É possível conciliar a vida profissional com a pessoal?




É possível conciliar a vida profissional com a pessoal?

Ultimamente a rotina de trabalho tem exigido cada vez mais tempo e esforços, e detrimento da vida pessoal e familiar de milhares de profissionais.

A busca por uma promoção ou as “tão desejadas férias”, tem feito as pessoas trabalharem em dobro, deixando a vida particular em segundo plano. Mas será que realmente vale a pena deixar de lado coisas importantes e essenciais para ter uma vida melhor, como perder horas de sono, prejudicar sua saúde - física e mental - e o tempo que você poderia passar com sua família por algo tão material?

Sim, é possível conciliar a vida pessoal e profissional sem prejuízo de nenhuma das partes. O segredo é conseguir equilibrar todas as demandas com bom senso e algumas dicas podem auxiliar neste processo:

Manter o equilíbrio entre ambas pode resultar em mais produtividade no trabalho e no bem-estar consigo mesmo. 

Levar trabalho para casa:
Deixe de lado qualquer tipo de preocupação, aproveite cada segundo do seu tempo livre fazendo o que gosta. Abstraia os problemas do trabalho e relaxe! Com a cabeça “fresca” você terá mais facilidade para terminar algo que precise de mais atenção e determinação.

Autoavaliação, metas e objetivos:
Avaliar-se é uma boa maneira para se conhecer e saber seus limites. A reflexão também é válida para vários momentos da sua vida. Traçar metas e definir objetivos para os dois cenários facilitam no momento das realizações de suas tarefas. Feito isso, você poderá ter ideia de onde quer chegar e o que quer conquistar. Mas não sobrecarregue-se!

Relacionamentos:
Relações saudáveis com seus colegas de trabalho são fundamentais para qualquer setor de sua vida. Trabalhar em equipe ajuda a rotina a ser menos sobrecarregada e torna o ambiente de trabalho ainda mais confortável para todos.   

Críticas construtivas:

As críticas no ambiente de trabalho não devem ser consideradas negativas, mas sim construtivas. Use-as para crescer, seja no âmbito profissional ou pessoal. Evite estresses e negatividade no dia a dia.

Cuide de si mesmo:
Viaje, saia com amigos, conheça novas pessoas, faça passeios com a família, aprenda novas culturas, invista em seus hobbies e, acima de tudo, cuide da sua saúde. E no fim, manter a vida profissional em harmonia com a vida pessoal não será difícil.