Como superar as expectativas da sua empresa até o fim do ano




Como superar as expectativas da sua empresa até o fim do ano

Em algumas empresas é comum existir expectativas que, no decorrer do ano, precisam ser superadas e, muitas vezes, elas andam lado a lado com dificuldades vindas de colaboradores, devido aos grandes objetivos que não condizem com a realidade.

Uma forma simples de ajudar qualquer chefe ou líder de equipe a acabar com esses objetivos “impossíveis” é fornecer um planejamento anual para os colaboradores e o mesmo deverá ser seguido à risca para tornar-se eficaz. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para elevar a qualidade e a eficácia do seu planejamento.

1. O primeiro fator que deve ser pensado é o seu objetivo final, ou seja, o que você pretende alcançar até o fim do ano, levando diretamente para o segundo item.

2. Seu objetivo deverá ser acessível para você e seus colaboradores, não determinem metas impossíveis de alcançar, pois isso pode deixar sua equipe desmotivada.

3. Agora que tem tudo em mente, está na hora de elaborar o seu plano na seguinte ordem:

Primeiro: indique todos os seus objetivos;
Segundo: mostre como pretende alcançá-los e qual será a importância de cada equipe nesse projeto;
Terceiro: determine limite de tempo para alcançar a meta estabelecida.

4. Finalizando os itens acima, é hora de reunir os líderes de cada equipe para expor as suas metas. Deixe-os participarem, pois ninguém conhece mais a equipe do que os líderes. Você irá surpreender-se com as ideias que irão surgir no decorrer da reunião e seu projeto pode ser concluído de forma positiva.

5. Mas calma, ainda não acabou. Todos sabem quais serão e como bater as expectativas de fim de ano, mas que que tal contratar uma palestra motivacional, que influencie positivamente suas equipes? Uma palestra pode inspirar seus colaboradores a realizar um serviço com calma e grande sucesso.

6. Agora que sua empresa está motivada, com os planos e objetivos em mãos, você não pode deixar os colaboradores agirem sozinhos. Seja mais que um simples chefe que só delega funções! Seja um orientador, participe quando puder, responda às dúvidas que irão surgir, reconheça cada conquista e demonstre como você acredita que eles serão o futuro da sua empresa.

Como nem tudo gira em torno do chefe, também temos dicas para os colaboradores:

1. Cada reunião que surgir ou palestra que sua empresa promover, participe, envolva-se de “cabeça” em cada projeto, aceite dicas, exponha suas opiniões e suas ideias também. A participação entre colegas, líderes e chefes são pontos cruciais para desenvolver um ótimo trabalho.

2. Não tenha pressa, elabore a melhor maneira de alcançar os objetivos da empresa sem correrias para que tudo saia da melhor maneira possível.

3. É importante ter um relacionamento saudável com seus colegas no ambiente de trabalho. Todos estão ali pelo mesmo objetivo, alcançar o sucesso. Brigas e desentendimentos não acrescentarão em nada, só atrapalharão o resultado final.

4. Acredite em si mesmo, pense grande, motive-se a fazer o melhor sempre, pois você é capaz!

Assim, atingir as metas finais da empresa não será um bicho de sete cabeças, mas sim, uma experiência inovadora e de grande aprendizado a todos.