Superando desafios




Superando desafios

A superação é um ato que causa questionamentos por diversas pessoas, não somente no ambiente de trabalho, mas também em nossa casa. A questão é: como superar nossos desafios? Consigo superar metas e manter meu rendimento?

O problema de muitos é usar a comparação em nosso dia a dia, esse pensamento faz com que você se perca e se diminua por comparar seu alcance com o de algum colega ou familiar, assim a sensação de impotência pode te consumir em meio a obstáculos, metas e desafios. Lembre-se que cada fracasso é um aprendizado para que, na próxima tentativa, resulte em sucesso.

Há uma palestrante com uma história de superação que auxilia diversos grupos de pessoas a atingirem suas metas da melhor forma possível. Angela Hirata é uma mercadóloga que conseguiu comercializar produtos brasileiros a nível internacional: as Havaianas são o melhor exemplo. De acordo com Angela – "acharam um absurdo quando viram a minha proposta de internacionalizar um produto tão simples como as Havaianas. Fui questionada pela diretoria", relembra.

Este é um bom caso onde podemos perceber que faz parte de qualquer trajetória ter receios de que os projetos possam não dar certo, ou ver que aliados e superiores não acreditam em seu sucesso. Acreditar na equipe e ter companheiros podem ser o ápice para que as coisas fluam do modo certo.

Dicas de superação:

  • Seja você: nunca esqueça a sua essência e da forma com que chegou onde está. Não mude seu jeito, sua forma de pensar e agir para tentar ser parecido com alguém. Cada pessoa alcança o sucesso traçando caminhos diferentes, então seja você.
  • Não se menospreze: se algo der errado tente entender que nem sempre as coisas dão certo por inteiro. Erros acontecem, aprenda com eles e não os deixem atingir, siga em frente e contorne a situação.
  • Ajuda é sempre bem-vinda: algumas pessoas têm dificuldades em pedir auxílio, não se envergonhe, às vezes aquele colega da empresa também precisa de apoio para superar suas metas. Não saber lidar com certas situações e pedir um ‘’reforcinho’’ extra não é fraqueza, e sim, sabedoria.
  • Autocontrole: saber lidar com problemas emocionais é muito importante, são eles que mais afetam nosso caminho ao sucesso. Saiba desenvolver sua inteligência emocional para que consiga bloquear qualquer pensamento negativo que venha à tona.
  • Descanse e tenha calma: que tal não se afobar e agir com mais tranquilidade? Dê a si mesmo algumas pausas, leia, aprenda mais, relaxe um pouco, tudo que é produzido com pressa não há perfeição.

 

 Fonte: Angela Hirata