Motive o autoconhecimento




Motive o autoconhecimento

Vamos pensar no ambiente de trabalho e, como hoje em dia ter um emprego é essencial na vida, não somente pela renda financeira (a sua função é bem maior que isso), mas também para alcançar a experiência humana, como crescimento e conhecimento de si mesmo, além do reconhecimento social para que consiga alcançar todos os objetivos e sonhos.

A motivação é a palavra-chave dentro de um contexto da psicologia organizacional. Manter sua equipe motivada e focada proporcionará diversos resultados positivos para ambos os lados.

É preciso entender que dentro de uma empresa existem fatores capazes de motivar e de desmotivar os colaboradores. Neste caso, a psicologia é necessária para captar estes fatores e também para apoiar a melhor forma de gestão perante as circunstâncias.

A psicologia organizacional surgiu com o intuito de colocar um fim em desentendimentos e conflitos no ambiente de trabalho e também, o de auxiliar no aumento da eficiência da empresa. Foi concluído que a motivação é a melhor maneira para tornar essa ideia uma realidade.

Para que essa ideia saia do papel e se concretize é necessário que toda a organização entre em consenso e trabalhe em conjunto. A seguir, veremos algumas dicas que poderão auxiliar nesse caminho.

  • Primeiramente conhecer seus colaboradores é essencial para descobrir o melhor meio de chegar a eles e desenvolver maneiras inteligentes e funcionais de motivá-los.
  • Converse com sua equipe, dê sugestões, faça críticas de maneira construtiva, mas sem pressão e exigências desnecessárias, somente diálogos produtivos.
  • Além de falar e expor suas opiniões, também é importante ouvir o que sua equipe tem a dizer, assim, novas ideias e soluções surgirão de forma espontânea.
  • Proponha metas que todos possam participar e confie em sua equipe. Talvez você se espante com os bons resultados.
  • Sua equipe de colaboradores deve saber seus próprios limites, pois só com o autoconhecimento é possível desenvolver um trabalho produtivo e, acima de tudo, que faça sentido a eles.
  • Nunca esqueça de motivar e estimular sua equipe. A cada alcance de meta, mostre a eles que, com a ajuda de todos, é possível obter um resultado positivo.

Com a motivação e a psicologia organizacional você incentiva o autoconhecimento profissional dos seus colaboradores e permite que encontrem seus objetivos profissionais.

 “O autoconhecimento é absolutamente fundamental para buscar um razoável equilíbrio entre sucesso e felicidade.” 

 

Fonte: Betânia Tanure