A ÉTICA PROFISSIONAL COMO MOTOR DE UMA EMPRESA DE SUCESSO




A ÉTICA PROFISSIONAL COMO MOTOR DE UMA EMPRESA DE SUCESSO

A ética é baseada em comportamentos adequados a um determinado ambiente. O objetivo é garantir a convivência pacífica dentro das comunidades.  Esse conceito pode ser aplicado também, às relações dentro das empresas, e entre essa empresa e a sociedade em que atua. É a ética que define os códigos de conduta aceitáveis para que se alcance o bem comum.

A ética profissional de uma empresa pode estar descrita em sua política interna, junto com as normas e regras que devem ser seguidas pelos seus funcionários. O documento serve como um guia para que os colaboradores convivam em um ambiente favorável, amigável e produtivo, para que a empresa cresça e construa um ambiente saudável para os seus colaboradores.

Além de conhecimentos técnicos, bom relacionamento com os colegas e habilidades, o profissional pode ser reconhecido pela sua conduta ética na organização. Apesar de cada profissão ou empresa ter o seu próprio documento, alguns elementos são universais e por isso, são aplicáveis a qualquer atividade profissional, tais como a honestidade, a responsabilidade e a competência.

Há inúmeras vantagens que a ética profissional pode trazer para a empresa e os funcionários, como:

  • Motivação e produtividade
  • Crescimento dos resultados da empresa
  • Relacionamentos interpessoais
  • Surgimento de novos talentos

 

Esse é um dos temas que são abordados pelo palestrante e psiquiatra Augusto Cury. Ele aponta os benefícios da ética profissional nas empresas e que ajudam no crescimento da companhia e de seus colaboradores.

 

Fonte: Augusto Cury 


Ines Cozzo

Ines Cozzo

Saúde - Psicólogos / Psiquiatras/ Psicanalistas