de consolidação do passado, deixando a crise pra trás. Elimine nessa reunião as retóricas e reclamações, colocando como regra, que daqui pra frente, falaremos só sobre aquilo que tem dado certo.

2 - Organize um treinamento para todos com o que há de mais essencial e efetivo para que a venda seja um processo empreendedor, de ousadia e criatividade, para ter novidades para revisitar toda a carteira de clientes, especialmente e primeiramente, os mais fiéis aos seus negócios.

3 - Mude o modelo de monitoramento dos seus vendedores e de seus negócios em andamento. A gestão é algo que pode suprir a falta de volume de propostas e fechamentos possíveis. É preciso ser mais cirúrgico se quiser ampliar a lucratividade. Pare de praticar descontos predatórios ao lucro.

4 - Invista em ações de relacionamento interno e externo. Sua equipe de vendas precisa cooperar, portanto, coloque alguns dos melhores vendedores como co-líderes para apoiarem aqueles que não vêm performando bem, crie premiação para as duplas ou trios lideradas por esse co-líder. Faça coisas para manter o relacionamento com seus clientes, mesmo aquelas que não custam muito, como se lembrar de datas comemorativas, dar brindes, levar novidades ou prover conteúdo digital.

O melhor de tudo é que, a partir de agora, não temos mais que se lamentar do passado, porque o olhar sistêmico no futuro, nos motiva por si só. Vendedores se motivam pela perspectiva e claro, querem ser liderados por alguém que tenha a visão de futuro esteticamente agradável, motivadora, inspiradora...

Inspire-se e veja que o mundo muda a sua volta. A reclamação nos tira a percepção.




Categorias


Mande-nos uma Mensagem