Gestão de relacionamento com o cliente: a receita de sucesso para os resultados da sua empresa


Gestão de relacionamento com o cliente: a receita de sucesso para os resultados da sua empresa

A satisfação de um cliente certamente é o objetivo principal e fundamental de todo e qualquer negócio. E ainda que este propósito não seja assim tão novo, tem ganhado cada vez mais relevância nas organizações devido ao advento das novas tecnologias e do novo formato de experiência do cliente, que passou por uma mudança drástica.

Mas como acompanhar todas estas mudanças em um cenário cada vez mais desafiador, com clientes mais informados, auto-suficientes e fortes? A resposta para esta pergunta está na gestão de relacionamento com o cliente, também conhecido com CRM, que é a sigla em inglês para Customer Relationship Management.

Quer entender mais o que é Gestão de Relacionamento com o cliente, como fazer e todos os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa? Então confira o post abaixo e aprenda como usar essa poderosa ferramenta a seu favor.

  • O que é customer experience e o que ela pode fazer pela sua empresa
  • O que é gestão de clientes e por que ela é importante para a sua empresa?

O que é gestão de relacionamento com o cliente?


A gestão de relacionamento com o cliente é uma estratégia que tem como objetivo gerenciar todos os relacionamentos e interações de uma empresa, não só com os seus clientes, sejam eles atuais ou potenciais, mas também com todas as partes envolvidas no negócio como parceiros, fornecedores ou revendedores.

Esta gestão geralmente possui um componente humano e um tecnológico, que acabam atuando em parceria para o sucesso da estratégia. O primeiro está relacionado aos esforços da área de Marketing de Relacionamento para estabelecer ações e parcerias mutuamente recíprocas entre as empresas e clientes como foco no relacionamento contínuo, a longo prazo e fidelização.

O segundo diz respeito à tecnologia que vamos usar para isso, também conhecida como sistema ou programa de CRM, que se refere ao software especializado que visa apoiar o processo de gestão dos clientes em empresas. Nele é possível armazenar todo o histórico de interação com os clientes para que qualquer pessoa possa retomar o contato exatamente de onde terminou da última vez, assim como organizar e automatizar a rotina de um departamento de vendas.

Por que a gestão de relacionamentos com o cliente é tão importante?


A primeira coisa que você precisa fazer para deixar um cliente feliz é entendê-lo! Como atualmente estabelecer conexões individuais com cada um dos seus clientes pode ser uma tarefa complexa, fazer a gestão de relacionamento com o cliente pode te ajudar com isso, organizando e automatizando os dados e ajudando a simplificar a comunicação.

Investir neste gerenciamento é não só entender mais sobre o cliente, mas também estar constantemente por dentro das suas necessidades e desejos para poder desenvolver ações personalizadas e assertivas que garantam mais assistência e fidelidade.

Além de promover a satisfação dos clientes, existem diversas outras vantagens pelas quais uma empresa deve investir na gestão de relacionamento com o cliente como estratégia, confira as principais:

  • Permitir que a empresa possa identificar os melhores clientes, fazer o gerenciamento das campanhas de marketing segmentadas por público e garantir oportunidades de vendas mais qualificadas para a força de vendas.
  • Segmentar os clientes de acordo com os interesses e estabelecer uma comunicação personalizada, fácil e efetiva. 
  • Pode adaptar a comunicação no formato mais conveniente para o cliente (telefonee-mailWhatsApp, etc) e com isso estabelecer relacionamentos personalizados, com o objetivo de aumentar sua satisfação e maximizar os benefícios. 
  • Proporcionar ao colaboradores uma visão clara sobre o processo de vendas da empresa e garantir ao time de vendas as informações necessárias para entender o perfil do cliente, sua jornada de compras e dores.
  • Oferecer uma visão de todos os dados e informações da empresa de maneira organizada, fácil, rápida e disponível para todos os departamentos. Isso modifica a empresa como um todo em termos de estrutura, competitividade e comportamento perante ao mercado.
  • Por meio de um CRM também é possível identificar problemas recorrentes e determinar as ações corretivas e melhorias contínuas a serem implementadas. Outros parâmetros também podem ser mensurados com o mesmo objetivo, como: qualidade do atendimento, desempenho de uma equipe, prazos e indicadores.



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