8 dicas para se tornar empreendedor




8 dicas para se tornar empreendedor

Hoje em dia optar por CLT significa ser um funcionário com carteira assinada tendo direito a benefícios, como férias remuneradas, licenças e adiantamentos. Mas será que vale a pena viver nessa segurança? Que tal se arriscar?

O medo mais comum em quem sonha se tornar um empreendedor seria jogar tudo para o alto e abrir o próprio negócio. A preocupação com os benefícios e o sustento da família traz tanta insegurança que a maioria deixa esse sonho de lado e continua em seu emprego.

Mas não é bem assim. Não precisa jogar tudo para o alto às cegas. Um planejamento cuidadoso, uma estrutura correta e empenho são pré-requisitos para chegar ao seu objetivo, mas podemos dar outras dicas, como:

1. Descubra seu ramo

Inicialmente liste o que gostaria de empreender, pense em suas habilidades e pontos fortes que auxiliarão com seu crescimento como empresa. Nunca saia do realismo, esse passo é crucial para seu avanço.

2. Desenvolva um teste

Crie um produto ou desenvolva um serviço que chame atenção do público. Conquiste os clientes, pois eles serão a sua principal fonte de renda.

3. Valide sua ideia

Escolha seu público-alvo, faça uma pesquisa de campo e estabeleça o que deve mudar, talvez algumas das opiniões colhidas possam complementar o seu projeto.

4. Planos de negócios

Chegou a hora de pensar em como vender seu produto. Planeje seu estilo de propaganda entre vendas diretas ou anúncios, além de destinar um valor para investir na divulgação.

5. Tenha investidores

Pense que você precisa de dinheiro para abrir sua empresa, não necessariamente o capital precisa ser seu, procure um bom investidor para o seu negócio.

6. Não tenha pressa

O início, durante o planejamento e a abertura, não exige muito do seu tempo, portanto, continue com seu emprego. Não tenha pressa, para ter certeza que sua empresa está dando certo.

7. Contrate uma equipe

Como seu tempo será dividido entre seu emprego e sua empresa, está na hora de contratar alguém ou uma equipe de confiança para resolver problemas em sua ausência.

8. Invista seu tempo total na nova empresa

Agora que sua empresa já está estruturada e sua equipe formada, os feedbacks são positivos. Se houver aumento da clientela está na hora de investir seu tempo total a nova empresa.

Com sua dedicação total é hora de pensar no crescimento da empresa e multiplicar seus ganhos e, o mais importante, nunca esqueça da sua equipe, deixe-a sempre motivada, pois isso fará com que todos cresçam. 


Luiz Roberto Cunha

Luiz Roberto Cunha

Economia Cenário Nacional e Internacional